#NATURENEEDSHEROES. Tradução: a Natureza precisa de heróis. Nunca tanto como agora, em que sabemos as ameaças reais que existem à sustentabilidade do nosso planeta, esta hashtag fez tanto o sentido. Por isso, foi a escolhida pela Timberland para iniciar o movimento com o mesmo nome, num repto a que todos se juntem – e sejam heróis – para tornar o mais planeta mais verde.
A acompanhar o movimento, a marca criou o Urban Greening, um projeto a nível mundial que atua nas comunidades e convida todos a plantarem árvores, combatendo a desflorestação mundial.
Em Lisboa, o projeto contou com uma surpresa muito especial: a marca ergueu uma Casa na Árvore, no Jardim da Estrela, dando uma nova vida a um espaço mais abandonado do jardim.
O projeto surgiu em parceria com o Cabana.Studio que presenteou o jardim com uma casa 100% sustentável: sem pregos, com madeira reutilizada e sem qualquer tipo de tinta ou químico. A construção exigiu mais de 600 horas de trabalho e uma equipa de três pessoas. A técnica de “timber frammimg” resulta do encaixe das madeiras e, por isso, não necessita de pregos, assim como, a madeira usada que foi reutilizada das árvores “abandonadas” nas estradas.
A casa foi doada à Câmara Municipal de Lisboa que promete trazer muitos projetos sustentáveis junto dos mais pequenos.
A Timberland está a expandir o projeto Urban Greenning com diferentes ações por todo o Mundo, para espalhar a pegada verde . No Reino Unido, estão a transformar e renovar áreas urbanas no sul de Londres, com o objetivo de transformá-las em centros comunitários verdes e em Amesterdão a marca pretende assumir o Mediamatic, um instituto cultural para a realização de palestras e workshops práticos sobre ecologia urbana.