A mulher que conquistou a américa

Quem vê o canal de televisão SIC Mulher já se rendeu ao seu programa, ‘The Oprah Winfrey Show’: uma hora de conversa com uma receita aparentemente simples uma comunicação franca e informal com médicos, psicólogos, pessoas com problemas para partilhar e até celebridades. Há quem diga que o segredo de Oprah reside no facto de não ser uma mera apresentadora, mas uma amiga com quem se troca segredos. porque Oprah também não se coíbe de confessar que tem um problema com comida, que fumou cocaína e até que foi violada em criança. Assim se conquista audiências…

SOBREVIVENTE AO ABUSO
Pouco depois de nascer, Oprah foi abandonada aos cuidados da avó materna, com quem aprendeu a ler. Aos seis anos foi viver com a mãe, altura em que começou o seu calvário de abusos que a marcaria para sempre: "Fui violada, quando tinha nove anos, por um primo e molestada sexualmente por um amigo da família e por um tio. Comecei a pensar que a vida era assim."

O CAMINHO DA DESTRUIÇÃO
A relação conflituosa com a mãe fez com que Oprah entrasse numa rota de destruição: "Tornei-me uma adolescente sexualmente promíscua e meti-me em muitos sarilhos." Aos 13 anos fugiu e foi enviada para uma casa de correcção juvenil, onde apenas não ficou porque não havia camas vagas. Aos 14 anos deu à luz um menino prematuro, que mor reu duas semanas depois. Foi viver com o pai, um homem rígido, que lhe deu um rumo. Hoje, Oprah diz que o pai lhe salvou a vida.

NASCEU UMA ESTRELA
O talento inato de Oprah para a comunicação e a sua espontaneidade fez com que ganhasse alguns concursos de beleza. Aos 17 anos, após ter sido coroada Miss Prevenção de Incêndios, visitou uma estação de rádio local, de Nashville. Depois de a terem ouvido ler as notícias, assinou um contrato. Estava dado o primeiro passo para a fama. Dois anos depois, já na universidade, foi contratada pela televisão de Nashville: era a primeira pivô negra daquela estação. Mais tarde aceitou o desafio de apresentar um programa matinal com baixas audiências. Oprah deu-lhe uma reviravolta tal que ao fim de três meses era o talk show mais visto. Em 1985 o programa foi rebaptizado com o nome ‘Oprah Winfrey Show’ e foi alargado para uma hora de emissão.

SABIA QUE…
… Foi a primeira mulher afro-americana a fazer par te da lista de bilionár ios da revista ‘Forbes’. O seu prog rama é transmitido em 105 país e s. Estreou -se como actriz e m 198 5 no filme de Steven Spielberg ‘A Cor Pú rpura’. Iniciou a Acta Americana de Protecção Nacional de Menores em 1991.

A MANIA DAS DIETAS
Desde os 22 anos que Oprah luta com o seu peso. Mas aos 51 anos está em forma e partilha os seg redos da dieta que a fez recuperar as suas medidas de Miss aos 18 anos: faz exercício cinco vezes por semana e eliminou as comidas ‘brancas’ da sua alimentação: "Nem devo sequer fingir que posso comer pão e arroz, mass a ou batata s." Até descobrir um r egime ali me ntar que resultas se, Oprah experime ntou mil e uma dietas. A mais drástica fê-la perder 30,5 kg em apenas quatro meses, "desci até aos 65,9 quilos e mantive-me assim durante um dia . antes de recomeçar a ganhar peso". Quatro anos de pois, em 1992, bateu o seu recorde de peso: 124 quilos. Foi nessa altura que o seu treinador pessoal conta que a apresentadora acordou para a realidade : "Ela sentia palpitações e isso assustou-a."

A ‘MADRE TERESA’ DOS TEMPOS MODERNOS
Um dos projectos mais queridos de Oprah é a Angel Network, que atribui bolsas de estudo a estudantes com dificuldades financeiras. O prémio Dedique a Sua Vida dá todas as semanas cem mil dólares a pesso as devotadas em tornar melhor a vida dos outros . Oprah tem ainda um programa de voluntariado cujo ob jectivo é construir casas para america nos pobres, e para ajudar estudantes das minorias a obter uma melhor educação.

DADOS PESSOAIS
Oprah Gail Winfrey.
51 anos. Nasceu a 29 de Janeiro de 1954, em Kosciusko, no Mississipi.
É solteira, mas vive maritalmente com Stedman Graham desde 1986.
Fortuna: 1,1 mil milhões de dólares.

Mais no portal

Moda

Fomos espreitar as propostas da Primark e estes são os nossos 10 acessórios preferidos

Os acessórios must-have para os dias de calor

Moda

Quem disse que não há lugar para fatos num armário de primavera?

Dos tons neutros aos mais vibrantes; das silhuetas justas às oversized, é impossível resistir a estes 10 conjuntos coordenados.

Beleza

Cabelos: três tendências inspiradas nas Deusas do Olimpo

Confira as sugestões Jean Louis David.

Lifestyle

Aos fins de semana, há 'brunch' na Doca de Santo

Com vista para o Tejo.

Moda

Uns ténis para quem não tem medo de brilhar debaixo dos holofotes

Os novos ténis da marca Puma em colaboração com Dua Lipa

Celebridades

Harry aterra no Reino Unido sem Meghan e reencontra-se com o irmão

A propósito do funeral do avô, Philip.

Moda

Estas cinco combinações de cores são a definição de luxo

Quer dar mais cor ao seu guarda-roupa? Então, inspire-se nestes visuais que encontram equilíbrio em apostas inesperadas.

Moda

Parfois: 10 artigos imperdíveis em promoção

Confira as sugestões que selecionámos.

Saúde

Um beijo, três consequências para a saúde oral

O Dia do Beijo celebra-se anualmente a 13 de abril, e Portugal não foge aos festejos. Aqui ficam três consequências (boas e más) deste gesto de carinho na saúde oral.

Body Shaper

A receita caseira que combate três grandes preocupações estéticas das mulheres

No novo episódio da rubrica Body Shaper, partilho uma massagem que ajuda a eliminar a celulite, a má circulação e a retenção de líquidos.

Saúde

CDC declara racismo ameaça à saúde pública

A agência americana focou-se no impacto deste a nível físico e emocional.