@nicolajgriffin

O Dia Mundial da Menopausa assinala-se anualmente a 18 de outubro. Uma data que serve para colocar o foco na saúde feminina e no diálogo entre pacientes e profissionais de saúde, sobre o acompanhamento médico nesta fase.

A INTIMINA aproveita a iniciativa, criada pela Sociedade Internacional da Menopausa e reconhecida oficialmente pela Organização Mundial da Saude, para partilhar dicas de duas especialistas, nomeadamente a ginecologista Shree Datta e a fisioterapeuta de pavimento pélvico Rachel Gelman, e ajudar a melhorar a qualidade de vida das mulheres após o fim da fase reprodutiva.

Acompanhamento Profissional

Caso não tenha a certeza de que está a passar pela menopausa, é importante procurar um médico. Existe uma maior dificuldade em diagnosticar mulheres que tomam métodos contracetivos hormonais, como a pílula, ou medicação abundante para a menstruação.

Vida Sexual Ativa

Mantenha um estilo de vida saudável, praticando atividades físicas, incluindo exercícios para fortalecer os músculos do pavimento pélvico. A Dra. Datta alerta para o facto de ser natural que a mulher perca força muscular pélvica e o desejo sexual à medida que envelhece.

Outras Mudanças

Também é possível que note uma alteração na função urinária, com episódios de incontinência e prolapsos da parede vaginal, que podem levar à sensação de peso na vagina. Por conseguinte, é crucial manter os músculos do pavimento pélvico fortes. Dispositivos como o Kegel Laselle ou o KegelSmart podem ajudar a tornar esses exercícios de uma forma melhor e mais eficaz. “Caso a mulher esteja numa fase de disfunção sexual, deve consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer exercício para o pavimento pélvico, para que se possa determinar quais exercícios específicos são mais apropriados”, sublinha Rachel Gelman.

Também pode ser útil ter atenção aos movimentos intestinais. Fazer força e esforço para defecar coloca muita pressão no pavimento pélvico e pode causar problemas, incluindo disfunção sexual. Ter um banco sob os pés enquanto evacua deixa-a numa posição semelhante à de um agachamento, que é a melhor para o pavimento pélvico.

Comunicação Aberta

Um sintoma comum da menopausa são as mudanças de humor, que diferem da depressão. Ainda assim, é aconselhável abordar o tema com o médico para receber o tratamento mais correto.

Na opinião da ginecologista Shree Datta, também “é importante que a mulher fale abertamente com o parceiro sobre a menopausa e as mudanças pelas quais irá passar, para que este possa entender as potenciais implicações deste processo biológico natural”. Numa fase inicial, pode ser desconfortável falar sobre o assunto, mas isto é indispensável para que a mulher se sinta apoiada. “Os homens não podem fazer nada se não estiverem cientes do problema, portanto, uma boa comunicação desde o início é essencial”.

Os textos nesta secção refletem a opinião pessoal dos autores. Não representam a ACTIVA nem espelham o seu posicionamento editorial.

Palavras-chave

Assine uma destas revistas e escolha um presente grátis. Estadas em hotéis, produtos de beleza e muitos outros. Aproveite. Assine aqui

Mais no portal

Beleza

Meio bob, meio pixie: eis o corte que promete fazer furor em 2022

Podemos estar num novo ano, mas o corte do momento veio direitinho da década de 1990.

Saúde

A importância deste suplemento para quem está grávida ou a tentar engravidar

Algo nem sempre receitado pelos médicos, mas que pode trazer inúmeros benefícios!

Moda

Truques de styling para usar calças largas com confiança

Uma tendência que, além de prática, é confortável e elegante.

Comportamento

Namoro online: 5 dicas para melhorar a experiência

Recomendados por uma terapeuta familiar.

BeYoga

BeYoga: Força e Determinação de Guerreiro

Desperte a guerreira que há em si, de uma forma vigorosa, activando toda a energia orgânica que flui em direção aos seus objetivos. Seja uma guerreira da paz e irradie firmeza para vencer todas as limitações. Sinta-se pronta para ultrapassar todos os obstáculos.

Lifestyle

Agora não é só loja: há brunch na Brigadeirando, no Lx Factory

E a marca tem algumas novidades à nossa espera.

Saúde

Vacina contra o cancro de pele testada com sucesso em ratos

Uma notícia que nos enche de esperança.

Comportamento

Esta é, provavelmente, a melhor dica para encontrar "o tal"

Um truque bastante simples e que é defendido por vários especialistas. Saiba do que se trata e mude a forma como olha para os relacionamentos.

Lifestyle

Estas duas dicas podem revolucionar a sua gestão financeira

E são bastante simples.

Saúde

Covid-19: Estudo explica a importância da terceira dose da vacina

Bem como das vacinas de mRNA.

Comportamento

3 motivos para o sexo (por vezes) causar apego emocional

Eis a explicação de uma especialista, mestre em Sexologia.

Beleza

4 hábitos aparentemente inofensivos que causam pontas espigadas

Saiba quais são e como pode proteger os fios.