activa

Perfil

Estilo de Vida

Nutricionista revela método para descobrir quantas calorias necessita para perder peso sem restrições perigosas

Um simples truque pode fazer toda a diferença.

Activa.pt

kyoshino

Um défice de calorias, levará a uma perda de peso, da mesma forma que um excesso destas, fará com que vejamos os números da balança aumentar. Contudo, caso o seu objetivo seja manter o peso, este é o método ideal para o fazer. De um modo geral, uma mulher entre os 26 e os 50 anos, que seja moderadamente activa, deve ingerir cerca de 2000 calorias de forma diária, para manter um peso saudável. Este é, pelo menos, o conselho das Dietary Guidelines for Americans.

Apesar de não ser errada, esta dica é insuficiente, já que a quantidade de calorias necessárias depende de fatores como a idade, a altura, o sexo ou mesmo o grau de atividade física. Atualmente, vários sites e aplicações - como, por exemplo, a MyFitnessPal - permitem que cada pessoa introduza este tipo de dados para que a avaliação das necessidades calóricas seja mais correta. Mas a nutricionista Cynthia Sass parece duvidar deste método.

"O problema é que essas fórmulas conduzem, muitas vezes, a um peso abaixo do recomendado, do peso ideal", afirma, referindo-se ao facto de, quando se quer emagrecer, a diminuição do número de calorias que é sugerida nesse tipo de sites ou aplicações revela-se bastante drástica e restritiva.

O referido método baseia-se na equivalência de 3500 calorias a cerca de um quilo, pelo que, alegadamente, se forem cortadas 500 calorias por dia, durante sete dias, perderemos esse mesmo quilo. "Há muitos problemas nisso. Se colocarmos alguém abaixo do número de calorias diárias necessárias para um peso saudável, pode dar-se uma perda de músculo, uma desaceleração do metabolismo, ou mesmo efeitos como desejos alimentares, fome, irritabilidade, mudanças de humor", acrescenta a especialista.

Então qual a melhor forma (e mais saudável) de determinar o número de calorias de que necessitamos? Sass tem um truque: em vez de preenchermos, nas aplicações ou sites, os campos que nos pedem o peso atual e o peso que desejamos atingir, devemos apenas preencher o do peso atual, mas com o valor do peso que queremos atingir, e, em seguida, clicar em "manter o peso". Assim, o número de calorias sugerido será bastante menos restritivo. "Ser-vos-á mostrado o número de calorias necessário para atingir aquele peso e mantê-lo", finaliza Sass.

Embora este seja um método que leva a um emagrecimento mais lento, é a melhor forma de perdermos aqueles quilos indesejáveis, sem prejudicar a nossa saúde e sem ter de viver com aqueles efeitos adversos que uma dieta restritiva traz consigo.

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!