@evanevesdecarvalho

O Dia Mundial da Visão celebra-se este ano a 14 de outubro. E desta vez a efeméride levanta uma questão que nos deve merecer, a todos, atenção e uma justa reflexão: Cuidamos devidamente dos nossos olhos? O que fazemos, no dia a dia, para preservar a saúde da nossa visão?

A Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB) assinala o Dia Mundial da Visão, com o lançamento da campanha “Love Your Eyes” [Ame os seus Olhos], alertando para a necessidade e importância dos cuidados para a saúde da visão.

A campanha adverte para a relevância da realização de exames e consultas periódicas, de forma a prevenir e diagnosticar precocemente problemas da saúde da visão que podem ser facilmente geridos e evitar a deficiência visual e cegueira. Permita-me perguntar: quando foi a última vez que efetuou uma consulta de saúde da visão e examinou os seus olhos? Consegue lembrar-se?

Direcionada a cidadãos, mas também a profissionais dos cuidados para a saúde da visão, a campanha para assinalar o Dia Mundial da Visão de 2021 procura mobilizar. Traz consigo um compromisso que nos deve inspirar, a todos: propõe-se a que  pelo menos, mais de um milhão de pessoas se submeta a uma consulta e a aconselhar outros a fazê-lo, por forma a conhecer o estado da sua saúde da visão. «Faça uma promessa!», impulsione a iniciativa de cariz mundial.

Os optometristas portugueses realizam, todos os anos, mais de dois milhões de consultas para a saúde da visão e ainda assim a deficiência visual e cegueira representa o maior grupo de pessoas com deficiência em Portugal. É crítico consciencializar a população para a importância dos cuidados para a saúde da visão e assegurar que a visão saudável não continue a ‘cair em esquecimento’ na agenda política nacional e a ser um assunto desvalorizado no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Os cuidados primários para a saúde da visão devem constar das prioridades do Governo, a curto prazo! Tal como o Governo reconheceu na Assembleia-Geral da Organização Mundial de Saúde, o investimento em cuidados para a saúde da visão, retorna dez vezes mais para a sociedade em produtividade. Foi este o motivo pelo qual recentemente votou favoravelmente a resolução da Organização Mundial de Saúde e a resolução da Organização das Nações Unidas, para a implementação de cuidados para a saúde da visão, centrados nas pessoas de proximidade e qualidade.

Os desafios que temos pela frente estão claramente identificados desde há décadas. A inexistência de cuidados primários para a saúde da visão no SNS, as gigantescas e perversas listas de espera para consulta hospitalar da especialidade de oftalmologia no SNS, com uma força de trabalho mal planeada com exclusão dos optometristas, práticas ultrapassadas e uma total ausência de estratégia, são realidades contra as quais temos que nos insurgir.

Ainda assim, os cuidados primários para a Saúde da Visão não constam, aparentemente, das prioridades do Governo para os próximos anos. Nem no Plano de Recuperação e Resiliência nem nas Grandes Opções do Plano 2021-2025, tornados públicos pelo Executivo, é possível identificar propostas concretas para a resolução dos problemas da visão dos portugueses.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a deficiência visual e a cegueira evitável são realidades que impactam a vida de milhares de milhões de pessoas. O acompanhamento clínico atempado feito por um Optometrista é determinante no sentido de identificar precocemente possíveis condições oculares antes que evoluam para estados irreversíveis. Mais de 2 mil milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de deficiência visual ou cegueira, e pelo menos 1,1 mil milhões de pessoas vivem com deficiência visual e cegueira porque não têm acesso aos cuidados necessários para condições como miopia, glaucoma e catarata.

A campanha ‘#Love Your Eyes’ [Ame os seus Olhos] apresenta-se, assim, como o mais recente alerta global de consciencialização da população para que os cuidados para a saúde da visão sejam valorizados e reconhecidos como uma prioridade, por todos.

Neste novo alerta de consciencialização para a importância dos cuidados de saúde da visão, todos contamos. Comece hoje, e agora, a respeitar e a valorizar a saúde da sua visão.

Os textos nesta secção refletem a opinião pessoal dos autores. Não representam a ACTIVA nem espelham o seu posicionamento editorial.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Mais no portal

Comportamento

3 motivos para o sexo (por vezes) causar apego emocional

Eis a explicação de uma especialista, mestre em Sexologia.

Saúde

Os testes de ovulação valem mesmo a pena quando se tenta engravidar?

Esta é uma das formas de identificar o período fértil.

Beleza

O que há de novo na maquilhagem que vale a pena descobrir

Para os olhos, lábios e uma pele imaculada.

Celebridades

Ryan Reynolds afasta-se dos ecrãs

O ator anunciou uma pausa na carreira.

Beleza

Saiba como combater e prevenir a queda de cabelo sazonal

Um problema que é muito comum nesta altura do ano.

Beleza

7 passos para cuidar da pele antes de dormir

Uma rotina tão importante quanto a matinal.

Moda

4 peças em cabedal que são must-haves para o outono

E como usá-las.

Saúde

iMM-Laço Hub nasce como uma nova esperança na luta contra o cancro da mama

Com um laboratório focado na investigação em cancro da mama metastático e uma equipa especializada.

Moda

The Bra Stories: uma campanha pela luta contra o cancro da mama

Assinada pela C&A.

Moda

Andreia Dinis lança marca de roupa

Sugar n’Spice Concept é o novo projeto online da ariz.

Lifestyle

Neste hotel, a reserva de duas noites equivale à oferta da terceira

Aproveite uns dias relaxantes no campo.

Moda

À conversa com Diego Sebastian, criador da campanha 'Family Portraits' da Mango

Uma campanha não são apenas fotos bonitas dos produtos de uma marca. A mensagem é muito mais importante porque a forma como nos relacionamos com o mundo é essencialmente emocional. Daí ser curioso conversar com o homem que se esconde por detrás de uma das mais bem sucedidas campanhas da marca espanhola.