Em tempos ridicularizada pelo seu tom de pele, a modelo sul-sudanesa Nyakim Gatwech agora consta no livro de recordes do Guiness como a pessoa mais escura do mundo. Um “feito” estranho e questionável, mas que não deixa de servir um propósito maior: celebrar a beleza desta jovem, de 27 anos. E é nisso que preferimos concentrar-nos.

Gatwech referiu em revistas anteriores que foi vítima de racismo em muitas ocasiões, sendo que as pessoas lhe pediam para clarear a pele. Aliás, ganhou muitos fãs nas redes sociais quando partilhou que foi desafiada por um motorista da Uber a clarear a pele por 10 mil dólares. A sua resposta? “Nunca faria isso. Considero que a minha pele é uma bênção”.

A prática de recorrer a substâncias químicas para reduzir a concentração de melanina na pele é muito comum em vários países africanos e asiáticos, bem como na Índia, e estes produtos estão associados a uma série de problemas de saúde, incluindo cancro. 

Apesar de ter tido problemas de autoestima, Nyakim aprendeu a sentir-se confortável na sua pele e fez daquilo que os outros viam como uma desvantagem o seu cartão de visita. Tornou-se modelo e ajudou a quebrar barreiras e os padrões convencionais de beleza. 

A manequim, que agora vive nos Estados Unidos e terá uma fortuna avaliada em 4 milhões de dólares, não só é ativista pela representatividade na indústria da moda, como também uma voz pelos direitos dos negros em todo o mundo. Os fãs chamam-lhe “Rainha da Escuridão” – um título que aceita com orgulho.

“O preto é ousado, o prelo é lindo, o preto é ouro. Não deixem que os padrões americanos danifiquem a vossa alma africana. Amem a vossa pele, independentemente do tom que ela possa ter,” lê-se numa das suas legendas no Instagram.

Palavras-chave

Relacionados

Inspirações

Miss Inglaterra troca a coroa pelo estetoscópio para ajudar no combater ao coronavírus

A partir de agora é Dra. Bhasha Mukherjee.

Inspirações

Esta fotografia de Jennifer Lopez lançou um movimento inspirador

Conheça o #JLoChallenge.

Inspirações

Voz ACTIVA Podcast: Leonor Bettencourt Loureiro, a "miúda" que trata o cinema por 'tu'

Se o clã Coppola a quiser, Leonor confessa que está disponível para se juntar a eles. Mas os sonhos não se ficam por aqui...

Mais no portal

Beleza e Saúde

Experiementei a receita de dois ingredientes que dizem ser muito saciante

Se o desafio envolve comida, não há como recusar, não é?

Lifestyle

2021 irá trazer uma boa dose de funk a Portugal

O próximo ano ficará marcado pela 1ª edição do Kondzilla Festival em Lisboa. Kevinho e David Carreira já estão confirmados.

Beleza e Saúde

7 motivos pelos quais não consegue ter um orgasmo

Se não é o seu caso, com certeza já ouviu as queixas de alguma amiga, certo? Entenda por que algumas mulheres sentem esta dificuldade.

Celebridades

Ex-namorada de Drake Bell acusa-o de violência doméstica

A atriz conta que o companheiro a chegou a arrastar pelas escadas de casa.

Celebridades

Angelina Jolie acredita que está a acontecer algo estranho no divórcio com Brad Pitt

Apesar de já estarem oficialmente divorciados, os dois ainda têm algumas questões a decidir, nomeadamente sobre os filhos e finanças.

Celebridades

Pippa Middleton não queria convidar Meghan para o casamento

Rumores de que a irmã de Kate sentia alguma inveja da companheira de Harry parecem ter sido confirmados numa obra recente.

Beleza e Saúde

Diz quem sabe: truques para comer gelados sem engordar

Não precisa de eliminar este tipo de alimento por completo, mas sim saber as melhores dicas para o consumir com moderação.

Celebridades

Chris Pratt e Katherine Schwarzenegger dão as boas-vindas ao primeiro filho

Chris Pratt e Katherine Schwarzenegger celebraram o primeiro aniversário de casamento em junho e assinalam agora a chegada do primeiro filho.

Moda

Estes são os ténis que vão dar um novo fôlego à sua corrida

O regresso de um clássico, em novas cores.

Celebridades

Simon Cowell no hospital após acidente de bicicleta

O jurado do 'America´s Got Talent' está no hospital.

Lifestyle

Unique Sushi Lab: onde comer é sempre uma (boa) surpresa

O restaurante que os amantes de sushi têm de conhecer e que ér capaz de converter mesmo os mais desconfiados em fãs da culinária japonesa. A culpa é do chef Johnny Keep.

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel