Como sei se estou a ser uma boa mãe ou bom pai?
Os pais têm a seu favor variadíssimas coisas: têm um imenso bom senso, regra geral, e têm um sexto sentido, absolutamente notável. Repare, há 40 diferentes tipos de choro, e uma mãe não precisa de aulas de compensação para discernir por que é que o bebé está a chorar. Este sexto sentido é o equipamento base da natureza humana. Além disso, os pais tiveram uma infância. E por mais que a infância dos pais não tenha sido cor-de-rosa, deu-lhes um conjunto de competências. Percam de vez o medo de errar, porque os bons pais para serem bons pais precisam de fazer uma asneira de 8 em 8 horas’, enquanto não chegarem lá não devem perder a esperança. (risos)


Os pais têm medo de traumatizar os filhos com os seus erros?
Pois têm, mas sabe, a psicanálise trouxe para a opinião pública a noção de traumatismo mas não podemos perder de vista que estávamos a falar nas crianças dos finais do século XIX, crianças exploradas durante a Revolução Industrial, com famílias descuidadas, que viviam todas num quarto, com falta de privacidade aos mais diversos níveis. Eram crianças muitas vezes iniciadas sexualmente de forma absurda, precoce, e muitas vezes por alguém da família, por isso quando se falou de traumatismo a questão punha-se neste contexto.
O que os pais têm de perceber é que não é possível crescer sem dor. Receio que muitos pais tenham crescido de tal forma num mundo de autoritarismo, que de repente dizer ‘não’ a uma criança é quase sinónimo de traumatismo. E é precisamente ao contrário. Às vezes, a função de um técnico de saúde mental é dar uns safanões aos pais e dizer ‘deixem-se de tolices, magoem um bocadinho se tiver de ser’. Se magoarmos as crianças dizendo ‘não’, são dores que nos empurram para a frente. Muitos pais querem tanto proteger os filhos das dores, que fazem pior.

Confundimos mimo com sobreproteção?
Sim, o mimo faz muito bem à saúde e ninguém se estraga com mimo, muito pelo contrário. Já perdi a conta às pessoas que por falta de mimo se estragam pela vida fora, o mimo faz melhor que a vitamina do crescimento.
Mas mimar não é dar a comida na boca dos filhos quando têm 6 anos, não é adormecer os filhos todas as noites na cama dos pais, não é levar a mochila até à porta da escola como se fossem mordomos… e não é dizer ‘sim’ a tudo.


Fala muitas vezes de jardins de infância tendencialmente gratuitos, de necessidade de bons recreios… Entre o país que desejava ter e o país real vai uma grande diferença?
Enorme. É verdade que somos a melhor civilização que existiu para as crianças, damos-lhes os cuidados e a atenção que seguramente os nossos pais, por melhores que tenham sido, não nos deram, e tenho até medo que em algumas circunstâncias sejamos um bocadinho exagerados nos cuidados que temos com elas, como se de repente, em vez dos pais serem a Entidade Reguladora das Crianças, elas parecessem a Entidade Reguladora dos Pais. Mas, ainda assim, acho que falta muito para nós sermos um país amigo das crianças. Há estudos que dizem que um filho pode custar, a um casal de classe média, até 75 euros por dia, tendo em consideração tudo: educação, vestuário, saúde, atividades extracurriculares… Por isso gostava que os governantes e políticos explicassem aos cidadãos como é possível um casal ter vários filhos até aos 6 anos, sendo os jardins de infância em Portugal mais caros que as universidades privadas. Nunca houve uma perspetiva séria de darmos às crianças a devida importância que elas têm.
Só começaram a ser importantes quando começaram a ser vistas como conta poupança reforma, quando se fez contas ao sistema que sustenta a segurança social e se viu que, sem elas, entrava em rotura.


E também não somos um país amigo dos pais!
Não, de todo. Preocupa-me, por exemplo, que não haja um código de direito do trabalho que preveja que as consultas de obstetrícia devam ser tendencialmente obrigatórias para todos os homens que estão a ser pais.
Muitas entidades patronais funcionam ainda segundo regras muito próximas da Revolução Industrial. Ainda não perceberam o óbvio, que não é preciso trabalhar muito para se produzir mais, e não fazem aquilo que muitas multinacionais fazem, que é perguntar aos seus novos empregados se têm vida própria, vida familiar, valorizando esses aspetos, porque percebem que essas pessoas que se dividem por mais desafios são pessoas mais competentes. Ou seja, a relação com o trabalho é importante mas a relação amorosa ou com os filhos é muito mais importante e, entretanto, as transformações sociais que são feitas são contra as pessoas…


A necessidade de brincadeira é outro dos seus cavalos de batalha…
A brincadeira das crianças é um património da Humanidade. Brincar devia ser uma atividade obrigatória para todas as crianças, todos os dias. Muitas crianças neste país têm uma agenda laboral que vai para além do razoável. Faz agora anos que eu lancei com uns amigos o Sindicato das Crianças, uma forma caricatural de chamar a atenção para a importância de lutar pela semana de 40 horas para as crianças. Há crianças que passam 55h por semana na escola, desde que abre até fechar, sem contar com atividades extracurriculares e os trabalhos de casa.


O ranking das escolas é publicado anualmente, qual é a sua opinião?
Sou contra, e até para tentar ser provocatório costumo dizer se querem rankings então levem isso às últimas consequências. Devia haver nas escolas, logo à entrada de preferência, o ranking dos alunos faladores, por exemplo (risos). Porque falar é um bem precioso. E já agora peguem naquelas crianças a quem morreu o pai, ou que tiveram um transplante ou passaram pelo divórcio dos pais e ponham-nas no quadro de honra, porque elas merecem. Passaram por grandes dificuldades mas no ano seguinte comeram a relva e fizeram um esforço terrível para ter um nível 3 ou nível 4.
Mas vamos lá ver, eu não tenho nada contra as crianças terem boas notas, isso é muito bom, mas também ter boas notas como filho, porque já vi muitas crianças que têm boas notas mas depois são de uma arrogância com os pais… as pessoas estão a dar importância única e exclusivamente às notas das disciplinas e esquecem-se de tudo o resto.


E estamos a pôr todos os alunos no mesmo saco, os privilegiados e os que nada têm, não será injusto?
Comparar escolas públicas com privadas é batota, comparar escolas de meninos com pedigree com escolas do interior onde não há aquecimento nas salas, em que os professores pagam o material escolar, isto é uma maneira de andarmos a mentir uns aos outros.
Atualmente, se uma criança tirar uma negativa é um pecado, então errar também não é aprender? Há tantas condicionantes no dia a dia, um mau professor, a vida familiar que é de tal modo um inferno que não há cabeça para aprender as coisas na escola…
Vemos os nossos filhos como um reflexo do nosso sucesso… ou falhanço?
Mas isso é mau, eu costumo dizer que nós começamos a ser pais ali por volta do terceiro filho, o primeiro é sempre uma criança em perigo, porque se mistura a nossa história de vida, porque se mistura os pais que nós tivemos, muitas das coisas que não gostámos dos nossos pais, misturamos os nossos sonhos no sentido de construir um filho tão perfeito que às vezes são mais os nossos enredos do que a singularidade do nosso filho.
No primeiro filho somos todos muito frágeis, ingénuos, e suscetíveis a fazer erros… e precisamos de os fazer para conseguirmos ser pais. Por isso é que os avós fazem um figurão, já fizeram tantas asneiras que agora brilham facilmente. Tudo fica mais fácil quando os pais erram e percebem que podem fazê-lo. Porque quando os pais erram de uma forma quase tímida e querem ser tão perfeitos para os proteger e dar-lhes o sucesso que eles próprios não tiveram, estão, sem se darem conta, a transformá-los num troféu… muito mais do que criar as condições para que as crianças tenham uma vida de acordo com os sonhos delas próprias.


E por isso há tantos pais a ‘estudar’ com os filhos, a fazer os TPC com eles?
Para já sou contra os TPC, eles já estão muito tempo na escola e não vão aprender em casa o que não aprenderam na escola. Se o TPC for ir ao supermercado aprender a fazer trocos, tudo bem, se for 20-30 minutos tudo bem, mais do que isso nunca… E sempre com autonomia, sozinhos, de outra forma estamos a dar a mensagem errada.


Qual é o melhor presente de natal que se pode dar a uma criança?
O pai ou a mãe adivinharem os seus sonhos sem que elas precisem de escrever ao pai natal. Aqui entre nós, vale para as crianças como para os pais. As crianças escrevem ao pai natal porque é uma forma de dizer aos pais ‘orientem-se’, e os pais gostam de ver o brilhozinho nos olhos porque gostam de dar os presentes que eles gostariam de ter quando eram pequenos. Mas os crescidos não escrevem ao pai natal mas estão sempre a espera que os outros adivinhem aquilo que querem ter ou sonham.


O que ainda o surpreende?
A maneira comovente como os filhos e os pais estão à espera de se surpreenderem uns aos outros. Pais, que são crianças crescidas, e que às vezes parecem ter uma parede de vidro a impedir os seus bons gestos de pais.
Isto é absolutamente comovente, por mais kms que eu tenha disto, continua a surpreender-me todos os dias.


3 MÁS MANEIRAS DE SER BONS PAIS
. Fazer uma asneira de 8h em 8h, obrigatoriamente.
. Mãe e pai não estarem sempre de acordo! Tenho medo dos pais que funcionam como o Dupond e Dupont.
. Os pais que fazem birra e resolvem tirar férias como pais, quando são honestos a este ponto é muito bom sinal.

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

More News

Nas bancas:

Nas bancas: "Dossier" de moda incluído nesta edição da Caras

Pandemia provocou

Pandemia provocou "onda de choque" global na indústria de medicamentos

Italiano e vegetal, assim é o restaurante Giulietta, uma boa surpresa na Avenida de Roma

Italiano e vegetal, assim é o restaurante Giulietta, uma boa surpresa na Avenida de Roma

Mercedes reserva milhares de milhões para fábricas de carros elétricos

Mercedes reserva milhares de milhões para fábricas de carros elétricos

10 factos fantásticos sobre as árvores

10 factos fantásticos sobre as árvores

Afinal, o que se passa com o Credit Suisse?

Afinal, o que se passa com o Credit Suisse?

Conheça as princesas europeias com formação militar

Conheça as princesas europeias com formação militar

Não contem comigo!

Não contem comigo!

Brain snack: a história da camisola às riscas

Brain snack: a história da camisola às riscas

Lady Amelia Spencer, sobrinha da princesa Diana, casou-se com Greg Mallett

Lady Amelia Spencer, sobrinha da princesa Diana, casou-se com Greg Mallett

Sumário Portugal e Inglaterra

Sumário Portugal e Inglaterra

Regulador iniciou processo de monitorização em instituições que praticam aborto

Regulador iniciou processo de monitorização em instituições que praticam aborto

JL 1366

JL 1366

Guia da proteína de associação ANP/WWF recomenda redução do consumo de carne

Guia da proteína de associação ANP/WWF recomenda redução do consumo de carne

Directions: Jovens, os maiores clientes dos serviços de entrega de comida

Directions: Jovens, os maiores clientes dos serviços de entrega de comida

É tempo de viajar!

É tempo de viajar!

Exame Informática TV 807: os grandes destaques do Mobile World Congress

Exame Informática TV 807: os grandes destaques do Mobile World Congress

Volume de água armazenado nas albufeiras nacionais é de 81%

Volume de água armazenado nas albufeiras nacionais é de 81%

Liliana Almeida e Bruno de Carvalho confirmam separação: “Não passámos um bom bocado”

Liliana Almeida e Bruno de Carvalho confirmam separação: “Não passámos um bom bocado”

55 Mulheres Portuguesas na VISÃO História

55 Mulheres Portuguesas na VISÃO História

Inspirações de primavera: 31 sugestões para decorar a casa

Inspirações de primavera: 31 sugestões para decorar a casa

Évora: 7 razões para visitar a Capital Europeia da Cultura 2027

Évora: 7 razões para visitar a Capital Europeia da Cultura 2027

Um tapete, uma interpretação abstrata da natureza

Um tapete, uma interpretação abstrata da natureza

Dia Mundial da Água: vamos fechar hoje a torneira durante uma hora?

Dia Mundial da Água: vamos fechar hoje a torneira durante uma hora?

Kia EV9: aposta num design arrojado e caráter de SUV elétrico

Kia EV9: aposta num design arrojado e caráter de SUV elétrico

Sem tempo para ouvir podcasts? 9 programas com menos de 15 minutos

Sem tempo para ouvir podcasts? 9 programas com menos de 15 minutos

Em “Sangue Oculto”: Beni e Pedro separam-se após traição

Em “Sangue Oculto”: Beni e Pedro separam-se após traição

Poupança conseguida este ano com genéricos já ultrapassa os 111 MEuro

Poupança conseguida este ano com genéricos já ultrapassa os 111 MEuro

GPT-4 chega ao GitHub para ajudar a escrever código

GPT-4 chega ao GitHub para ajudar a escrever código

"Looks" sedutores com assinatura de Diogo Miranda desfilaram no Portugal Fashion

O massacre de Wiriamu e a vigília da Capela do Rato, na VISÃO História

O massacre de Wiriamu e a vigília da Capela do Rato, na VISÃO História

Companhias criteriosas: caminho dos bons

Companhias criteriosas: caminho dos bons

"Un Esprit Méthodique": A exposição fotográfica de Matilde Travassos é um convite à contemplação

Tons fluorescentes pintam

Tons fluorescentes pintam "passerelle" de Marques'Almeida no Portugal Fashion

Abriu a guerra ao greenwashing: Comissão Europeia quer acabar com alegações ecológicas falsas nos produtos

Abriu a guerra ao greenwashing: Comissão Europeia quer acabar com alegações ecológicas falsas nos produtos

"No final do século, um ano de precipitação média será equivalente ao que chamamos hoje de ano de seca"

VW ID.2all: será este o ‘carro do povo’ elétrico?

VW ID.2all: será este o ‘carro do povo’ elétrico?

Transformar 150 empresas médias em grandes faria aumentar 3% as exportações

Transformar 150 empresas médias em grandes faria aumentar 3% as exportações

O sonho português do Óscar americano

O sonho português do Óscar americano

Os papéis dos pequenos príncipes na coroação de Carlos III

Os papéis dos pequenos príncipes na coroação de Carlos III

Medvedev ameaça fazer explodir Tribunal Penal Internacional, em Haia:

Medvedev ameaça fazer explodir Tribunal Penal Internacional, em Haia: "Juízes do tribunal, olhem com atenção para o céu”

Cristina Ferreira de manhã e à tarde: a estratégia de Moniz para liderar

Cristina Ferreira de manhã e à tarde: a estratégia de Moniz para liderar

Releia a última entrevista de Rui Nabeiro à EXAME

Releia a última entrevista de Rui Nabeiro à EXAME

As lições de Rui Nabeiro (1931-2023): “Temos todos de pensar uns nos outros”

As lições de Rui Nabeiro (1931-2023): “Temos todos de pensar uns nos outros”

Em Santo Estêvão, uma casa inspirada na arquitetura tradicional da região

Em Santo Estêvão, uma casa inspirada na arquitetura tradicional da região