Ângela Malheiro recebeu a alcunha de Bumba na História. Sim, a relação com a humorista Mariana Cabral que faz os vídeos humorísticos Bumba na Fofinha é óbvia e nem é para esconder. Esta foi a alcunha que os alunos do Colégio Sagrado Coração de Maria, em Lisboa, lhe colocaram. “Um dia uma aluna contou-me, meio a medo, que os miúdos me chamavam assim. Fartei-me de rir. ‘É tal qual ela a falar nas aulas’, disse-me a aluna”. De tal forma que a alcunha se colou a Ângela que os alunos criaram um logotipo para a professora de História A e História e Cultura das Artes, que lhe ofereceram estampado num saco no seu aniversário.

Confrontada em meadas de março com o encerramento da escola, e com turmas de alunos que iam realizar exames no final do ano letivo, Ângela sentiu que era necessário combater as restrições naturais do ensino à distância. “Comecei a ver a minha vida andar para trás e a ansiedade dos miúdos. Nas duas semanas de férias da Páscoa não parei e decidi encontrar o máximo de estratégias possíveis com o muito material que já tinha.” E desta forma decidiu avançar para um plano de aulas… diferente. “É a versão Tele Bumba” diz com uma gargalhada. “Nunca tinha feito nada assim”.

O resultado deste trabalho foram os vídeos que começou por disponibilizar aos alunos num canal do Youtube que criou para o efeito. No dia em que 3.º período arrancou, Ângela Malheiro publicou o primeiro vídeo e desde aí não parou. São vídeos com cerca de 15 minutos a meia hora em que a História é apresentada de uma forma em simultâneo aprofundada e divertida – e quando deu por si integravam o plano do Ministério da Educação’ Eu estudo em Casa’.

Sensível às assimetrias no acesso ao ensino à distância no nosso país, Ângela mostra-se feliz por estar assim a ajudar outros alunos a colmatarem lacunas e a ficarem mais bem preparados para os exames. Mas atenção: os vídeos são também uma lição de História para nós, adultos, e por isso o melhor mesmo é visitar o canal Eu Aprendi com a Bumba desta professora no Youtube que não permite que nenhuma pandemia a trave!

 

Palavras-chave

Mais no portal

Beleza e Saúde

Experiementei a receita de dois ingredientes que dizem ser muito saciante

Se o desafio envolve comida, não há como recusar, não é?

Lifestyle

2021 irá trazer uma boa dose de funk a Portugal

O próximo ano ficará marcado pela 1ª edição do Kondzilla Festival em Lisboa. Kevinho e David Carreira já estão confirmados.

Beleza e Saúde

7 motivos pelos quais não consegue ter um orgasmo

Se não é o seu caso, com certeza já ouviu as queixas de alguma amiga, certo? Entenda por que algumas mulheres sentem esta dificuldade.

Celebridades

Ex-namorada de Drake Bell acusa-o de violência doméstica

A atriz conta que o companheiro a chegou a arrastar pelas escadas de casa.

Celebridades

Angelina Jolie acredita que está a acontecer algo estranho no divórcio com Brad Pitt

Apesar de já estarem oficialmente divorciados, os dois ainda têm algumas questões a decidir, nomeadamente sobre os filhos e finanças.

Celebridades

Pippa Middleton não queria convidar Meghan para o casamento

Rumores de que a irmã de Kate sentia alguma inveja da companheira de Harry parecem ter sido confirmados numa obra recente.

Beleza e Saúde

Diz quem sabe: truques para comer gelados sem engordar

Não precisa de eliminar este tipo de alimento por completo, mas sim saber as melhores dicas para o consumir com moderação.

Celebridades

Chris Pratt e Katherine Schwarzenegger dão as boas-vindas ao primeiro filho

Chris Pratt e Katherine Schwarzenegger celebraram o primeiro aniversário de casamento em junho e assinalam agora a chegada do primeiro filho.

Moda

Estes são os ténis que vão dar um novo fôlego à sua corrida

O regresso de um clássico, em novas cores.

Celebridades

Simon Cowell no hospital após acidente de bicicleta

O jurado do 'America´s Got Talent' está no hospital.

Lifestyle

Unique Sushi Lab: onde comer é sempre uma (boa) surpresa

O restaurante que os amantes de sushi têm de conhecer e que ér capaz de converter mesmo os mais desconfiados em fãs da culinária japonesa. A culpa é do chef Johnny Keep.

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel