@martasyrko

A pandemia afetou todas as áreas da nossa vida, incluindo a sexualidade. Prova disso é que, segundo a presidente da Sociedade Portuguesa de Sexologia, têm aumentado muito as consultas e pedidos de ajuda. Por conseguinte, em conjunto com a Ordem dos Psicólogos e a Associação de Planeamento Familiar, foi elaborado um documento com desafios e recomendações.

Embora a COVID-19 não seja considerada uma infecção sexualmente transmissível, sabe-se que as actividades sexuais, particularmente quando com múltiplos ocasionais, podem aumentar o risco de transmissão do SARSCoV-2. Para além disso, as circunstâncias da pandemia podem colocar um conjunto diverso de obstáculos à sexualidade, para todas as pessoas, quer tenham ou não um parceiro.

O medo de ser contagiado; o sentimento de culpa por poder contagiar a outra pessoa; o stress e o cansaço; as formas diferentes de lidar com ansiedade e com as medidas de protecção; a ansiedade e as preocupações financeiras podem interferir com as relações emocionais, a intimidade entre pessoas, a actividade sexual e a sexualidade individual, afectando a tanto a saúde física como a psicológica.

Os Desafios

Perante as medidas de protecção da saúde impostas pela pandemia, é natural questionarmo-nos se as relações e actividades sexuais são seguras. A vivência da sexualidade comporta alguns desafios específicos no momento extraordinário que vivemos:

  • Limitações ao contacto físico/contacto íntimo. Não sendo considerada uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), pois não existem evidências científicas claras acerca do contágio através do esperma ou fluídos vaginais, a COVID-19 pode, no entanto, ser transmitida através das relações sexuais pelo contacto físico entre pessoas.
  • Medidas de prevenção do contágio e protecção da saúde. A etiqueta respiratória, higiene e desinfecção frequentes das mãos, utilização de máscara e distanciamento social, entre outras diretrizes, contrariam o desejo de proximidade e podem, por isso, ter um impacto significativo sobre a intimidade e a sexualidade.
  • Factores de stress. Os factores de stress aumentaram durante a pandemia – entre eles, o medo de ser infectado, as transformações familiares, o teletrabalho, a instabilidade financeira, a reorganização das dinâmicas sociais, lutos, violência doméstica, dificuldades e problemas de saúde psicológica. Todos eles podem comprometer o desejo e a capacidade de desfrutar da sexualidade.
  • Diferenças individuais. A sexualidade é vivida de forma diferente por diferentes pessoas e ao longo do tempo. É importante reconhecer que o actual momento pode ter diferentes impactos, podendo traduzir-se, por exemplo, no aumento ou na diminuição do desejo sexual.

As Recomendações

A sexualidade desempenha um papel essencial na nossa saúde física e psicológica, no nosso bem-estar e satisfação com a vida. Desfrutar de uma sexualidade saudável, segura e satisfatória é possível, mesmo em tempos de pandemia. Para isso, em primeiro lugar, é preciso compreender como podemos gerir o risco de transmissão do novo coronavírus, de modo a poder tomar decisões informadas, que ponderem o risco.

Gestão do risco e consentimento mútuo

Diferentes práticas sexuais estão associadas a diferentes níveis de risco. Por exemplo, a abstinência sexual tem um nível baixo de risco de infecção, mas pode ser uma prática pouco exequível para muitas pessoas. Da mesma forma, a masturbação e a sexualidade digital têm um baixo nível de risco físico (mas é necessário estar atento a outro tipo de riscos – como os da cibersegurança ou os abusos digitais). Já as relações sexuais com pessoas coabitantes têm um nível de risco mais alto e as relações sexuais com pessoas não coabitantes, ainda mais elevado.

Desta forma, quando decidimos ter relações sexuais ou outras práticas sexuais é importante pensarmos sobre a nossa aceitação individual do risco: que comportamentos de protecção tenho seguido? Que risco de ser infectado e desenvolver sintomas de COVID-19 estou disposta/o a correr? Qual é o meu grau de conforto perante determinadas situações/riscos? Quão correctamente consigo cumprir procedimentos de segurança e protecção de forma a minimizar o risco?

Mas também, se quisermos partilhar a experiência sexual com outra(s) pessoa(s), considerar a percepção e aceitação conjunta do risco: a outra pessoa está confortável com os meus comportamentos de exposição ao risco? Aceitamos o mesmo nível de risco de infecção?

A partir do momento em que as pessoas estão alinhadas na percepção e aceitação do risco podem começar a ponderar outros aspectos importantes a negociar, como o consentimento mútuo. Comunicar sobre o número de parceiras/os e os comportamentos de risco dessas pessoas é importante para o consentimento mútuo. É igualmente importante esclarecer que, caso um elemento teste positivo para a COVID-19 deve informar o/a/os/as restantes.

Caso as pessoas não estejam 100% alinhados no que à percepção e aceitação do risco diz respeito, várias hipóteses são possíveis:

  • A(s) pessoa(s) confortável(eis) em aceitar um nível de risco mais elevado pode(m) aceitar modificar o seu comportamento e protocolo de segurança para se adequar ao nível de conforto da(s) pessoa(s) com tolerância mais baixa de risco.
  • A(s) pessoa(s) com nível de tolerância de risco mais reduzida pode(m) aceitar os comportamentos de maior risco da outra pessoa, podendo mudar o próprio comportamento para um nível igual, continuar a fazer exactamente o mesmo que fazia(m) antes ou tomar ainda mais precauções para salvaguardar o maior risco que o comportamento da outra pessoa acarreta.
  • As pessoas podem comprometer-se com uma situação de compromisso negociado/ meio-termo.
  • Podem chegar à conclusão de que os níveis de risco são incompatíveis e que não querem modificar a forma individual como agem.

Reinventar a sexualidade

  • Explorar a sexualidade de formas alternativas. Há muitas formas diferentes de viver a sexualidade e a sexualidade é vivida de forma diferente, ao longo do tempo, pela mesma pessoa. As experiências sexuais são resultado da interacção complexa de estímulos físicos, visuais, auditivos e psicológicos que não requerem, necessariamente, contacto físico. Encontros virtuais, partilhar música ou escrever cartas são exemplos de experiências que podem estimular a intimidade.
  • Aproveitar oportunidades para conhecer e compreender melhor o funcionamento do corpo, (re)descobrindo novas formas de ter prazer (sozinho ou acompanhado).
  • Criar novos hábitos como jogos sexuais, partilhar fantasias, procurar estímulos sexuais que funcionem à distância. Experiências como o sexting (enviar mensagens de cariz sexual), partilha de fotografias e/ou vídeos pode enriquecer a vida sexual e estimular a imaginação/fantasias.
  • Aprender mais sobre sexualidade. Ler livros ou ver documentários sobre sexualidade. Descobrir preferências e fantasias, ampliando o auto-conhecimento.

Cuidar da intimidade e da sexualidade

  • Conversar abertamente sobre o tema. A expressão dos sentimentos e a comunicação acerca da sexualidade contribui para o aumento da satisfação sexual. É importante falar abertamente sobre as necessidades, desagrados e receios, procurando soluções em conjunto, quer para os constrangimentos criados pela situação, quer no caso de infecção de um dos parceiros/as.
  • Investir na intimidade. Criar oportunidades que permitam proximidade, partilhar momentos de bem-estar, oferecer apoio emocional/tolerância/paciência à outra pessoa. Os casais com filhos em casa devem criar um espaço para si, por exemplo, deitando as crianças na cama num horário específico que lhes permita usufruir da companhia um do outro.
  • Aceitar possíveis dificuldades. É natural que a pandemia tenha repercussões negativas na sua vida sexual. Dificuldades como a ausência de desejo ou excitação, por exemplo, são naturais, expectáveis e transitórias. É preciso aceitar estas dificuldades e recusar sentimentos de culpa se elas surgirem.
  • Manter o autocuidado. Cuidar de nós é essencial para a nossa Saúde Física e Psicológica e também para a nossa Saúde Sexual.
  • Procurar ajuda. Se sente que precisa de ajuda ou aconselhamento, procure ajuda – um  psicólogo pode ajudar.

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Revelado o destino de lua-de-mel de Dânia Neto

Revelado o destino de lua-de-mel de Dânia Neto

"O Rapto": O Papa, rei e raptor, numa interpretação fabulosa de Paolo Pierobon

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

25 de Abril contado em livros

25 de Abril contado em livros

É o fim do mundo dos escritórios como o conhecemos, mas está tudo bem!

É o fim do mundo dos escritórios como o conhecemos, mas está tudo bem!

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Inês Degener Tomaz partilha fotos em família

Inês Degener Tomaz partilha fotos em família

No primeiro dia de visita aos Países Baixos, Letizia surpreende com ombros nus e saia prateada

No primeiro dia de visita aos Países Baixos, Letizia surpreende com ombros nus e saia prateada

No tempo em que havia Censura

No tempo em que havia Censura

Há séculos que não se assistia a nada assim: biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos este ano

Há séculos que não se assistia a nada assim: biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos este ano

O que é o

O que é o "Slashing", a nova tendência do mercado de trabalho

Exercício físico capaz de reduzir risco de doenças cardiovasculares através da diminuição dos sinais de stress no cérebro. Os resultados de um um grande novo estudo

Exercício físico capaz de reduzir risco de doenças cardiovasculares através da diminuição dos sinais de stress no cérebro. Os resultados de um um grande novo estudo

Casa da Companhia: um hotel de charme com raízes históricas

Casa da Companhia: um hotel de charme com raízes históricas

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Empregos rotineiros aumentam risco de demência. O que diz um novo estudo

Empregos rotineiros aumentam risco de demência. O que diz um novo estudo

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Em “Cacau”: Marco e Cacau assumem o namoro a dias de serem pais

Em “Cacau”: Marco e Cacau assumem o namoro a dias de serem pais

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

VOLT Live: Atlante, o operador que quer ter a maior rede de carregamento rápido e ultrarrápido

VOLT Live: Atlante, o operador que quer ter a maior rede de carregamento rápido e ultrarrápido

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Elvas, capital do Império onde o sol nunca se põe

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Elvas, capital do Império onde o sol nunca se põe

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

VISÃO Se7e: Celebrar Abril, em casa e na rua

VISÃO Se7e: Celebrar Abril, em casa e na rua

DS E-Tense Performance: Serão assim os superdesportivos do futuro?

DS E-Tense Performance: Serão assim os superdesportivos do futuro?

40 empresas portuguesas marcam presença na 62ª edição do Salão do Móvel de Milão

40 empresas portuguesas marcam presença na 62ª edição do Salão do Móvel de Milão

Extraterrestres podem ser roxos e não verdes

Extraterrestres podem ser roxos e não verdes

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

Recorde alguns dos melhores 'looks' de Anya Taylor-Joy

Recorde alguns dos melhores 'looks' de Anya Taylor-Joy

“Juntos temos mais impacto”: conversa com Paz Braga

“Juntos temos mais impacto”: conversa com Paz Braga

O que os preços do petróleo dizem sobre o conflito no Médio Oriente?

O que os preços do petróleo dizem sobre o conflito no Médio Oriente?

Teste em vídeo ao Volkswagen ID.7 Pro

Teste em vídeo ao Volkswagen ID.7 Pro

Bougain: Um ano a reavivar a História em Cascais

Bougain: Um ano a reavivar a História em Cascais

Na CARAS desta semana, o casamento de sonho de Dânia Neto e Luís Matos Cunha

Na CARAS desta semana, o casamento de sonho de Dânia Neto e Luís Matos Cunha

Molas de cabelo: 15 versões do acessório-estrela da estação

Molas de cabelo: 15 versões do acessório-estrela da estação

Nicolas Floc’h levou as cores da água para dentro do MAAT

Nicolas Floc’h levou as cores da água para dentro do MAAT

VOLT Live: Atlante, o operador que quer ter a maior rede de carregamento rápido e ultrarrápido

VOLT Live: Atlante, o operador que quer ter a maior rede de carregamento rápido e ultrarrápido

Ministério convoca sindicatos médicos para primeira reunião negocial na sexta-feira

Ministério convoca sindicatos médicos para primeira reunião negocial na sexta-feira

As escolhas de guarda-roupa de Letizia e Máxima durante a visita do reis de Espanha aos Países Baixos

As escolhas de guarda-roupa de Letizia e Máxima durante a visita do reis de Espanha aos Países Baixos

A reinvenção das imagens

A reinvenção das imagens

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Filipe I de Portugal, por fim

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Filipe I de Portugal, por fim

Cristina Ferreira vive momento inesquecível com João Monteiro no Brasil

Cristina Ferreira vive momento inesquecível com João Monteiro no Brasil

Quando a cantiga foi uma arma

Quando a cantiga foi uma arma

Teste em vídeo ao Volkswagen ID.7 Pro

Teste em vídeo ao Volkswagen ID.7 Pro

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril, 50 anos

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites