Getty

Leonardo é uma criança risonha e sociável de ano e meio e nada faria pensar que, quando os pais pararam o carro para dar boleia a um amigo, o nível de decibéis se tornaria quase insuportável. Problema: o amigo barbudo para ‘ajudar’ à festa entrou no carro e sentou-se ao lado da sua cadeirinha. Foi o suficiente para provocar uma tal crise de choro e berros ensurdecedores que fez com que houvesse uma rápida troca de lugares 50 metros mais à frente. Estranho? Nada, a reação do pequeno Leonardo foi absolutamente normal, afinal aquele barbudo não lhe era nada familiar e o medo de estranhos é típico desta idade.

Medo de quê
Esta emoção faz parte da nossa natureza, é ela que ativa os sinais de alerta do nosso corpo quando nos deparamos com algum perigo fugimos ou enfrentamos a ameaça? e o curioso é que os ditos medos ‘normais’ da infância são universais e ocorrem, quase sem exceção, na mesma faixa etária, independentemente da nacionalidade, religião, estatuto social ou sexo, fazendo parte do desenvolvimento psicológico de todas as crianças. Falámos com Maria João Silva, psicóloga do PIN – Partners in Neuroscience, para nos explicar os medos mais comuns das crianças.

ATÉ AOS 2 ANOS
Barulhos e luzes intensas, estranhos, perda de amparo.
“Nesta fase, a via preferencial para a aprendizagem da criança é a sensorial e a capacidade para reconhecer rostos familiares e não familiares é crescente. Esta conjugação de traços faz com que o conteúdo dos medos se relacione com estímulos intensos (p. ex. ruídos fortes) e pessoas estranhas”, diz Maria João Silva.
É um medo até bastante saudável e protetor, as crianças não devem confiar em pessoas que não conhecem, embora possa ser um pouco constrangedor para os pais quando o bebé chora desalmadamente ao colo de algum familiar ou de um amigo que não é uma visita frequente lá de casa.

AOS 3-5 ANOS
Escuro, pequenos animais, máscaras, separação dos pais.
“A expansão do conhecimento sobre o que a rodeia e o constante crescimento da capacidade para imaginar refletem-se no medo de pequenos animais, monstros, do escuro, embora nesta fase o medo do escuro é sobretudo devido à ausência de luz, com aquilo que a criança não consegue ver”, revela a psicóloga.
“Começa também a haver o medo de separação das pessoas de referência, por isso é normal haver algumas crises de choro à porta dos infantários quando as crianças são deixadas na ‘escolinha’ pela primeira vez.”

AOS 6-8 ANOS
Ser raptado, ficar sozinho, catástrofes naturais, guerras, morte, danos corporais, médicos.
Como estão numa fase de desenvolvimento diferente, já começam a ler sozinhos, são mais autónomos, aprendem de uma forma mais concreta (já tomam mais atenção às notícias, cuidado com o que eles veem) e as capacidades vão ficando cada vez mais abstratas.

DOS 9 AOS 12 ANOS
Sucesso escolar, aparência física, aceitação pelos seus pares.
Nesta fase de desenvolvimento são típicas as preocupações sociais (como os outros os veem) e o sucesso académico, sendo que este vem muito associado à aceitação do grupo. São preocupações que começam já no final do primeiro ciclo mas é mais visível nesta idade, “há vários medos que passam de umas faixas etárias para outras, não são estanques, e vão-se tornando mais complexos, porque a criança tem uma capacidade mais complexa, mais informação, mais imaginação, mais experiências. Continua o medo da morte, mas agora é por perceberem a sua irreversibilidade.
Têm já uma perceção muito real sobre doenças, guerras.”, assegura a psicóloga Maria João Silva.

ANSIEDADE E MEDO: DESCUBRA AS DIFERENÇAS
São muitas vezes usados como sinónimos, mas não devem ser confundidas, porque uma criança com medo não tem necessariamente de ser uma criança ansiosa. “Medo é o que nós sentimos no momento. Imaginemos que aparecia agora aqui um leão, medo seria a nossa reação visceral, a emoção que prepara o nosso corpo para a luta ou para a fuga. É uma componente muito fisiológica, que tem a ver com o nosso corpo a reagir perante um perigo ou uma ameaça. Toda a gente sente isto, é universal”, chama a atenção a psicóloga do PIN. Já a ansiedade é mais que medo, e ao contrário deste não é passageira, influencia as nossas emoções, comportamentos e pensamentos e pode manifestar–se sob a forma de sintomas físicos (tremores, tonturas, respiração ofegante, palpitações) assim como dores de estômago e de cabeça e tiques (estalar os dedos, roer as unhas, mexer no cabelo).
“Os meninos ansiosos pensariam ‘se um leão entrasse aqui, onde é que poderia esconder-me? Será que conseguiria fugir?’ E todo o seu pensamento andaria à volta daquela possibilidade. Eu costumo chamar os meus meninos ‘e ses.’, é ‘e se’ para tudo: ‘e se eu tiver uma má nota, e se eu vomitar na escola, e se não gostarem de mim…'”, revela.
Não confundir também com fobia, esta é uma perturbação da ansiedade mas em que o foco do medo é algo muito específico (cães, gatos, elevadores, escadas) e tem uma abordagem mais comportamental.

PAIS, NÃO COMPLIQUEM!
O que os pais não devem fazer quando veem que os filhos têm medo de algo.
. Castigar. Por exemplo, se tiver medo do escuro, castigar pondo-o num quarto escuro.
. Desvalorizar, dizer ‘ai que mariquinhas, eu não tive nada disso’, o que é mentira, nós todos sentimos medo, se não aquele medo, outro qualquer.
. Evitar aquilo que provoca o medo.
“Imaginemos que a criança tem uma ansiedade social, não gosta de ir para sítios com muita gente e de repente alguém convida-a para uma festa de anos, mas ela, apesar de ter vontade de ir, pede aos pais para não a levarem porque vão lá estar muitas pessoas.
Não devem forçar também, mas os pais podem levá-la mesmo que não fique até ao fim. Outro exemplo, se a criança começa a chorar com a aproximação da escola, não a leve de volta para casa, a mensagem que os pais passam é: ‘sim, isto é perigoso nós vamos proteger-te’.”
. Evitar comparações com outras crianças, empurrar ou forçar a enfrentar o medo.

COMO PODEMOS AJUDAR
Para a psicóloga, a maior ajuda que os pais podem dar é não evitar aquilo de que a criança tem medo porque ao evitar está a reforçar o medo.
E tal como a alegria, a tristeza, a zanga, o medo é uma emoção. Por muito tentador que seja evitar que a criança sofra, ao fazer isso os pais estão a evitar que os filhos treinem competências como a regulação emocional ou resolução de problemas. Ajudá-los a enfrentar os medos é também uma forma de reforçar a autoestima, porque se uma criança ultrapassar uma situação de medo vai sentir-se melhor e mais competente.
. Se os pais sentem que os filhos estão assustados, não ignorem, deem espaço para que eles digam o que os preocupa.
. Se tem medo de cães ou outro animal: em vez de deixar que a criança corra para o colo da mãe ou do pai, ou agarrá-la ao colo assim que vê um animal ao longe, deve dizer-lhe que em vez disso vai agarrar-lhe a mão com muita força até o cão passar. O ideal é que se enfrente o medo de forma gradual e não abrupta, “não é para ir para um canil”.
. Elogie, como estas crianças são muito autocríticas, “se a elogiar por ter vencido o medo, nem que seja um bocadinho, vai-lhe dar a noção de sucesso”.
. Se não quer ir à escola: “Os pais devem estar o mais neutros possível, porque se ficarem angustiados a criança vai achar que está numa situação perigosa. Se for buscá-la mais cedo à escola porque chora muito, a mensagem que passa é que aquele sítio não é seguro.”
. Se tem medo de ir ao médico, tirar sangue ou de levar vacinas, “é melhor não prometer que não vai doer, podem perguntar se acha que vai doer para sempre, se ele se lembra, quando caiu e magoou o joelho, se doeu para sempre. Assim lembram-se de uma situação que foi ultrapassada”.
. Se os pais tiveram o mesmo medo, contem como o ultrapassaram.
. Use os seus bonecos preferidos do Homem Aranha à Lady Bug ou outro e pergunte o que eles fariam se tivessem medo de… (escuro, monstros, vacina, cães…).

FALAR SOBRE A MORTE
“É dos temas mais difíceis para os pais. Muitas vezes a primeira experiência está relacionada com um animal de estimação, é importante não substituir logo, dê espaço para chorar, para a criança fazer perguntas, não dê mais informação do que ela processa. Lembro-me de um menino de 8 anos cuja mãe tinha morrido e ele estava muito zangado porque lhe tinham dito que a mãe estava no céu e ele não percebia como é que ela se segurava lá. Outra coisa que não se deve fazer é esconder da criança que há um familiar doente. Se nós queremos estar preparados para o desfecho, a criança também, para não pensar que a morte acontece de repente.
Tem é de se dar informação adequada à idade. Uma criança de 3 anos, quando sabe que um avô morreu, pergunta ‘então quem vai levar-me à escola?’. Pode parecer insensível, mas está adequada à sua idade”, diz a psicóloga.

LIVROS QUE OS AJUDAM
1. ‘O Manel e o miúfa’
2. ‘Não tenho medo do escuro’
3. ‘O livro dos medos’
4. ‘Maria do medo’
5. ‘Cuquedo’
6. ‘Medo do quê?’
7. ‘O pequeno livro dos medos’
8. ‘O sapo e o canto do Melro’

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Tesla despede mais de 14 mil trabalhadores

Tesla despede mais de 14 mil trabalhadores

A gestão aos gestores

A gestão aos gestores

A VISÃO Se7e desta semana - edição 1624

A VISÃO Se7e desta semana - edição 1624

Quando a cantiga foi uma arma

Quando a cantiga foi uma arma

Lá fora, a vida a acontecer

Lá fora, a vida a acontecer

Fiasco: O novo bar do Porto é um quatro em um

Fiasco: O novo bar do Porto é um quatro em um

Carla Andrino e o marido brilham no casamento de Dânia Neto

Carla Andrino e o marido brilham no casamento de Dânia Neto

Há séculos que não se assistia a nada assim: biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos este ano

Há séculos que não se assistia a nada assim: biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos este ano

Consumo de queijo pode melhorar o foco, a atenção e até a capacidade de tomar decisões

Consumo de queijo pode melhorar o foco, a atenção e até a capacidade de tomar decisões

É o fim do mundo dos escritórios como o conhecemos, mas está tudo bem!

É o fim do mundo dos escritórios como o conhecemos, mas está tudo bem!

Capitão Salgueiro Maia

Capitão Salgueiro Maia

As Revoluções Francesas na VISÃO História

As Revoluções Francesas na VISÃO História

VISÃO Júnior de abril de 2024

VISÃO Júnior de abril de 2024

Desconvocada greve dos enfermeiros dos setores privado e social

Desconvocada greve dos enfermeiros dos setores privado e social

10 estratégias para fazer novos amigos (quando se é adulto)

10 estratégias para fazer novos amigos (quando se é adulto)

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril contado em livros

25 de Abril contado em livros

40 empresas portuguesas marcam presença na 62ª edição do Salão do Móvel de Milão

40 empresas portuguesas marcam presença na 62ª edição do Salão do Móvel de Milão

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Filipe I de Portugal, por fim

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Filipe I de Portugal, por fim

Tesla introduz Model Y Long Range Tração traseira em Portugal

Tesla introduz Model Y Long Range Tração traseira em Portugal

Dânia Neto usou três vestidos no casamento: os segredos e as imagens

Dânia Neto usou três vestidos no casamento: os segredos e as imagens

Relógio Maxcom FW67 Titan Pro em teste: Resistência a preço acessível

Relógio Maxcom FW67 Titan Pro em teste: Resistência a preço acessível

Recorde alguns dos melhores 'looks' de Anya Taylor-Joy

Recorde alguns dos melhores 'looks' de Anya Taylor-Joy

Na CARAS desta semana, o casamento de sonho de Dânia Neto e Luís Matos Cunha

Na CARAS desta semana, o casamento de sonho de Dânia Neto e Luís Matos Cunha

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

O que é o

O que é o "Slashing", a nova tendência do mercado de trabalho

Conheça a razão porque Letizia esteve sempre sentada na sessão de cumprimentos

Conheça a razão porque Letizia esteve sempre sentada na sessão de cumprimentos

Eugenie, a princesa britânica que passa parte do ano na Costa Alentejana

Eugenie, a princesa britânica que passa parte do ano na Costa Alentejana

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

Liga dos Bombeiros defende que Governo devia acabar com agência de fogos rurais

Liga dos Bombeiros defende que Governo devia acabar com agência de fogos rurais

Há novas imagens do casamento de Dânia Neto com Luís Matos Cunha

Há novas imagens do casamento de Dânia Neto com Luís Matos Cunha

Sony Bravia traz o cinema para casa com novos televisores e barras de som

Sony Bravia traz o cinema para casa com novos televisores e barras de som

Na Culturgest, Tiago Rodrigues conta-nos histórias de quem presta ajuda humanitária na guerra

Na Culturgest, Tiago Rodrigues conta-nos histórias de quem presta ajuda humanitária na guerra

Como deve escolher bem o seu próximo powerbank?

Como deve escolher bem o seu próximo powerbank?

Tuberculose nas crianças: As recomendações da DGS para um diagnóstico atempado

Tuberculose nas crianças: As recomendações da DGS para um diagnóstico atempado

Inspire-se no

Inspire-se no "look" de Maria Cerqueira Gomes

Atenção a nova fraude que altera IBAN do beneficiário de transferências

Atenção a nova fraude que altera IBAN do beneficiário de transferências

VOLT Live: reparação, atualização e segunda vida das baterias

VOLT Live: reparação, atualização e segunda vida das baterias

Limpeza de faixas permite manter abastecimento de energia sem falhas

Limpeza de faixas permite manter abastecimento de energia sem falhas

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Raquel Prates assume: “Tenho uma enorme admiração pela filha do Juan”

Raquel Prates assume: “Tenho uma enorme admiração pela filha do Juan”

No Porto, interiores com identidade clássica e conforto intemporal

No Porto, interiores com identidade clássica e conforto intemporal

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites