*artigo publicado originalmente na revista ACTIVA de agosto de 2018

Combinamos o encontro no Estoril, à hora de um Japão-Polónia muito pouco concorrido no estádio improvisado na esplanada praticamente às moscas. Quando a vejo, fico de olhos em bico, não deixa de ser irónico que eu, jornalista do ‘papel’, artilhada com o meu iPad, receba uma das rainhas portuguesas do digital que me chega com um caderno à moda antiga. Um caderno cheio de listas intermináveis de tarefas, a versão analógica do seu tão amado Excel. A sua paixão pela folha de cálculo foi uma das 50 coisas que fiquei a saber sobre Margarida, 38 anos, num vídeo partilhado no blog ‘Style it Up’, que há uma década mantém em coautoria com Cátia, amiga de longa data. Mas só há cinco se dedica a ele a tempo inteiro, depois de acabar a relação morna que mantinha há anos com o marketing. “Tinha um trabalho que era ótimo para o currículo mas no qual eu não era feliz”, conta Margarida, que sempre gostou especialmente das áreas de moda e beleza (“adoro cremes!”), aproveitando as férias para fazer formação nessas áreas. O blog foi, aliás, uma derivação de um primeiro projeto de consultoria de imagem que Margarida e Cátia começaram offline.
Reparem que não me refiro a Margarida como blogger ou influencer, afinal são termos com que a minha entrevistada não se identifica. O primeiro, por achar que tem uma conotação algo negativa, embora reconheça que tem havido uma evolução positiva – “é visto como alguém que pedincha coisas às marcas”. O segundo, porque diz que o seu objetivo é inspirar e não “impingir” coisas às pessoas. “A minha ideia quando partilho os looks é simplesmente dar ideias, nada mais.” Claro que existem posts patrocinados pelas marcas, mas, ainda assim, Margarida garante que não partilha nada com o qual não se identifica. “Jamais poderia dar a cara por uma marca de café, eu que só gosto de chá.” Denominações à parte, a influência do Style it Up é reconhecida, tanto pelas marcas como pelos seus mais de 150 mil seguidores, e é esse reconhecimento que faz do blog um dos mais bem sucedidos de Portugal.

A não-notícia

No tal vídeo das 50 curiosidades, fico também a saber que Margarida é daquelas fanáticas da organização que põem em causa a minha desorganização criativa. É graças a isso – e a Rosa, o seu braço-direito e esquerdo em casa – que consegue dar conta do blog e do Manel, o bebé louro de olhos azuis que há um ano lhe alvoroça a rotina e o coração. Mas não nos deixemos enganar pela cara de anjo: “Sempre quis ter gémeos, mas agora penso que se tivesse mais um igual…” (risos). Manel é a bonança depois de 7 anos de infertilidade, mas Margarida é tudo menos mulher de fazer tempestades em copos de água. “Não sei porquê, mas sempre soube que acabaria por acontecer.” Depois de algum tempo de tentativas infrutíferas, decidiu ir a uma clínica, a que, no seu ciclo de amizades, tinha a maior taxa de sucesso. E as más notícias não foram tanto as notícias em si mas a falta delas. “Nunca me diagnosticaram nada, fui a vários médicos porque não achava normal dizerem-me que estava tudo bem e não acontecer nada.” Tanto queria arranjar um problema ao qual dar solução, que acabou por encontrar um especialista pronto a meter mãos numa suposta adenomiose (crescimento de tecido endométrico fora do útero) em troco de 20 mil euros. “Saí de lá toda contente com a operação marcada, como é óbvio ainda sem saber o valor.” Uma segunda opinião fez mudar a sua e iniciou a saga dos tratamentos, que foi da simples estimulação ovárica à fertilização in vitro (FIV), passando pela inseminação intrauterina (IIU) e com algumas pausas pelo meio. Nunca considerou recorrer ao público, em grande parte pelas longas listas de espera. “Sou um pouco ansiosa no sentido em que quando quero uma coisa ela tem de acontecer logo”, diz, rindo-se logo a seguir. “Claro que me lixei… É uma espera enorme, especialmente quando nos dizem que está tudo bem. Quando fiz a inseminação, achava que saía logo da clínica grávida…”

Margarida63-altas.jpg

Paulo Miguel Martins

Boa sorte?!

No blog, a primeira vez que falou sobre a questão da infertilidade foi já depois ter o seu bebé nos braços, num post que lhe saiu de escantilhão, em que o objetivo era partilhar energia positiva. E as mulheres, não precisam de carta branca ao choro e à lamúria? “Elas já estão na fossa, não precisam de ouvir o que já sabem. Ainda hoje recebi um comentário de uma mulher a dizer que relê o post sempre que se sente em baixo.” Insisto, sei o que é quando as pessoas, com o intuito de ajudar, descarrilam no difícil equilíbrio que existe entre o drama e a depreciação. Margarida assume que, sim, houve momentos difíceis mas não cede, nega que tudo naquele post seja autobiográfico, quando, por exemplo, aconselha as mulheres que lidam com a infertilidade a ficarem felizes pelas amigas grávidas. “Quando disse isso, foi porque conheci muitas mulheres que não conseguiam engravidar e que se iam muito abaixo quando as amigas engravidavam. Isto mesmo antes de eu começar a fazer tratamentos. E eu pensava que não queria ser assim. Não que uma pessoa seja pior, mas também não era por isso que ia engravidar mais depressa.”
Decididamente, Margarida não conquista o título de rainha do drama desta edição. “É a minha personalidade, sempre brinquei com a situação, era a minha forma de encarar as coisas, de não pensar tanto no assunto.” Aproveito a deixa, afinal o conselho que uma mulher que enfrenta a infertilidade mais ouve é um “não penses nisso” capaz de rivalizar com as hormonas mais demoníacas em termos de devastação emocional. Desta vez tenho o apoio de Margarida (aqui entraria um emoji triunfante): “Diziam-me que não pensasse muito no assunto, que acabaria por acontecer e eu ficava furiosa sempre que, depois de um tratamento, saía de lá com um ‘boa sorte!’. Eu não estava a jogar no Euromilhões. Como não pensar no assunto?!” Regozijo, finalmente um sinal de indignação. Mas o momento não dura muito, até porque com o tempo essas pessoas viriam a revelar-se boas conselheiras. “Sinceramente, no tratamento em que engravidei do Manel não estava nada para aí virada, pensava que era só mais um.” Claro que não foi uma decisão consciente, Margarida estava naquela altura cheia de trabalho, nem o facto de ter chorado quando soube que uma marca de beleza brasileira vinha para Portugal a fez desconfiar. “Lembro-me de pensar ‘que ridículo, quem é que chora por causa de uma coisa destas?!’, mas não associei.”
A ajudar ao seu desinteresse o facto de ter transferido um embrião de classe C, numa escala de A a F, consoante as probabilidades de implantação no útero – sim, porque o Manel ainda não se tinha ‘aninhado’ e já era avaliado como gente grande. “Noutros tratamentos tinha transferido embriões com classificação A e nada tinha acontecido, por isso não estava muito convencida.”

Margarida24-altas.jpg

Paulo Miguel Martins

Telefone estragado

Tudo foi atípico em relação ao último tratamento, provavelmente sintomas de desgaste, ao fim de 7 anos de tratamentos. Margarida não partilhou com ninguém, nem mesmo com o marido, a data em que ia fazer o teste sanguíneo de gravidez. E não passou, na ânsia de saber o resultado, o dia inteiro a fazer refresh de cinco em cinco segundos no seu email. Só consultou o correio quando, já à noite, chegou a casa, ainda assim sem muita pressa. Imagino a emoção, quero saber a reação de Margarida, faço a pergunta como quem vira a página de um livro para descobrir o que se segue. “Quando abri, não percebi muito bem o que aquele valor queria dizer.” Ligou a uma amiga, que não a soube ajudar, e depois à médica, que finalmente confirmou a gravidez. Qual foi a primeira coisa que fez? A resposta é uma sequência caricata de telefonemas mal-sucedidos. “A minha irmã estava fora, o meu marido vai de mota para o trabalho e não queria que o homem tivesse um fanico pelo caminho, limitei-me a pedir-lhe que viesse mais cedo para casa com o pretexto de que ia na manhã seguinte para Paris. Depois liguei à minha mãe e depois ao meu pai, mas estavam os dois a conduzir. Fiquei ali à espera, sem saber o que fazer. Estava na boa, mas ao mesmo tempo sem acreditar…”
Mas quando Margarida acreditou, foi a valer. “A partir daí nunca pensei no que podia correr mal.” Foi uma gravidez tranquila e com a dose de otimismo com a qual enfrentou a infertilidade, que acabou por provocar poucos danos colaterais, na sua relação, por exemplo. Uma luta que diz não ter sido de todo solitária. João, que se recusa a aparecer no blog, em todo este processo marca pontos com a sua presença. “O meu marido sempre foi incrível no apoio que me deu.” Às vezes ficava mais ansioso que eu, mas sempre me pôs à vontade, para continuar ou para desistir. A decisão era minha.” E João deu provas disso logo no início, quando se sujeitou a todos os exames necessários para o tal não-diagnóstico. “Ainda há muitos homens que se recusam fazer o espermograma. A infertilidade ainda é um tabu, muitas pessoas sentem-se diminuídas, tem também a ver com a autoestima e os homens sentem-se muito fragilizados porque a causa pode ser masculina.”

Margarida54-altas.jpg

Paulo Miguel Martins

Cartão vermelho

O Japão está neste momento a ganhar um a zero mas isso não chega para entusiasmar os cinco gatos pingados estrangeiros que no restaurante Deck estão mais entusiasmados com o bitoque do que com o frango do guarda-redes polaco. Falta! Neste caso, o cartão vermelho é marcado fora das quatro linhas e é mostrado por Margarida ao grande vilão desta história – até as melhores têm um mau da fita. “Senti a dramatização quando foi a subida do leite, um inferno. Custou-me mais os 10 dias de amamentação dos que os 7 anos de tentativas para engravidar. Foi desgastante.” Por isso, na próxima pretende neutralizar logo o inimigo. Sim, porque haverá uma próxima, se não naturalmente, ainda há um embrião congelado disponível no ‘mercado das transferências’. Esta mãe está pronta para outra, esta mãe que não se considera diferente das outras por ter demorado mais a ter um filho. “Sou a mãe que sempre teria sido”, uma mãe ‘descontraída’ mas rigorosa com as rotinas, há hora certa para as refeições, para o banho e para a hora de dormir. Margarida bem que gostava de ter dormido mais nos últimos dias. Consulta o telemóvel: já tem mais de 100 respostas ao seu pedido de socorro no Instagram. Todos os conselhos que vierem à rede são peixe, e algumas das dicas das seguidoras para que Manel volte a dormir a noite toda serão testadas uma a uma.
Apito final. 1-0, ganha a Margarida, claramente pelo seu jogo de cintura. Aposto que a primeira coisa que vai fazer, no fim da entrevista, é riscar a alínea que diz ‘entrevista à ACTIVA’ no seu caderninho do Snoopy. Já eu, vou meter o iPad no saco e voltar para pôr no papel o relato deste seu desafio, sem direito a prolongamento.

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Diretor executivo do SNS desvaloriza críticas do PSD às unidades locais de saúde

Diretor executivo do SNS desvaloriza críticas do PSD às unidades locais de saúde

IPMA prevê no continente chuva, trovoada e neve nas terras altas até à Páscoa

IPMA prevê no continente chuva, trovoada e neve nas terras altas até à Páscoa

Reis Felipe e Letizia saem para jantar com a princesa Leonor

Reis Felipe e Letizia saem para jantar com a princesa Leonor

Vamos tomar um chá?

Vamos tomar um chá?

Ministério da Saúde abre 322 vagas para fixar médicos em zonas carenciadas

Ministério da Saúde abre 322 vagas para fixar médicos em zonas carenciadas

5 marcas portuguesas e bonitas - dos básicos às peças especiais

5 marcas portuguesas e bonitas - dos básicos às peças especiais

As memórias de Manuel Alegre

As memórias de Manuel Alegre

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Página ilustrada: o mundo a cores de Ana Seixas

Página ilustrada: o mundo a cores de Ana Seixas

OE2024: Receita do IMT afunda 15,7% nos dois primeiros meses do ano

OE2024: Receita do IMT afunda 15,7% nos dois primeiros meses do ano

Agenda 25 de Abril: O que há para ver, ouvir e fazer, de Norte a Sul

Agenda 25 de Abril: O que há para ver, ouvir e fazer, de Norte a Sul

Da quinta ao crossfit: as imagens mais sexys de Gabriel do “Big Brother”

Da quinta ao crossfit: as imagens mais sexys de Gabriel do “Big Brother”

Coelhinho guardador de doces

Coelhinho guardador de doces

Portugal falha metas europeias de proteção de área marinhas

Portugal falha metas europeias de proteção de área marinhas

As Revoluções Francesas na VISÃO História

As Revoluções Francesas na VISÃO História

A primeira fotografia de Bruna Gomes e Bernardo Sousa depois do casamento

A primeira fotografia de Bruna Gomes e Bernardo Sousa depois do casamento

Bárbara Guimarães: Apresentadora homenageia a avó, que morreu este mês

Bárbara Guimarães: Apresentadora homenageia a avó, que morreu este mês

Eco Rally Portugal: os pormenores sobre o rally exclusivo para carros elétricos

Eco Rally Portugal: os pormenores sobre o rally exclusivo para carros elétricos

Os melhores momentos do Baile da Rosa

Os melhores momentos do Baile da Rosa

Mais de 20% das empresas acha que preconceitos da IA são entrave. IBM quer resolver o problema

Mais de 20% das empresas acha que preconceitos da IA são entrave. IBM quer resolver o problema

Medina deixa Finanças com maior excedente da democracia portuguesa

Medina deixa Finanças com maior excedente da democracia portuguesa

Quando a cantiga foi uma arma

Quando a cantiga foi uma arma

Eduardo Gageiro, exposição e livro

Eduardo Gageiro, exposição e livro

TAP regista lucro histórico de 177 milhões no ano mais longo da sua vida

TAP regista lucro histórico de 177 milhões no ano mais longo da sua vida

VOLT Live: apresentação da equipa de rali PRIO - Exame Informática - Peugeot

VOLT Live: apresentação da equipa de rali PRIO - Exame Informática - Peugeot

Carolina Patrocínio elege o Brasil para férias em família

Carolina Patrocínio elege o Brasil para férias em família

Israel lançou um programa de reconhecimento facial na Faixa de Gaza

Israel lançou um programa de reconhecimento facial na Faixa de Gaza

A próxima missão para a Inteligência Artificial? Fazer cerveja

A próxima missão para a Inteligência Artificial? Fazer cerveja

Tempos de Antena ‘Miúdos a Votos’: ‘Os Sete Maridos de Evelyn Hugo’

Tempos de Antena ‘Miúdos a Votos’: ‘Os Sete Maridos de Evelyn Hugo’

Molas de cabelo: 15 versões do acessório-estrela da estação

Molas de cabelo: 15 versões do acessório-estrela da estação

Tempos de Antena ‘Miúdos a Votos’: ‘Verity’

Tempos de Antena ‘Miúdos a Votos’: ‘Verity’

Maria Botelho Moniz está de parabéns! 40 anos em 40 fotos

Maria Botelho Moniz está de parabéns! 40 anos em 40 fotos

Fernanda Serrano: Programa de mãe e filhas em tarde dedicada à moda

Fernanda Serrano: Programa de mãe e filhas em tarde dedicada à moda

A importância das plataformas na escolha de um carro elétrico

A importância das plataformas na escolha de um carro elétrico

Luís Montenegro apresenta hoje composição do novo Governo

Luís Montenegro apresenta hoje composição do novo Governo

Páscoa: 5 receitas para o almoço de domingo, por Marlene Vieira

Páscoa: 5 receitas para o almoço de domingo, por Marlene Vieira

Uma estrela está prestes a explodir e o fenómeno será visível a olho nu da Terra

Uma estrela está prestes a explodir e o fenómeno será visível a olho nu da Terra

Maria Rueff: “Fico comovida, sinto que formei uma grande mulher”

Maria Rueff: “Fico comovida, sinto que formei uma grande mulher”

JL 1395

JL 1395

Análise Sennheiser Momentum TW 4 e JBL Soundgear Sense: Do bom e do melhor

Análise Sennheiser Momentum TW 4 e JBL Soundgear Sense: Do bom e do melhor

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

IPMA espera neve na Madeira na Páscoa devido à depressão Nelson

IPMA espera neve na Madeira na Páscoa devido à depressão Nelson

Hella Jongerius cede ao Vitra Design Museum o seu vasto arquivo

Hella Jongerius cede ao Vitra Design Museum o seu vasto arquivo

Páscoa: Sete restaurantes para saborear (ou encomendar) o cabrito no forno

Páscoa: Sete restaurantes para saborear (ou encomendar) o cabrito no forno

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Filipe I de Portugal, por fim

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Filipe I de Portugal, por fim

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites