Bebés doentes à noite.jpg
Quem tem filhos já sabe que as preocupações sobem de nível à noite quando eles adoecem. Parece que mal põem a cabeça na almofada, quando nós estamos preparados para desacelerar um pouco, os sintomas pioram. Calma, eles não o fazem de propósito, é mesmo assim, há certas maleitas cujos sintomas ficam mais exacerbados durante o período noturno. Hugo Rodrigues, pediatra do Hospital de Viana do Castelo e autor do livro ‘Pediatra para Todos’, da Verso de Kapa, explica-nos por que isso acontece e o que podemos fazer para lhes tornar as noites mais serenas.

FEBRE
Por que é pior à noite: Se se der ao trabalho de tirar a temperatura ao longo do dia, vai verificar que esta varia e sobe um pouco ao fim da tarde e à noite. A razão disso acontecer tem a ver com o arrefecimento noturno e o facto de o nosso organismo tentar compensar essa descida de temperatura exterior, ‘aquecendo’ um pouco. Ora, se tivermos febre é de esperar também que à noite esta seja mais elevada porque naturalmente a nossa temperatura corporal também é mais elevada à noite. “Até é normal que ao fim de 3-4 dias de febre esta voltar no final do quarto dia só à noite e depois não voltar mais, por isso mesmo, porque a temperatura normal sobe sempre um bocadinho à noite”, revela Hugo Rodrigues.

O que os pais podem fazer: “Lá porque a febre é mais alta à noite não quer dizer obrigatoriamente que a situação é mais grave. Os pais têm de ser alertados que a temperatura normalmente sobe à noite e que vai ter intervalos mais curtos, por isso devem evitar o sobreaquecimento. Não é para apanharem frio, mas não se deve abafar os meninos porque isso aumenta a temperatura e as manifestações da febre”, aconselha o pediatra.
Não dê medicamentos como prevenção, só se tiver sintomas. “Se estiver com febre mas está a dormir, se calhar não vale a pena acordá-lo para lhe dar o medicamento, é sinal que está confortável. E a temperatura não sobe indefinidamente se não lhe dermos medicação.”
No primeiro ano de vida, quando a temperatura é retal, só acima dos 38 graus é que se deve dar um antipirético. Para os mais velhos, pode medicar se a temperatura axilar estiver acima dos 37,5ºC e sobretudo se eles estiverem muito diferentes do habitual, mais murchinhos.
Além de medicar, pode arranjar uma toalha humedecida com água à temperatura ambiente para arrefecer o corpo, “mas só vale a pena fazer isso quando as crianças estão na fase natural de descida de temperatura, porque na fase da subida o organismo está a tentar conservar calor (quando tremem, têm os lábios roxos ficam com as mãos geladas). Por isso, se nós forçarmos a baixa de temperatura, estamos apenas a aumentar o desconforto. Só vale a pena quando a febre já está a descer, quando estão vermelhos, transpirados e quentes, é quando o organismo está a libertar calor para o exterior e nós vamos acelerar aquilo que o organismo está a fazer naturalmente”, explica Hugo Rodrigues.

Efeitos não imediatos:
Não espere que os antipiréticos façam efeito instantaneamente, na maior parte das vezes, quer o xarope quer o supositório, demora cerca de 30min a 1h a fazer efeito e só desce cerca de 1-1,5ºC. “É importante também que os pais saibam que a temperatura pode subir mais um pouco antes de começar a descer. Uma criança que tenha 38ºC, por exemplo, e que tome medicação pode, passado uma hora, ter 39 graus. A temperatura poderá ter subido entretanto e ter chegado aos 40ºC e com o efeito da medicação ter descido até
aos 39ºC. E os pais pensam que afinal o medicamento não fez efeito nenhum.”

DORES NOS OUVIDOS
Por que é pior à noite: “Tem a ver com a almofada e com a posição em que se apoia a cabeça, que aumenta a temperatura no ouvido. Se estiver inflamado, o calor vai aumentar a circulação do sangue e a produção das substâncias que provocam dor. Por isso é que as crianças se queixam mais”, diz o pediatra.

O que os pais podem fazer: Neste caso não há muito a fazer, tem mesmo de dar a medicação para as dores e tratar da causa. Como tem a ver com o calor localizado a prevenção torna-se difícil.

ASMA OU ALERGIAS RESPIRATÓRIAS
Por que é pior à noite: A principal causa de alergias é o pó e os ácaros e estes acumulam-se na roupa da cama, por isso os sintomas são mais frequentes à noite. A descida noturna da temperatura também pode favorecer a dificuldade respiratória numa criança asmática.

O que os pais podem fazer: Retirar peluches e todas as tralhas do quarto, usar lençóis de algodão – evitar os de flanelas ou térmicos que acumulam mais pó – , embora haja um limite para o que pode limpar…. pó existe sempre, mesmo que se tenha muito cuidado. “Nos meninos que são asmáticos e que andam já a chocar uma crise, provavelmente será boa ideia reforçar a medicação preventiva”, aconselha o pediatra.


TOSSE SECA OU COM EXPETORAÇÃO
Por que é pior à noite: “A maior parte das vezes as crianças tossem porque têm secreções no nariz e quando estão deitadas estas escorregam para trás e acabam por se acumular nas vias respiratórias, o que faz com que tussam para as limpar.”

O que os pais podem fazer: Elevar a cabeceira da cama, lavar bem o nariz com soro fisiológico ou com água do mar e aspirar antes de dormir. “Há que lembrar que os bebés pequeninos e as crianças que usam chupeta durante a noite só respiram pelo nariz. Quando têm secreções, que podem não ser visíveis e não saírem, acumulam-se na parte posterior e andam ali para cima e para baixo até fazerem depois barulho ao respirar. Por isso, lavar bem o nariz antes de ir dormir é muito importante”, lembra este especialista em saúde infantil.


NARIZ ENTUPIDO
Por que é pior à noite: A posição horizontal não é muito ‘amiga’ de nariz entupido porque as secreções não ‘descem’ e fica mais difícil respirar.

O que os pais podem fazer: Dê-lhes muitos líquidos durante o dia, para hidratar. Antes de deitar lave o nariz com soro ou água do mar para fluidificar o muco. Use o aspirador nasal se forem muito pequeninos e não conseguirem assoar-se sozinhos. Eleve ainda a cabeceira da cama com uma almofada ou uma manta que não use, um livro…


COMICHÃO
Por que é pior à noite: Acontece o mesmo que com as dores de ouvidos, o calor agrava a inflamação, aumenta a circulação de sangue e a produção das substâncias inflamatórias e uma das manifestações é a comichão.

O que os pais podem fazer: Se a criança tiver eczema, os pais podem massajar com um creme indicado. Aconselhe-se com o pediatra “porque se a criança for muito alérgica e tiver a pele muito fragilizada até os produtos à base de aveia podem agravar o quadro. O ideal é reforçar a dose do anti-histamínico e até há medicamentos que só se dá uma vez por dia – geralmente antes de ir dormir – para terem um pico de ação durante a noite e diminuir o desconforto e a inflamação.”


VÓMITOS
Por que é pior à noite: Não é pior, parece pior porque os pais estão mais cansados e ter de mudar pijama, de lençóis, e às vezes lavar o chão a meio da noite parece uma tarefa hercúlea. “Os vómitos pioram com a alimentação, não por ser noite. Exceto em situações muito raras que têm causa cerebral, como uma meningite ou um tumor que pioram com a posição deitada. Agora se for a situação mais comum, como as gastroenterites ou as situações víricas do estômago e intestinos, estas geralmente pioram com a alimentação” assegura Hugo Rodrigues.

O que os pais podem fazer: Os conselhos mais importantes são: hidratar bem, com soros de hidratação oral à venda nas farmácias que repõem os iões, minerais e o açúcar necessário de uma forma equilibrada. “Dê de forma faseada, uma colher de chá de 5 em 5 ou 10 em 10 minutos. Além disso é muito importante respeitar o menor apetite das crianças porque se forçar elas vão acabar por vomitar ainda mais. À noite, penso que este conselho é ainda mais importante, porque com a posição de deitado é mais fácil que um estômago cheio deixe ‘escapar’ algum do seu conteúdo.”

KIT DE PRIMEIROS SOCORROS:
Para a febre:
• O paracetamol e o ibuprofeno, seja em xarope ou supositório. É indiferente, os dois são eficazes. Se tiver vómitos é melhor o supositório, se tiver diarreia é melhor o xarope, por exemplo.
• Um anti- -histamínico, porque serve para a comichão, para picadas de insetos e para secar um bocadinho as secreções do nariz.

Para o nariz entupido:
• Água do mar, soro fisiológico e um aspirador nasal.

Na sua despensa:
• Água, soros de hidratação oral, cenouras, maçãs e peras para cozer, frango para canja, arroz branco.

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

No tempo em que havia Censura

No tempo em que havia Censura

No Porto, interiores com identidade clássica e conforto intemporal

No Porto, interiores com identidade clássica e conforto intemporal

VOLT Live: reparação, atualização e segunda vida das baterias

VOLT Live: reparação, atualização e segunda vida das baterias

Desfile de joias e elegância no jantar de gala oferecido pelos reis dos Países Baixos em honra dos reis de Espanha

Desfile de joias e elegância no jantar de gala oferecido pelos reis dos Países Baixos em honra dos reis de Espanha

Tesla despede mais de 14 mil trabalhadores

Tesla despede mais de 14 mil trabalhadores

Descubra 6 pistas para ter no seu jardim os tecidos certos

Descubra 6 pistas para ter no seu jardim os tecidos certos

Empregos rotineiros aumentam risco de demência. O que diz um novo estudo

Empregos rotineiros aumentam risco de demência. O que diz um novo estudo

A VISÃO Se7e desta semana - edição 1624

A VISÃO Se7e desta semana - edição 1624

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

Sony Bravia traz o cinema para casa com novos televisores e barras de som

Sony Bravia traz o cinema para casa com novos televisores e barras de som

Recorde alguns dos melhores 'looks' de Anya Taylor-Joy

Recorde alguns dos melhores 'looks' de Anya Taylor-Joy

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril, 50 anos

Celebridades vestem-se a rigor para o desfile pré-outono 2024 da Dior, em Nova Iorque

Celebridades vestem-se a rigor para o desfile pré-outono 2024 da Dior, em Nova Iorque

Montenegro diz que

Montenegro diz que "foi claríssimo" sobre descida do IRS

Há novas imagens do casamento de Dânia Neto com Luís Matos Cunha

Há novas imagens do casamento de Dânia Neto com Luís Matos Cunha

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Limpeza de faixas permite manter abastecimento de energia sem falhas

Limpeza de faixas permite manter abastecimento de energia sem falhas

Tuberculose nas crianças: As recomendações da DGS para um diagnóstico atempado

Tuberculose nas crianças: As recomendações da DGS para um diagnóstico atempado

Bougain: Um ano a reavivar a História em Cascais

Bougain: Um ano a reavivar a História em Cascais

Capitão Salgueiro Maia

Capitão Salgueiro Maia

Novo estudo explica relação especial entre os homens e os cães

Novo estudo explica relação especial entre os homens e os cães

50 anos do 25 de Abril: 14 livros com vista para a liberdade

50 anos do 25 de Abril: 14 livros com vista para a liberdade

Conta-me como foi o 25 de abril

Conta-me como foi o 25 de abril

Portugal visto pelos estrangeiros

Portugal visto pelos estrangeiros

Na Culturgest, Tiago Rodrigues conta-nos histórias de quem presta ajuda humanitária na guerra

Na Culturgest, Tiago Rodrigues conta-nos histórias de quem presta ajuda humanitária na guerra

VISÃO Júnior de abril de 2024

VISÃO Júnior de abril de 2024

As Revoluções Francesas na VISÃO História

As Revoluções Francesas na VISÃO História

A tua VISÃO Júnior de abril vale um bilhete para a Jumpyard!

A tua VISÃO Júnior de abril vale um bilhete para a Jumpyard!

Lá fora, a vida a acontecer

Lá fora, a vida a acontecer

Em “Senhora do Mar”: Judite conhece Manuel e denuncia farsa de Joana

Em “Senhora do Mar”: Judite conhece Manuel e denuncia farsa de Joana

Eugenie, a princesa britânica que passa parte do ano na Costa Alentejana

Eugenie, a princesa britânica que passa parte do ano na Costa Alentejana

Famosos reúnem-se na antestreia do filme

Famosos reúnem-se na antestreia do filme "Revolução (Sem) Sangue"

Relógio Maxcom FW67 Titan Pro em teste: Resistência a preço acessível

Relógio Maxcom FW67 Titan Pro em teste: Resistência a preço acessível

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Caras conhecidas atentas a tendências de moda

Caras conhecidas atentas a tendências de moda

ULS precisam de meios para contratar psicólogos face à

ULS precisam de meios para contratar psicólogos face à "enorme carência"

O que os preços do petróleo dizem sobre o conflito no Médio Oriente?

O que os preços do petróleo dizem sobre o conflito no Médio Oriente?

Cristina Ferreira vive momento inesquecível com João Monteiro no Brasil

Cristina Ferreira vive momento inesquecível com João Monteiro no Brasil

Inspirados na Revolução: 30 sugestões para celebrar o 25 de Abril

Inspirados na Revolução: 30 sugestões para celebrar o 25 de Abril

JL 1396

JL 1396

Molas de cabelo: 15 versões do acessório-estrela da estação

Molas de cabelo: 15 versões do acessório-estrela da estação

É o fim do mundo dos escritórios como o conhecemos, mas está tudo bem!

É o fim do mundo dos escritórios como o conhecemos, mas está tudo bem!

Como deve escolher bem o seu próximo powerbank?

Como deve escolher bem o seu próximo powerbank?

Tesla introduz Model Y Long Range Tração traseira em Portugal

Tesla introduz Model Y Long Range Tração traseira em Portugal

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites