activa

Perfil

Estilo de Vida

O número de selfies que tira diz muito sobre a sua autoestima

Tira mais de três selfies por mês? Então está de bem com o espelho.

Activa.pt

StefaNikolic

As redes sociais são faca de dois gumes.

Se, por um lado, estas plataformas podem ter um impacto positivo, por exemplo, nos hábitos alimentares dos utilizadores, por outro lado, também são associadas à depressão e ansiedade, bem como a uma imagem corporal pouco saudável. Com isto em mente, o grupo de fitness FitRated levou a cabo um estudo no qual inquiriu mil pessoas sobre o uso que fazem das redes sociais, de modo a perceber melhor como os seus hábitos podem afetar a imagem corporal, autoestima e comportamentos relacionados com saúde.

Uma das conclusões mais interessantes é que as pessoas que passam mais de três horas por dia no Facebook, Instagram, etc. têm uma maior probabilidade de acreditar que a aparência física é extremamente importante, estar pouco satisfeitos com o seu aspeto e ter uma baixa autoestima.

Os utilizadores ávidos das redes sociais têm uma autoestima mais baixa

Os utilizadores ávidos das redes sociais têm uma autoestima mais baixa

D.R.

As pessoas que tiram muitas selfies (três ou mais num mês) também têm uma maior probabilidade de acreditar que a aparência física é extremamente importante. Contudo, essa crença não se traduz necessariamente numa autoestima mais baixa. Na verdade, estes utilizadores são os mais propensos a ter uma autoestima alta e a e estar satisfeitos com sua aparência, no geral. Resumindo: se gosta de tirar autorretratos, provavelmente gosta do seu aspeto.

Por fim, o inquérito analisou as coisas que os respondentes queriam mudar nos seus corpos, com base na sua utilização das redes sociais. O top 2 é comum a todos: a barriga e o peso. Depois disso, as respostas variam. Os indivíduos que passam mais tempo diariamente nas redes sociais querem muito mudar as suas pernas e dentes, enquanto os utilizadores moderados estão mais preocupados com o cabelo.

Os utilizadores que tiram muitas selfies estão mais satiseitas com a aparência física

Os utilizadores que tiram muitas selfies estão mais satiseitas com a aparência física

D.R.

É difícil explicar o que motiva estas diferenças, mas o inquérito deixou uma coisa clara: o tempo que passamos nas redes sociais e a tirar selfies tem um impacto (positivo ou negativo) em como nos sentimos em relação aos nossos corpos e aparência.

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!