@sweatysweetpotato

Um dos pilares da nossa saúde é a nossa alimentação. No Dia Mundial da Alimentação [celebrado a 16 de outubro] relembram-se os princípios de uma alimentação saudável – orientados pelo equilíbrio, pela variedade, mas também pela sustentabilidade – que fundamentam boas escolhas alimentares.

A Roda dos Alimentos, que já todos conhecemos (ou que pelo menos já ouvimos falar) é o guia que melhor nos ajuda a escolher e a combinar os alimentos que deverão fazer parte da nossa alimentação diária. Dela fazem parte 7 grupos de alimentos, uns maiores (que devemos consumir em maior quantidade) e outros mais pequenos (que devemos consumir em menor quantidade) e, ao centro, a água, cujas necessidades podem variar de 1,5 l a 3 l por dia.

Todos os grupos de alimentos são importantes, mas no Centro de Nutrição e Alimentação Mimosa temos uma maior estima pelo grupo dos laticínios. Não é por ser o maior, nem tão pouco o mais pequeno, é porque é o do leite, um alimento com uma extraordinária riqueza nutricional e benefícios para a saúde, que também é a matéria-prima de eleição das nossas soluções nutricionais. Para quem não sabe, o leite continua a fazer bem, com provas dadas em evidência científica e, sendo português, tem seguramente lugar numa dieta sustentável. É por tudo isso que o Dia Mundial da Alimentação também é um bom dia para se falar de leite.

Voltando à Roda, o leite faz parte do grupo dos laticínios, o qual está representado numa fatia que equivale a 18% do dia alimentar. Trocado por miúdos: é recomendado na dieta de crianças e adultos de todas as idades, na quantidade de uma a três porções diárias. É uma excelente opção ao pequeno-almoço e/ou aos lanches, juntamente com outros grupos de alimentos, como os cereais e a fruta. Mas também pode ser uma bebida desportiva, apresentando vários benefícios na recuperação física pós-exercício.

Leite – Benefícios para a saúde

A evidência científica aponta para um efeito neutro ou protetor do leite na saúde cardiovascular e diabetes, em adultos. Estudos em crianças e adolescentes sugerem que níveis de ingestão de cálcio ou de lacticínios mais elevados estão associados a uma melhor taxa de mineralização dos ossos – um trunfo para o futuro, já que um aumento de 10% no pico de massa óssea reduz em 50% o risco de uma fratura osteoporótica durante a vida adulta. Além disso, alguns estudos demonstram que o consumo de leite, mesmo o leite inteiro, não está relacionado com aumento de peso nas crianças, pelo contrário, parece estar relacionado com menor gordura corporal na infância.

É cada vez mais reconhecido que os efeitos do leite e dos produtos lácteos na saúde vão muito além dos benefícios individuais de cada um dos nutrientes que nos fornecem, sendo atribuídos à sua combinação única de nutrientes e fatores bioativos e à forma como interagem entre si, na matriz láctea.

A matriz láctea é complexa, sendo composta por água, proteínas de alto valor biológico (e péptidos ativos libertados durante a digestão das proteínas e/ou na fermentação de produtos lácteos), por lactose, por gordura láctea (uma gordura única e complexa, com cerca de 400 ácidos gordos diferentes), por diversos micronutrientes em boa quantidade, como riboflavina (vitamina B2), potássio, cálcio, fósforo, iodo e vitamina B12, entre outros.

Além de contribuir para a hidratação diária, o leite oferece uma boa relação entre nutrientes essenciais e calorias, o que faz dele um alimento de elevada densidade nutricional. E sabemos que uma alimentação rica em alimentos de elevada densidade nutricional é mais saudável, pois as calorias consumidas são ricas em nutrientes importantes para o funcionamento do organismo.

Não faltam razões para consumir leite

Com um histórico de consumo de milhares de anos, em pleno Dia Mundial da Alimentação de 2021, continuam a não faltar razões para consumir leite, desde logo pela sua extraordinária riqueza nutricional e benefícios para a saúde, acessível a todos e uma relação custo benefício ímpares. Com uma dimensão económica e social muito relevante para o país, o leite português tem seguramente lugar numa dieta sustentável, que é uma dieta culturalmente aceite, nutricionalmente adequada, acessível pela população, segura e economicamente justa, de acordo com a FAO.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Assine a ACTIVA e deixe-se inspirar com a oferta que preparámos a pensar em si. ASSINAR

Mais no portal

Beleza

Os motivos para o açúcar ser a kryptonite da pele

De acordo com um dermatologista.

Diz Quem Sabe

Como ter um Natal mais saudável (e ainda poupar algum dinheiro)

Beleza

Conheça o método de limpeza dupla da pele para remover impurezas e maquilhagem

Aqui, no que diz respeito a produtos de limpeza de pele, um é pouco, dois é bom e três é demais.

Saúde

Sente desejos por doces? Eis o que o seu corpo está a tentar dizer-lhe

Uma nutricionista explicam os vários motivos que levam o corpo a querer açúcar.

Comunidade Activa

Morreu Pedro Oliveira, um dos nossos

Ex-diretor da Exame Informática, era o atual diretor de parcerias e Novos Negócios e head of digital da Trust in News. Tinha 49 anos.

Moda

As novidades da Zara, Mango e H&M que aliam elegância e conforto

Não temos de sacrificar uma mais-valia pela outra.

Comportamento

"Ghosting": 5 motivos para alguém desaparecer de uma relação sem deixar rasto

O termo é usado para descrever um término repentino, sem explicações, e deriva da palavra "ghost", que significa fantasma em português.

Mulheres Inspiradoras

Optometrista Vera Carneiro é consultora do Programa da Visão da OMS

A portuguesa está a contribuir para a implementação das recentes recomendações e iniciativas da Organização Mundial de Saúde e Nações Unidas, relativas aos cuidados para a saúde da visão.

Moda

8 truques de moda que aprimoram o estilo pessoal

Ganhe confiança no seu estilo com estes conselhos de styling (e não só)

Saúde

Sabe quais as funções do estrogénio e da progesterona?

Entenda como estas hormonas a podem afetar.

Saúde

5 artigos de fitness que precisa de ter em casa - e que não ocupam espaço

Quer poupar no ginásio? Confira esta seleção.

Beleza

Será esta a solução para as borbulhas?

E pontos negros.