Esta artesã portuguesa, de 42 anos, sempre sentiu um gosto especial por artes decorativas, daí os seus estudos terem passado pelo IADE, Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, em Lisboa, onde durante dois anos se dedicou ao curso de Design Industrial.

Em 1982 o destino troca-lhe as voltas e muda radicalmente a sua vida: Tumtum casa-se e troca a pacata vila de Cascais pela frenética cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, onde permanece durante dez anos. Aí decide que a sua vocação não podia ser ignorada e tinha de continuar a investir nela. Se bem o pensou, melhor o fez, e a inscrição no curso de Design Industrial da Universidade Católica do Rio de Janeiro tornou-se uma realidade.

É através deste regresso à escola que a designer se dedica por completo à manufactura de embalagens decorativas, envolvendo-se num projecto de criação de uma linha de estojos que funcionou como trabalho final de curso, no qual obtém nota máxima. Os dados estavam lançados e Tumtum nunca mais parou.

MAIS QUE UMA SIMPLES EMBALAGEM

Dez anos mais tarde, e de volta a Portugal, a designer decidiu abrir o seu próprio ateliê e expandir o negócio: ‘Queria ressuscitar uma arte esquecida, que é a de fabricar embalagens e estojos sob medida’, revela.

Cascais foi a vila escolhida, não só pela ligação sentimental como pela sua excelente localização, o que lhe permitiu começar a colaborar com joalheiros,
designers de jóias, pintores e escultores, lojas e museus. A sua preocupação é criar harmonia entre a peça e o estojo, encarando a embalagem como o complemento de um todo e não apenas como uma ‘caixa’ onde vai o recheio. ‘Junto-me ao grupo dos que têm orgulho de serem portugueses e fazem produtos ‘made in Portugal’ com muita honra. Também luto contra a uniformização dos produtos
.‘ E a verdade é que até agora o sucesso do seu percurso profissional espelha a grande aceitação que as suas embalagens personalizadas estão a ter. ‘Acho que preencho uma lacuna no mercado, pois existe uma grande procura de embalagens e estojos sob medida em pequenas quantidades e de alta qualidade.’

RUMO AO SUL

Em 1994 vai viver para Lagos e tem o privilégio de trabalhar num ‘ateliê perto da Natureza, envolvido em ar puro, silêncio e beleza’. O negócio, esse, não se ressentiu, o contacto com os clientes antigos manteve-se, muitos trabalhos são decididos ao telefone ou por e-mail, além de as suas peças serem vendidas na loja Apopsi (ver contacto na página das moradas), em Lisboa. A qualidade dos materiais, a cor e a originalidade das embalagens são algumas das mais-valias na hora da escolha de um produto, um objectivo a que Tumtum pretende dar continuidade: ‘Quero que peça e estojo sejam um só, o melhor e mais bonito possível.’ Comprove-o com os seus próprios olhos em
www.designestojos.com.

FAÇA COMO ELA

Se procura fazer algo relacionado com as artes e criar as suas próprias peças, existem escolas especializadas. Tome nota:

Escola Superior de Artes Decorativas Bacharelato em Artes Decorativas.

Tel.: 21 881 46 51.

E-mail: esad.geral@fress.pt.

Instituto de Artes e Ofícios Cursos de curta duração em Encadernação, Decoração de Encadernações e Pintura de Imitação de Materiais.

Tels.: 21 881 46 81/82.

E-mail: iao.geral@fress.pt.

IADE Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing Curso de Design Industrial, Visual e Ambientes.

Tel.: 21 393 96 00.

E-mail:
iade@iade.pt.

Relacionados

Lifestyle

Educação

Em 2025, apenas dois em cada dez portugueses terão uma licenciatura.

Lifestyle

Anabela Avelar

Dona da kwa Zulu, loja de decoração

Lifestyle

Natacha Marjanovic

Actriz e professora de teatro

Lifestyle

Cristina Campeã

Instrutora de condução

Mais no portal

Moda

Fomos espreitar as propostas da Primark e estes são os nossos 10 acessórios preferidos

Os acessórios must-have para os dias de calor

Moda

Quem disse que não há lugar para fatos num armário de primavera?

Dos tons neutros aos mais vibrantes; das silhuetas justas às oversized, é impossível resistir a estes 10 conjuntos coordenados.

Beleza

Cabelos: três tendências inspiradas nas Deusas do Olimpo

Confira as sugestões Jean Louis David.

Lifestyle

Aos fins de semana, há 'brunch' na Doca de Santo

Com vista para o Tejo.

Moda

Uns ténis para quem não tem medo de brilhar debaixo dos holofotes

Os novos ténis da marca Puma em colaboração com Dua Lipa

Celebridades

Harry aterra no Reino Unido sem Meghan e reencontra-se com o irmão

A propósito do funeral do avô, Philip.

Moda

Estas cinco combinações de cores são a definição de luxo

Quer dar mais cor ao seu guarda-roupa? Então, inspire-se nestes visuais que encontram equilíbrio em apostas inesperadas.

Moda

Parfois: 10 artigos imperdíveis em promoção

Confira as sugestões que selecionámos.

Saúde

Um beijo, três consequências para a saúde oral

O Dia do Beijo celebra-se anualmente a 13 de abril, e Portugal não foge aos festejos. Aqui ficam três consequências (boas e más) deste gesto de carinho na saúde oral.

Body Shaper

A receita caseira que combate três grandes preocupações estéticas das mulheres

No novo episódio da rubrica Body Shaper, partilho uma massagem que ajuda a eliminar a celulite, a má circulação e a retenção de líquidos.

Saúde

CDC declara racismo ameaça à saúde pública

A agência americana focou-se no impacto deste a nível físico e emocional.