Têm ambas pouco mais de 40 anos e fizeram carreira nas editoras discográficas. Isabel Amador trabalhou durante 20 anos na promoção e Tessa Giffon quase outros tantos no marketing, no meio dos artistas, dos fotógrafos e dos bastidores dos espectáculos.

Saíram juntas da Polygram rumo à Warner, mas começaram a pensar que mais tarde ou mais cedo teriam de mudar de vida. ‘Quando percebemos que a situação estava a ficar complicada, começámos a pensar em alternativas’, conta Isabel Amador, para acrescentar: ‘Viajávamos muito e víamos lojas lindíssimas lá fora. Tanto a Tessa como eu gostávamos de flores, e todos os fins-de-semana fazíamos questão de as ter em casa.’ No fundo, era uma paixão que partilhavam sem saber, tanto que um dos passatempos de Tessa era precisamente a jardinagem.

O NOVO COMEÇO

Foi uma ideia lançada na brincadeira, no meio de queixas por não encontrarem rosas bonitas para levarem para casa. Fizeram estudos de mercado em Portugal e foram para França à procura do que viam nas revistas e nas montras das lojas estrangeiras. ‘Encontrámos uma florista francesa que foi fantástica. A Marie, da loja Garrance, foi a nossa fada-madrinha’, explica Tessa. ‘Levou-nos ao mercado de Rangisse. que é a coisa mais fantástica que existe, e tudo aquilo que nos diziam que não havia estava lá.’ Decidiram que era complicado ter uma loja só de rosas: ‘Fomos a um grande supermercado, com gastronomia de todo o mundo, incluindo os rebuça-dos, os chás e as geleias de rosas. e pensámos que poderíamos incluir na loja os derivados das rosas.’

A RAINHA DAS FLORES

A 29 de Novembro de 2004 a Loja das Rosas abriu portas, com um con-ceito que existe nos Estados Unidos, em França e na Bélgica. Ali há rosas lindas e de todas as cores; e tudo o que diz respeito à flor. Na cosmética e na gastronomia vão mais longe e também têm mimosas, violetas e alecrim.

Não usam celofane nos ramos, para preservar a beleza daquela que conside-ram a rainha das flores: ‘A certa altura, as rosas quase se tornaram pirosas e chegou a ser feio oferecê-las. Se deixarmos alguma herança, será reabilitar a rosa e devolver-lhe o seu lugar’, explicam as sócias, que esperam chegar mais longe com a sua ousadia: ‘Gostamos de pensar que podemos dar coragem a outras mulheres para que avancem num sonho de mudar de vida, mas recordando sempre que sem trabalho não se consegue nada.’

Mais no portal

Moda

Fomos espreitar as propostas da Primark e estes são os nossos 10 acessórios preferidos

Os acessórios must-have para os dias de calor

Moda

Quem disse que não há lugar para fatos num armário de primavera?

Dos tons neutros aos mais vibrantes; das silhuetas justas às oversized, é impossível resistir a estes 10 conjuntos coordenados.

Beleza

Cabelos: três tendências inspiradas nas Deusas do Olimpo

Confira as sugestões Jean Louis David.

Lifestyle

Aos fins de semana, há 'brunch' na Doca de Santo

Com vista para o Tejo.

Moda

Uns ténis para quem não tem medo de brilhar debaixo dos holofotes

Os novos ténis da marca Puma em colaboração com Dua Lipa

Celebridades

Harry aterra no Reino Unido sem Meghan e reencontra-se com o irmão

A propósito do funeral do avô, Philip.

Moda

Estas cinco combinações de cores são a definição de luxo

Quer dar mais cor ao seu guarda-roupa? Então, inspire-se nestes visuais que encontram equilíbrio em apostas inesperadas.

Moda

Parfois: 10 artigos imperdíveis em promoção

Confira as sugestões que selecionámos.

Saúde

Um beijo, três consequências para a saúde oral

O Dia do Beijo celebra-se anualmente a 13 de abril, e Portugal não foge aos festejos. Aqui ficam três consequências (boas e más) deste gesto de carinho na saúde oral.

Body Shaper

A receita caseira que combate três grandes preocupações estéticas das mulheres

No novo episódio da rubrica Body Shaper, partilho uma massagem que ajuda a eliminar a celulite, a má circulação e a retenção de líquidos.

Saúde

CDC declara racismo ameaça à saúde pública

A agência americana focou-se no impacto deste a nível físico e emocional.