activa

Perfil

Estilo de Vida

Desafio dos 10 anos: o que esconde esta brincadeira, aparentemente inofensiva?

Esteja atenta!

Activa.pt

anyaberkut

A nossa privacidade pode estar em causa com a recente moda do "desafio dos 10 anos". A ideia é que divulguemos imagens nossas atuais, e que as comparemos com uma tirada há dez anos, neste caso, em 2009. Mas os motivos deste desafio podem não ter sido assim tão inocentes.

Recentemente, começaram a ser divulgados rumores que acusavam o Facebook de querer recolher dados das fotografias divulgadas, para melhorar os algoritmos de reconhecimento facial. A empresa já veio negar a especulação, mas nem todos ficaram convencidos.

Esta experiência dá à famosa rede social "uma perfeita tempestade para as máquinas aprenderem. Uma oportunidade incrível para aprender, para treinarem os sistemas a reconhecer melhor pequenas mudanças", afirma Amy Weeb, profesora na NYU Stern School of Business, que se encontra a desenvolver um livro acerca da manipulação que a Inteligência Artificial pode vir a exercer sobre os humanos.

Em apenas três dias, o desafio, que teve início na semana passada, teve mais de 5,2 milhões de participações. Tanto o Facebook, como o Instagram e o Twitter se encheram de imagens deste tipo. E mesmo se o comunicado da empresa, na qual afirma não ter sido a responsável por esta experiência, for, de facto verdadeiro, não anula o facto de a rede social usar, há vários anos, a Inteligência Artificial para reconhecer as pessoas nas fotografias divulgadas.