Corrigir e remodelar corpo é um desejo muito presente, que ganha força no final do verão
Foto Pexels/ Cottonbro studio

O verão é uma estação propícia ao relaxamento, aos excessos e ao descanso absoluto… por outro lado, parece que o tempo “estica” e permite que olhemos para nós e que ouçamos os apelos mais íntimos à mudança: dieta, exercício, desacelerar o ritmo, fazer melhor dali em diante. Assim sendo, quando o verão termina, fica a consciência do que seria bom corrigir ou melhorar para, no próximo tudo poder ser ainda melhor, mais consistente com o que queremos que nos defina.

As imagens que ficam na memória do corpo de verão levam ambos os sexos a procurar cirurgias de contorno corporal. A lipoaspiração assume um papel de destaque.

LIPOASPIRAÇÃO
Eliminar a gordura localizada do dorso e da parede anterior do abdómen é um objetivo quase universal. A lipoaspiração permite esculpir o corpo, resgatar a forma de outros tempos ou criar os contornos idealizados. Diminuir a percentagem de massa gorda é sempre benéfico e, frequentemente, funciona como um estímulo poderoso para uma efetiva mudança de hábitos que nos tornarão mais saudáveis.

A recuperação, durante o pós-operatório desta intervenção, que praticamente não tem cicatrizes (mas não deixa por isso de ser uma cirurgia) deve ser levada a sério. O uso de cinta compressiva, drenagem linfática, alívio da dor e do desconforto, assim como a limitação da atividade laboral são tópicos a ter em conta na preparação da cirurgia. Os resultados são gratificantes e impressionam.

ABDOMINOPLASTIA
A abdominoplastia faz parte de um léxico que entusiasma e assusta, mas desperta muita curiosidade. Eliminando a gordura em excesso, o que acontece à pele que fica vazia, sem conteúdo? A abdominoplastia remove esta pele que sobeja e não só! Permite também reparar a parede muscular do abdómen, corrigir eventuais hérnias que estejam presentes e melhorar a aparência do umbigo.

Recuperar a silhueta de antes da gravidez é um feito muito significativo na vida de inúmeras mulheres. São duas as cicatrizes da abdominoplastia: em redor do umbigo, que passa para uma nova posição e, mais abaixo, coberta pela roupa interior, a cicatriz maior, que resulta da remoção da pele. Associar a lipoaspiração à abdominoplastia é mandatório, pois só assim o resultado fica perfeito.

LIPOASPIRAÇÃO HD
A lipoaspiração HD ou lipoaspiração de alta definição também são procuradas. Esta técnica de lipoaspiração de elevada definição é a mais “precisa” e deve ser entendida como uma forma de aperfeiçoamento da escultura do corpo, deixando toda a musculatura da área que foi tratada (frequentemente o abdómen) em evidência. Quando o treino regular e uma dieta cuidada não conseguem ir mais além, esta técnica específica de lipoaspiração está indicada.

Esta não é uma intervenção para pessoas com excesso de peso, especificamente para aqueles com muita gordura intra-abdominal, com baixo tónus muscular e estilo de vida sedentário, uma vez que os resultados ficarão muito aquém do esperado. Vai, sim, ajudar quem já se encontra em boa forma física, com um peso próximo do peso ideal, saudável e com hábitos desportivos regulares a alcançar um corpo mais atlético, com os contornos dos músculos bem definidos e salientes.

É uma intervenção cirúrgica que se realiza sob anestesia local com sedação ou anestesia geral e, normalmente obriga a internamento de curta duração. Tal como qualquer lipoaspiração é mandatório o uso de cinta compressiva em média durante 60 dias e apoio da fisioterapia para uma recuperação célere e com boa evolução cicatricial.

Com o olhar posto no universo feminino, a cirurgia mamária e palpebral não podem ser esquecidas. É com frequência o verão que dita o momento do “basta! eu não quero estar assim”.

CIRURGIA MAMÁRIA
A redução mamária é uma conquista para quem tem a qualidade de vida ameaçada pelo volume e peso mamários em excesso. Intimidade, autoestima, prática desportiva, interação social e desempenho laboral ficam prejudicados. Assim, a mamoplastia de redução vai remover o tecido adiposo e glandular em excesso, bem como a pele redundante, tornando a mama mais pequena, mais leve e mais firme. As cicatrizes distribuem-se em redor da aréola, que fica também mais pequena e regular, seguindo depois verticalmente em direção ao sulco infra mamário. Assim, teremos a típica cicatriz em forma de âncora ou a sua versão mais simples, sem a componente horizontal, conforme as características da mama e a técnica utilizada.

Uma história de doença da mama em curso, massas ou nódulos mamários não esclarecidos, pós-parto e amamentação, doenças da cicatrização, obesidade grave, diabetes descompensada, patologia cardíaca e vascular grave são contraindicações para a cirurgia, assim como expectativas irreais no que respeita ao resultado cirúrgico ou ao compromisso necessário com o plano de recuperação pós-operatório.

O aumento mamário é indicado para mulheres que procuram harmonia, equilíbrio com o corpo e ajuste de proporções, pois o tórax ficou desprovido de volume na região mamária, ou tem um volume insuficiente para compensar a largura das ancas. Algumas têm uma hipoplasia mamária, isto é, a mama não se desenvolveu como esperado, outras mulheres estão desgostosas com as alterações involutivas da glândula mamária que sucedem à gravidez/ aleitamento materno ou que decorrem da perda de peso significativa. Outras ainda, tem um volume mamário considerado normal e que pretendem aumentar dimensões, aumentar a firmeza e alterar a forma.

É reconhecido, entre a comunidade científica, que o aumento do volume mamário está estreitamente associado à melhoria da autoimagem feminina, da autoestima e do desempenho pessoal e profissional, tendo um impacto psicológico positivo com diminuição dos níveis de ansiedade e depressão. A cirurgia é realizada sob anestesia local com sedação em regime de ambulatório. Normalmente são colocados implantes mamários de silicone, revestidos por camadas de silicone mais denso e menos elástico, com um conteúdo de gel coesivo de silicone que não extravasa em caso de rutura. Nalguns casos, é possível concretizar o aumento mamário com a própria gordura da mulher, quando há complacência suficiente da pele da mama e em simultâneo, há capital adiposo em abundância para o permitir.

CIRURGIA PALPEBRAL
Também a região periocular é alvo de atenção particular nesta altura. O excesso de pele é um impedimento para a maquilhagem, cuja qualidade se torna mais difícil de manter. As rugas e pregas que resultam da pele que sobeja, também impedem um bronzeado uniforme. Ao invés, surge um tom mais escuro mas listado, com traços brancos no lugar das tais rugas e pregas. A blefaroplastia, ou cirurgia das pálpebras é a abordagem mais completa no tratamento da flacidez cutânea palpebral e do excesso ou mau posicionamento da gordura periorbitária, sinais que acompanham o envelhecimento. Esta pequena cirurgia envolve a remoção do excesso de pele e, no caso da pálpebra inferior, trata também a laxidão palpebral.

As cicatrizes ficam camufladas nas pregas naturais da pele, no caso da pálpebra superior. No caso da pálpebra inferior a incisão pode ficar logo por baixo das pestanas. Em casos específicos, e somente no caso da pálpebra inferior, pode ser usada a via transconjuntival, que permite realizar o procedimento, sem que haja nenhum corte na pele da pálpebra. Com anestesia local apenas ou local e sedação, a cirurgia é realizada sem necessidade de internamento e a recuperação é inferior a duas semanas e não é dolorosa. As cicatrizes ficam camufladas nas pregas naturais da pele, ou seja, no caso da pálpebra superior a marca/cicatriz fica na prega que a pálpebra faz quando abrimos o olho e é praticamente impercetível.

Até à fase em que a cirurgia é a única solução para rejuvenescer o olhar, é necessário ter cuidado com o sol pelos danos que causa à pele, nomeadamente à pele sensível da pálpebra, abolir o tabaco e adotar estilos de vida saudáveis que ajudem no controlo do peso e na qualidade do sono, para evitar inchaços repetitivos das pálpebras.

Seja qual for a sua vontade, procure um especialista, discuta opções e tome decisões informadas.

Dra. Ana Silva Guerra
Especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética no Hospital CUF Descobertas e na Clínica CUF Alvalade

Os textos nesta secção refletem a opinião pessoal dos autores. Não representam a ACTIVA nem espelham o seu posicionamento editorial.

Palavras-chave

Mais no portal

Mais Notícias

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Inspirados na Revolução: 30 sugestões para celebrar o 25 de Abril

Inspirados na Revolução: 30 sugestões para celebrar o 25 de Abril

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Semana em destaque: Musk volta a gritar

Semana em destaque: Musk volta a gritar "Carro autónomo", mas poucos acreditam

Asus ROG Zephyrus G14 em teste: o ultraportátil para gamers

Asus ROG Zephyrus G14 em teste: o ultraportátil para gamers

Os melhores momentos da festa dos 50 anos da Victoria Beckam, que abandonou às cavalitas de David Bckham

Os melhores momentos da festa dos 50 anos da Victoria Beckam, que abandonou às cavalitas de David Bckham

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

Pestana aumentou remunerações médias em 12%. Lucros caíram 4%

Pestana aumentou remunerações médias em 12%. Lucros caíram 4%

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Liceu Pedro Nunes proíbe

Liceu Pedro Nunes proíbe "calções demasiado curtos" e "excessivo decote"

Equipe a casa no tom certo com aparelhos eficientes e sustentáveis

Equipe a casa no tom certo com aparelhos eficientes e sustentáveis

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Celebrar a Liberdade no imenso palco do Festival Dias da Dança

Celebrar a Liberdade no imenso palco do Festival Dias da Dança

Duas em cada cinco mulheres dizem que prescindiam de um ano de vida para alcançar o corpo ou a aparência ideal

Duas em cada cinco mulheres dizem que prescindiam de um ano de vida para alcançar o corpo ou a aparência ideal

Quando a cantiga foi uma arma

Quando a cantiga foi uma arma

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Baga Friends lançam-se no espumante

Baga Friends lançam-se no espumante

A gestão aos gestores

A gestão aos gestores

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

Zendaya surpreende com visual ousado

Zendaya surpreende com visual ousado

Antù: Um lugar aberto a várias artes no Porto

Antù: Um lugar aberto a várias artes no Porto

Quis Saber Quem Sou: Será que

Quis Saber Quem Sou: Será que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?"

Em “Cacau”: Lalá apanha Simone e Sal a roubá-la e é presa

Em “Cacau”: Lalá apanha Simone e Sal a roubá-la e é presa

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Caras conhecidas atentas a tendências

Caras conhecidas atentas a tendências

Tesla introduz novo Model 3 Performance

Tesla introduz novo Model 3 Performance

Nasceu a filha de Sofia Arruda

Nasceu a filha de Sofia Arruda

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Capitão Salgueiro Maia

Capitão Salgueiro Maia

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra "seis prioridades para próximos 60 dias"

Teste em vídeo ao Volkswagen ID.7 Pro

Teste em vídeo ao Volkswagen ID.7 Pro

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

João Abel Manta, artista em revolução

João Abel Manta, artista em revolução

Montenegro diz que

Montenegro diz que "foi claríssimo" sobre descida do IRS

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril, 50 anos

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Decoração: a liberdade também passa por aqui

Decoração: a liberdade também passa por aqui

Baixa procura leva Apple a reduzir produção dos Vision Pro

Baixa procura leva Apple a reduzir produção dos Vision Pro

Sérgio Duarte desiste do “Big Brother 2024” e explica os motivos

Sérgio Duarte desiste do “Big Brother 2024” e explica os motivos

Quatro romances dos quatro cantos do mundo

Quatro romances dos quatro cantos do mundo

Em “Cacau”: Tiago descobre onde está Cacau e agride Marco

Em “Cacau”: Tiago descobre onde está Cacau e agride Marco

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites