Hoje, 24 de Setembro, Dia Nacional do Surdo, gostaria de fazer uma reflexão com enfoque na surdez súbita. A surdez súbita, é uma perda de audição repentina, na maioria dos casos, unilateral e predominante na população entre os 40 e 60 anos de idade. O mais importante perante uma situação de surdez súbita é consultar um otorrinolaringologista e iniciar o tratamento de forma a evitar que o problema se agrave e a perda auditiva se torne definitiva.

Na maioria das situações, os motivos da surdez súbita são indeterminados e inexplicáveis, pelo que este é um dos temas mais controversos e desafiantes para os médicos otorrinolaringologistas. Não há unanimidade quanto ao tratamento, sendo incontestável a medicação com corticoides ou por injecção trans-timpânica, mas há cada vez maiores evidências em como a Oxigenoterapia Hiperbárica tem beneficiado muitos doentes.

O uso habitual da Oxigenoterapia Hiperbárica ocorre como terapia de resgate (ou de último recurso), e há evidências em como melhora significativamente a audição inicial, no entanto, questiono: Se a Oxigenoterapia Hiperbárica é usada quando nenhuma das outras terapias tem sucesso, imagine-se o que seria usá-la de início como terapia complementar?!

A Oxigenoterapia Hiperbárica tem mostrado proporcionar um efeito adicional benéfico significativo quando usado em combinação com a terapia dita convencional à base de corticoides. Por este motivo, creio ser de se encorajar a utilização da Oxigenoterapia Hiperbárica, uma vez tem um papel importante na terapêutica desta patologia, também e essencialmente, como tratamento inicial (associado a outras terapêuticas).

Muitas das situações de pacientes que recebemos no Centro Hiperbárico de Cascais são situações cujo tempo de “maturidade” da surdez já é demasiado, muito perto do que se prevê como sendo o tempo possível para a recuperação de uma surdez súbita, que é cerca de 3 meses. Estou convicta de que, como em tudo na saúde, quão mais célere for o tratamento, maior a taxa de sucesso de recuperação da audição.

No Centro Hiperbárico de Cascais temos uma equipa altamente especializada, com competência em Medicina Hiperbárica dada pela Ordem dos Médicos e ampla experiência nas mais variadas aplicações deste tipo de tratamento. Somos testemunhas diariamente com os nossos pacientes que sofrem de surdez súbita, em como um tratamento precoce é muitas vezes factor essencial para o sucesso do mesmo.

A Oxigenoterapia Hiperbárica é portanto uma terapia a considerar no tratamento de doentes com Surdez súbita. Muita da qualidade de vida de vida de todos nós está dependente da audição e no Centro Hiperbárico de Cascais estimamos muito por ela!

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Mais no portal

Comportamento

Porque é que os humanos fazem sexo? Estudo descobre 237 razões

De acordo com os autores, os resultados refutaram muitos estereótipos de género.

Moda

11 formas de usar blazers com calças de ganga neste outono

Inspire-se nestes visuais de influencers.

Activa Brand Studio

Estes são os visuais de Catarina Gouveia perfeitos para estarmos em casa... e fora!

Nas Bancas

A ACTIVA de novembro, com Eunice Muñoz na capa, já nas bancas!

Uma edição especial, que dá a conhecer a história de vida e as histórias do teatro da atriz.

Lifestyle

Sim, é possível fazer uma granola na frigideira

Opte pela versão caseira deste pequeno almoço apreciado por muitos, sem ter de recorrer ao forno. Simples e mais que saboroso!

Lifestyle

A felicidade é já aqui!

Uma escapadinha em família a menos de 30 minutos de Lisboa

Comportamento

As palavras gregas para amor incluem 7 tipos que podemos experienciar

Saiba quais são e no que consiste cada um deles.

Moda

Sweaters e saias: a fórmula mais simples e elegante para os meses de outono/inverno

Inspire-se nesta combinação elegante de peças para o dia a dia.

Comportamento

Saiba o que gemer (ou não) durante o sexo diz sobre si

Porque será que algumas pessoas são mais barulhentas que outras? Descubra a explicação para esta e outras questões e saiba como pode alterar a sua 'performance'.

Mulheres Inspiradoras

Alemã cria anticoncecional masculino inovador

Que funciona através de ultrassom.

Comportamento

Traição emocional: o que é e como saber se está a acontecer no seu relacionamento

Uma especialista explica quando é que amizades com terceiros podem ser ameaçadoras para uma relação amorosa.

Saúde

Afinal, o descafeinado é ou não saudável?

Entenda o processo de eliminação da cafeína e o respetivo nível de segurança.