O período de recuperação pós-parto, também conhecido como o “quarto trimestre”, não é nada fácil para a maioria das mulheres.
Por isso mesmo, a Frida Mom, uma marca dedicada à recuperação pós-parto, tencionava transmitir um anúncio para consciencializar o público em relação a esta realidade durante a 92ª cerimónia de entrega dos Óscares. Contudo, a proposta foi rejeitada pelo canal ABC por ser “demasiado gráfica, com nudez parcial e demonstração de produto,” conforme se pode ler num comunicado de imprensa.
O anúncio acabou por ser partilhado no YouTube, onde se pode ver que começa com algumas palavras da empresa, sublinhando aquilo que o vídeo não mostra: referências religiosas, obscenidades ou menções de armas ou munições.
“É apenas uma recém-mamã, em casa com o seu bebé e com o seu novo corpo pela primeira vez. Ainda assim, foi rejeitado. E ainda nos perguntamos por que é que as mulheres que foram mães recentemente se sentem despreparadas.”
A publicidade em si tem a duração de 60 segundos e mostra uma mãe a sair da cama, depois de ser acordada pelo choro do seu bebé. Enquanto caminha lentamente para a casa de banho, as suas cuecas descartáveis deixam ver a barriguinha pós-parto. Sentada na sanita e claramente com dores, começa a tratar dos seus problemas (possivelmente hemorroidas e/ou rasgaduras) com a ajuda de uma garrafa de plástico cheia de água e pensos diários. Embora se veja claramente o momento em que tira a roupa interior, não há nudez.
No fim, aparece uma frase no ecrã: “A recuperação pós-parto não tem de ser assim tão complicada,” seguida de imagens dos produtos da coleção, cujo objetivo é simplificar a rotina de cuidados íntimos no pós-parto.
“A missão da Frida Mom é garantir que as mulheres sabem o que vai acontecer aos seus corpos no pós-parto e prepará-las,” diz um comunicado. A empresa explica ainda que se o anúncio não for transmitido em momentos em que as mulheres estão a ver televisão como, por exemplo, durante os Óscares, então a recuperação pós-parto continuará a ser um assunto tabu.