matemática.jpg

Getty Images/iStockphoto

A cena pode ouvir-se em qualquer escada de qualquer prédio com crianças: por todo o país há pais enervados, filhos cansados e trabalhos de casa que precisam de ser feitos. Mas, afinal, os TPC não são necessariamente um drama. Já que eles existem, qual a melhor maneira de os fazer? Pedimos ideias a professores, explicadores e pais de família, e ouvimos ainda a experiência de quem decidiu pôr-se no lugar dos filhos.

Perceba para que servem – Os trabalhos de casa existem acima de tudo para criar hábitos de trabalho e ensinar o aluno a estudar sozinho, coisa que não se aprende na escola. “O trabalho de casa deve ser pouco e resumir aquilo que foi dado na aula”, defende Flávia Freire, professora de Matemática e Ciências da Natureza ao 5.º e 6.º ano. “Se os alunos trabalharam bem numa aula, eu não lhes passo trabalhos. Mas se vejo que não estiveram com atenção, obrigo-os a esforçarem-se mais um pouco.”

Adeque o método a cada criança – “O que funciona com uma criança pode não funcionar com outra”, nota Flávia. “Eu tenho 3 filhos e a mais velha precisou de mais acompanhamento. Às vezes, basta a mãe estar perto para tirar uma dúvida pontual.” 

‘Despache’ os trabalhos assim que possível – Os trabalhos devem ser a primeira coisa a ser feita assim que se chega da escola, para eles terem tempo de fazer outras coisas. 

Ajude a concentração – “O estudo deve ser feito numa zona sem distrações”, aconselha Anabela Sousa, do Centro de Explicações Contra-Negas. “As crianças aprendem por repetição, treinando a concentração e a memória, e precisam de sossego para o fazer. Nós também tínhamos dificuldades. Mas eles têm muito mais distrações e estímulos. Por isso insisto em retirar telemóveis, fechar computador, apagar televisão.”

Ensine-os a estudar, torne o estudo efetivo, em vez de estarem a bezerrar para cima das páginas sem fixarem nada. “É fácil”, ensina Flávia Freire: “Peça-lhe para resumir em voz alta ou por escrito o que aprendeu, para se habituar a fixar a matéria.” 

 

Conseguimos ser pais-professores?

O maior conselho: seja um facilitador em vez de um opositor. “Um dos maiores problemas é o grau de exigência que impomos aos filhos”, nota Anabela Sousa. “Pais que foram bons alunos têm imensa dificuldade em ensinar os filhos, e os TPC passam a ser o terror que não são. Muitas vezes, os pais queixam-se de falta de tempo, mas não se trata disso: começam a enervar-se, passam para os trabalhos uma energia negativa, a criança começa a rejeitar aquela situação e bloqueia a capacidade de aprender.” Ou seja, se os TPC forem vistos como uma ameaça à sua autoestima, ele não vai aprender nada…

“Muitas vezes, o acompanhamento dos pais até era melhor que não existisse”, concorda Flávia Freire. Até porque a forma como o pai aprendeu já não se aplica. “Se o professor ensina de uma maneira e o pai de outra, o aluno fica bloqueado.” Então, o que é que eu posso fazer se aprendi de outra maneira, se me enervo ou não percebo nada de matemática? “Pode estar simplesmente ao pé dele, verificando se está a estudar”, aconselha Flávia. “Ou pedir-lhe a ele que o ensine… Não calcula a quantidade de filhos que ensinam os pais, e isso também é uma forma de aprenderem.” Pedir o apoio de um explicador pode ajudar muito. Mas numa coisa todos estão de acordo: fazer os trabalhos pelo filho é que não ajuda nada. “Mais vale o aluno levar a dúvida e expô-la ao professor no dia seguinte”, adianta Anabela. “E não apressem: estar um pai com uma criança já cansada ainda a dizer-lhe ‘anda lá que daqui a 10 minutos temos de ir jantar’ é contraproducente. Mais vale fazer só o que conseguir.” Até porque a ajuda contraria o objetivo do TPC: desenvolver a autonomia. 

“Tenho alunos a apresentarem-me trabalhos com letra de outra pessoa”, ri Flávia. Não fazer os trabalhos de vez em quando é um drama? “Para mim, não é mesmo. Quando eles são interessados, os TPC são apenas um reforço do trabalho feito na aula.” 

 

Defenda-se dos mini-manipuladores

Os pais devem orientar mas não devem ser uma ‘muleta’: “Podem estar ali apenas para ajudar pontualmente”, nota a professora Flávia. “O ideal dos TPC é criar uma rotina e hábitos de estudo que tornem os filhos cada vez mais independentes.” O que pode exigir algum esforço da parte dos… pais. “Comecei a enervar-me com o tempo que a minha filha demorava a fazer os trabalhos”, conta Ana Rita Matos, mãe da Luísa, 7 anos. “Eu sentava-me ao lado dela enquanto fazia os trabalhos e stressava porque ela só escrevia uma linha quando era suposto escrever 4 ou 5. Fui falar com a professora e disse-lhe que estava preocupada, porque a Luísa não conseguia estruturar mais que uma ideia. A professora estranhou e mostrou-me um texto de 10 linhas escrito por ela.” 

Ana Rita percebeu que tinha de tomar uma decisão. “Quando cheguei a casa, falei com ela, disse-lhe que a partir desse dia iria fazer os trabalhos sozinha, que eu ficaria na sala e estaria sempre pronta a ajudá-la, mas seria ela a fazer os TPC sozinha e com tempo limitado.” Porque é que tomou esta decisão? “Percebi que aquilo que a Luísa fazia comigo era manipulação pura e dura. Ela ‘encostava-se’ a mim para eu trabalhar com ela. O único problema é o tempo que ela tem para completar as tarefas. Mas paciência. Se não conseguir escrever 10 linhas, escreve 5. Outra coisa que comecei a fazer, quando vejo que ela está apática ou cansada, foi dar um passeio. Vai arejar, volta mais fresca e trabalha muito melhor.”

 

Quando os professores exageram

Afastar-se nem sempre funciona. ‘Os Trabalhos de Casa da Minha Filha Estão a Matar-me”, anunciou o jornalista americano Karl Greenfeld, na newsmagazine ‘The Atlantic’. 

Indignado com a quantidade de trabalhos que a filha de 13 anos trazia, Karl decidiu passar uma semana a fazer ele próprio os trabalhos dela. Concluiu que levava todos os dias mais de três horas de trabalho extra para casa. O método é original, a conclusão não tanto. Em Portugal, já o pediatra Mário Cordeiro e o psicólogo Eduardo Sá consideraram os TPC em excesso “uma agressão às crianças e aos seus direitos”.

O artigo de Greenfeld foi uma bomba nos EUA, e também fez pensar alguns pais portugueses. Foi o caso de Júlia B., tradutora, mãe da Beatriz, 12 anos, e do Miguel, 7, que se reviu no artigo americano. “Isto é um problema mundial: pensa-se que é preciso melhorar os resultados da escola com mais trabalho, mas vai haver um ponto em que vão reparar que isso não é a resposta, e já estamos nesse ponto. Se eu tenho um burro e lhe dou uma chibatada, ele anda mais depressa. Dou-lhe duas, e ele apressa-se. Mas se lhe der 100, mato o burro! Não é pondo crianças a trabalhar 12 horas por dia, coisa que aos adultos é proibida pelo Código de Trabalho, que vamos conseguir alguma coisa!”

O artigo da ‘Atlantic’ foi um espelho da experiência que a própria Júlia fizera há uns tempos com Beatriz. “Por um dia, resolvi fazer eu os TPC da minha filha. Demorei uma hora. Ora, se eu tenho mais 30 anos que a minha filha, uma licenciatura e um mestrado, demoro uma hora, quanto é que uma criança de 7 anos não demora?”

O dia a dia estava a tornar-se um drama: “O Miguel era pequenino e toda a família estava refém dos trabalhos da Beatriz! Percebo o enorme stresse a que os professores estão sujeitos: têm turmas sem fim e uma pressão brutal para cumprir programas incomportáveis. E não sou de maneira nenhuma contra os TPC. Tem é de haver limites.” 

O drama da Beatriz repetiu-se com o Miguel: “Um dia, enchi a paciência. Ele trazia mais de quatro páginas de exercícios e mais duas folhas para escrever. Então eu disse ‘Fazes as quatro páginas, e mais não fazes’. Escrevi na caderneta que achava uma quantidade de trabalhos excessiva, e sempre que se voltasse a repetir o excesso, eu voltaria a repetir a medida.” A cena passou-se depois de muitos encontros com a professora, em que ambas expunham civilizadamente os seus pontos de vista e nada mudava. “Tive o cuidado de pôr o Miguel fora daquilo: não lhe disse que ela era má professora, só disse que tínhamos um entendimento diferente da situação. E a professora diminuiu a quantidade de trabalhos, pela primeira vez em muitos anos.”

 

Ideias S.O.S.

– Ajude-o a organizar-se com um calendário de parede.

– Pode ‘estudar’ com ele: trabalhe nas suas coisas ao pé dele enquanto faz os TPC.

– É possível recrutar a ajuda de um avô? Estão mais disponíveis e enervam-se menos. – Evite os gritos: tente perceber onde ele tem mais dificuldades e encontrar ajuda efetiva: um irmão, um explicador… – Visite alguns sites úteis, como quadroegiz.com; fichasprimeirociclo.no.sapo.pt, omeuprofessor.com. 

– Habitue-o a fazer as tarefas mais difíceis primeiro. Ensine-o a não ter medo de errar. Faz parte do processo de aprender.

– Elogie e recompense: uma piza, uma ida ao cinema…

 

Quanto tempo os TPC devem demorar?

5-7 anos: 1 hora por semana

7-9 anos: 1,5 hora por semana

9-11: 30 minutos por dia

11-13: 45/90 minutos por dia

13-14: 1,5 hora por dia

14-16: 1,5 a 2,5 horas por dia

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

O que é o

O que é o "Slashing", a nova tendência do mercado de trabalho

O que os preços do petróleo dizem sobre o conflito no Médio Oriente?

O que os preços do petróleo dizem sobre o conflito no Médio Oriente?

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

Bruna Gomes e Bernardo Sousa brilham no casamento de Dânia Neto

Bruna Gomes e Bernardo Sousa brilham no casamento de Dânia Neto

40 empresas portuguesas marcam presença na 62ª edição do Salão do Móvel de Milão

40 empresas portuguesas marcam presença na 62ª edição do Salão do Móvel de Milão

Caras conhecidas atentas a tendências de moda

Caras conhecidas atentas a tendências de moda

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

JL 1396

JL 1396

Nicolas Floc’h levou as cores da água para dentro do MAAT

Nicolas Floc’h levou as cores da água para dentro do MAAT

VOLT Live: Atlante, o operador que quer ter a maior rede de carregamento rápido e ultrarrápido

VOLT Live: Atlante, o operador que quer ter a maior rede de carregamento rápido e ultrarrápido

PCP apresenta medidas para

PCP apresenta medidas para "inverter a degradação" do SNS

VISÃO Se7e: Celebrar Abril, em casa e na rua

VISÃO Se7e: Celebrar Abril, em casa e na rua

No tempo em que havia Censura

No tempo em que havia Censura

Extraterrestres podem ser roxos e não verdes

Extraterrestres podem ser roxos e não verdes

No primeiro dia de visita aos Países Baixos, Letizia surpreende com ombros nus e saia prateada

No primeiro dia de visita aos Países Baixos, Letizia surpreende com ombros nus e saia prateada

Exercício físico capaz de reduzir risco de doenças cardiovasculares através da diminuição dos sinais de stress no cérebro. Os resultados de um um grande novo estudo

Exercício físico capaz de reduzir risco de doenças cardiovasculares através da diminuição dos sinais de stress no cérebro. Os resultados de um um grande novo estudo

VOLT Live: reparação, atualização e segunda vida das baterias

VOLT Live: reparação, atualização e segunda vida das baterias

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

Molas de cabelo: 15 versões do acessório-estrela da estação

Molas de cabelo: 15 versões do acessório-estrela da estação

Empregos rotineiros aumentam risco de demência. O que diz um novo estudo

Empregos rotineiros aumentam risco de demência. O que diz um novo estudo

Cristina Ferreira vive momento inesquecível com João Monteiro no Brasil

Cristina Ferreira vive momento inesquecível com João Monteiro no Brasil

Tesla despede mais de 14 mil trabalhadores

Tesla despede mais de 14 mil trabalhadores

Exercício físico capaz de reduzir risco de doenças cardiovasculares através da diminuição dos sinais de stress no cérebro. Os resultados de um um grande novo estudo

Exercício físico capaz de reduzir risco de doenças cardiovasculares através da diminuição dos sinais de stress no cérebro. Os resultados de um um grande novo estudo

Quando a cantiga foi uma arma

Quando a cantiga foi uma arma

Descubra 6 pistas para ter no seu jardim os tecidos certos

Descubra 6 pistas para ter no seu jardim os tecidos certos

Os melhores momentos do casamento de Dânia Neto e Luís Matos Cunha

Os melhores momentos do casamento de Dânia Neto e Luís Matos Cunha

Dânia Neto usou três vestidos no casamento: os segredos e as imagens

Dânia Neto usou três vestidos no casamento: os segredos e as imagens

Príncipe William retoma a agenda oficial

Príncipe William retoma a agenda oficial

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Elvas, capital do Império onde o sol nunca se põe

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Elvas, capital do Império onde o sol nunca se põe

A reinvenção das imagens

A reinvenção das imagens

Consumo de queijo pode melhorar o foco, a atenção e até a capacidade de tomar decisões

Consumo de queijo pode melhorar o foco, a atenção e até a capacidade de tomar decisões

DS E-Tense Performance: Serão assim os superdesportivos do futuro?

DS E-Tense Performance: Serão assim os superdesportivos do futuro?

25 de Abril contado em livros

25 de Abril contado em livros

Montenegro diz que

Montenegro diz que "foi claríssimo" sobre descida do IRS

Fed e BCE em direções opostas?

Fed e BCE em direções opostas?

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

As escolhas de guarda-roupa de Letizia e Máxima durante a visita do reis de Espanha aos Países Baixos

As escolhas de guarda-roupa de Letizia e Máxima durante a visita do reis de Espanha aos Países Baixos

Rir é com ela!

Rir é com ela!

Meta anuncia novo assistente de Inteligência Artificial com modelo Llama 3

Meta anuncia novo assistente de Inteligência Artificial com modelo Llama 3

Princesa Amalia elege sofisticado

Princesa Amalia elege sofisticado "look" no adeus aos reis de Espanha

Torel Palace em Lisboa: Um hotel perto do céu

Torel Palace em Lisboa: Um hotel perto do céu

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites