Carla Faria - A necessidade fez o engenho

Quem é: Carla Faria, 41 anos
O que faz: software pedagógico e brinquedos adaptados para crianças com deficiência
Onde encontrar: Nas lojas da especialidade, na FNAC e no site www.papim.com

Há 15 anos, Carla Faria, licenciada em Matemáticas Aplicadas, trabalhava em Informática de Gestão e esperava um bebé. Se lhe dissessem que uma década mais tarde iria ser especialista em software pedagógico e brinquedos adaptados para crianças com deficiência provavelmente ter-se-ia rido com vontade.
No entanto, foi precisamente o que aconteceu. O nascimento do filho Diogo, com paralisia cerebral, reorientou radicalmente os seus interesses e, mais do que isso, o seu percurso profissional. ‘Naquela altura eu não sabia nada sobre a matéria. O Diogo estava no Centro de Paralisia Cerebral do Porto e foi lá que adquiri os primeiros conhecimentos. Os terapeutas faziam com ele exercícios e jogos para estimular a atenção e o raciocínio. Um deles consistia em encaixar objectos de várias formas, mas o Diogo tinha dificuldade em agarrá-los. Lembrei-me então de criar o mesmo jogo, mas num computador, onde bastava manejar o rato’, conta a empresária.
As ideias para jogos multiplicaram-se e a sua popularidade cresceu rapidamente. É que não eram apenas as crianças com deficiências que os apreciavam, os miúdos em geral também.
Os apoios institucionais primeiro do Instituto de Inovação Educacional e depois da Microsoft permitiram-lhe dedicar-se a tempo inteiro ao projecto.
Resultado: quatro softwares premiados e dois sites, um para divulgação e venda dos jogos (www.papim.com) e outro que funciona como portal de informação (www.ajudas.com). Para o mais recente jogo, ‘Quero Ser Presidente’, contou com o apoio da Assembleia da República.

Um projecto solidário
Mas os jogos não bastaram a Carla Faria, que quis ainda ultrapassar os preços ‘absurdamente elevados’ dos brinquedos adaptados que existiam no mercado. Decidiu ela própria adaptá-los em casa. ‘Torná-los manuseáveis por crianças com limitações implica abrir os que funcionam a pilhas (falam, tocam ou acendem luzes) e puxar o seu circuito para o exterior, de modo a serem accionados facilmente só com a pressão da mão ou cabeça.’ Mais uma vez, o círculo doméstico foi o primeiro palco de testes e o sucesso instantâneo. A vontade de que mais crianças pudessem ter estes brinquedos levou-a a procurar formas de os oferecer. ‘O Jumbo de Gaia deu-me os brinquedos e consegui ir a Angola dá-los no Natal.’ O resultado compensa o esforço. Basta-lhe a satisfação de saber que no ano passado 115 crianças receberam um brinquedo adaptado.

BÁRBARA BETTENCOURT

Mais no portal

Moda

Fomos espreitar as propostas da Primark e estes são os nossos 10 acessórios preferidos

Os acessórios must-have para os dias de calor

Moda

Quem disse que não há lugar para fatos num armário de primavera?

Dos tons neutros aos mais vibrantes; das silhuetas justas às oversized, é impossível resistir a estes 10 conjuntos coordenados.

Beleza

Cabelos: três tendências inspiradas nas Deusas do Olimpo

Confira as sugestões Jean Louis David.

Lifestyle

Aos fins de semana, há 'brunch' na Doca de Santo

Com vista para o Tejo.

Moda

Uns ténis para quem não tem medo de brilhar debaixo dos holofotes

Os novos ténis da marca Puma em colaboração com Dua Lipa

Celebridades

Harry aterra no Reino Unido sem Meghan e reencontra-se com o irmão

A propósito do funeral do avô, Philip.

Moda

Estas cinco combinações de cores são a definição de luxo

Quer dar mais cor ao seu guarda-roupa? Então, inspire-se nestes visuais que encontram equilíbrio em apostas inesperadas.

Moda

Parfois: 10 artigos imperdíveis em promoção

Confira as sugestões que selecionámos.

Saúde

Um beijo, três consequências para a saúde oral

O Dia do Beijo celebra-se anualmente a 13 de abril, e Portugal não foge aos festejos. Aqui ficam três consequências (boas e más) deste gesto de carinho na saúde oral.

Body Shaper

A receita caseira que combate três grandes preocupações estéticas das mulheres

No novo episódio da rubrica Body Shaper, partilho uma massagem que ajuda a eliminar a celulite, a má circulação e a retenção de líquidos.

Saúde

CDC declara racismo ameaça à saúde pública

A agência americana focou-se no impacto deste a nível físico e emocional.