activa

Perfil

Estilo de Vida

Lavar os lençóis depois do sexo: sim ou não?

Saiba qual a frequência ideal de lavagens da roupa de cama.

Activa.pt

nemke

Lavar os lençóis está, muito provavelmente, na lista de "coisas que não fazemos com tanta frequência quanto deveríamos" de muitas de nós. E se tem dúvidas quanto aos momentos em que deve colocar a roupa da cama a baloiçar na máquina de lavar, ou ainda se o deve fazer após ter relações sexuais, este artigo é para si.

A Matress Advisor, que tem como principal objetivo ajudar o público a escolher o melhor colchão para a respetiva cama, realizou um pequeno inquérito a 1000 pessoas, em que procurava perceber quais os hábitos de higiene predominantes no que toca aos lençóis e fronhas das almofadas. O resultado? As mulheres esperam cerca de 19 dias até mudar a roupa da cama, e os homens quase um mês: 29 dias!

Por norma, o aconselhado é lavá-los uma vez por semana, independentemente de termos tido ou não relações sexuais nesse período de tempo. Isto porque ficam lá acumuladas células da pele mortas, suor, pó, ou mesmo outros fluidos corporais, que criam um ambiente propício a bactérias, revela Sherry Ross, ginecologista e autora deShe-ology. The Definitive Guide to Women's Intimate Health, em conversa com a Health.

Com que frequência devemos lavar os lençóis após o sexo?

"Se é um parceiro fixo, mantenha a frequência de lavagem de uma semana. Ou mais, se tiver havido sujidade [suor, lubrificante, entre outros]", afirma Kim Long, ginecologista, alertando para a possibilidade de estes fluidos poderem desencadear infeções, por exemplo.

E se tiver tido um caso de uma noite? O melhor é mesmo lavar a roupa da cama após a relação sexual, caso não tenha conhecimento do histórico da pessoa com quem esteve, muito menos dos respetivos hábitos de higiene.

Minimizar a sujidade

Para evitar ter de lavar os lençóis com maior frequência, uma boa técnica é colocar uma toalha debaixo dos corpos. Isto fara com que quaisquer fluidos não sejam absorvidos pelos lençóis, mas sim pela toalha, que é de lavagem mais simples.

Evitar lubrificantes com silicone, petróleo ou com base de óleos, de modo a não deixar manchas de gordura na roupa da cama. Marcas que usam ingredientes facilmente dissolvidos com água são mais aconselhados. Caso não encontre este tipo de produtos, se notar manchas de gordura, esfregue com sabão e água quente antes de colocar a lavar na máquina.