Tire partido de trabalhar no Verão

Não há hora de ponta!

Delicie-se com o facto da sua cidade ou vila estar deserta, porque toda a gente foi para o Algarve ou para a ‘terra’ (é claro que isto deixa de funcionar se morar no Algarve ou trabalhar na indústria hoteleira).

O paraíso começa de manhã. Nem acredita que demorou apenas um quarto de hora de carro a chegar ao trabalho. À tarde a cena repete-se e começa a dar graças a si mesma por não ter marcado férias em Agosto. Há lugares vagos no seu autocarro! O estacionamento em frente ao trabalho está a meio gaz e pode até escolher um lugar à sombra.

Á hora de almoço não tem de esperar de pé para conseguir lugar no restaurante do costume. Servem-na mais depressa.

À tarde, combine com o marido ou namorado e encontrem-se à porta do cinema, como nos velhos tempos. Assistam à sessão das 19 horas. Não há ninguém na sala, podem assistir ao filme, descontraídos, sem o barulho de trezentas pessoas a rebuscar no balde das pipocas. Quem sabe até dê para namorar um pouco no escuro… Depois de um bom filme, que tal um jantar tranquilo, a dois?

Os telefones já não tocam

O escritório também está mais calmo este mês, já reparou? A maior parte dos negócios pára, quase todos os seus contactos profissionais estão para fora. Os telefones já não tocam o dia todo e não há dezenas de e-mails a responder. O seu chefe provavelmente está no nordeste brasileiro a beber cocktails na esplanada do hotel, por isso está muito mais à vontade. Já não lhe pedem de cinco em cinco minutos para lhe ligarem ao senhor Silva, para lhe trazerem café ou para ter o relatório pronto ontem.

Pode aproveitar para fazer aquela arrumação à sua secretária, deitar papelada fora, organizar a torre de papéis no arquivo dos ‘pendentes’.

Se ficou com o trabalho de alguém que foi de férias, organize melhor o seu tempo. Dedique metade do seu expediente às suas coisas e a outra metade aos assuntos do seu colega.

Para o tempo custar menos a passar, leve o discman ou o walkman para o emprego e a selecção dos seus melhores álbuns. Ouça música. Compre as suas flores preferidas e ponha uma jarra em cima da sua mesa.

Um almoço diferente todos os dias

A hora de almoço é um dos momentos do dia em que pode aproveitar para relaxar e fazer algumas das coisas que mais lhe dão prazer. Saia do escritório cinzento!

*Se houver por perto um parque ou jardim, não hesite. Prepare um cesto de piquenique de manhã cedo e convide os colegas de trabalho que também ficaram de plantão.

*Se é fã de gastronomia tradicional, aproveite e vá almoçar a um restaurante típico. A comida alentejana, minhota, beirã tem as suas representações em quase todo o lado.

*Se está mais virada para os sabores do mundo, aproveite para combinar almoços com os colegas em restaurantes de outras nacionalidades. Numa semana no restaurante chinês, noutra tente um italiano. Três dias depois experimenta o japonês e uns dias mais tarde é a vez do israelita. Fim à monotonia!

* Não lhe convém nada gastar dinheiro em rallies gastronómicos? Aproveite, então, o que resta da sua pausa a meio do dia para levar um bom livro, sentar-se num sítio calmo e apreciar umas páginas de prazer.

* Quem mora ao pé de casa pode mesmo dormir meia-hora antes do regresso ao trabalho. Alguns estudos mostram que a sesta é potenciadora de uma maior produtividade no trabalho, da parte da tarde.

Picar o ponto e ir a banhos

Se o melhor do Verão, para si, são as idas à praia, e se não trabalha muito longe do mar, porquê privar-se do seu passatempo estival preferido? Negocie com o chefe uma alteração do horário de expediente. Entre ao serviço uma ou duas horas mais cedo. É um sacrifício mas, se conseguir começar a trabalhar às 8 da manhã e sair às 4 ou 5 da tarde, ainda vai a tempo de apanhar umas horas de sol saudável.

Como alternativa, pode dar uma escapadela para um mergulho à hora de almoço. Mas não se esqueça do protector solar com factor elevado e do chapéu de sol. Estas são as horas em que o sol é mais prejudicial. Se não pode ir à praia, vá até à piscina municipal ou do seu ginásio, na pausa para o almoço.

Como vê, transformar o seu Agosto laboral num mês de trabalho calmo não é uma tarefa hercúlea. Quem disse que negócios e prazer não podem coexistir?

Relacionados

Lifestyle

5 passos simples para acabar como o stresse no trabalho

Combata o stresse diário no escritório com passos simples, mas eficazes, como livrar-se da tralha acumulada na secretária ou beber mais água.

Lifestyle

Cinco atitudes que prejudicam a sua carreira

Determinados comportamentos no local de trabalho podem prejudicar a sua ascensão profissional e até pôr em causa o seu emprego. Saiba quais são e registe os conselhos da psicóloga Ana Afonso que ajudam a corrigir estas condutas menos favoráveis.

Lifestyle

Como subir na vida depressa e bem!

Se quer subir alguns degraus na hierarquia da sua empresa, há regras elementares que não deve perder de vista. Neste aspecto os homens ganham-nos, muitas vezes, aos pontos. Aprenda com eles e com os conselhos da dr.ª Ana Afonso, especialista em psicologia do trabalho.

Lifestyle

Agressividade no local de trabalho: como lidar

Chefes prepotentes, colegas insuportáveis… Quem nunca se sentiu agredida no sítio onde trabalha? Em nome do bom ambiente e da produtividade, coloque um ponto final na situação.

Lifestyle

"Fui despedida e agora?"

Saiba aquilo a que tem direito e veja como tornar mais eficaz a sua procura de novo emprego

Lifestyle

Missão: encontrar trabalho novo

Estar à procura de emprego é em si mesmo um emprego. Isto significa que requer dedicação e disciplina. Antes de mais nada organize-se e depois meta mãos à obra!

Lifestyle

Cuidado com o chefe

Chefes autoritários podem afectar a nossa saúde. Gritos e prepotência são factores de risco acrescidos para ataques cardíacos.

Mais no portal

Imagem de Sucesso

As regras de estilo para escolher "looks" mais frescos sem descurar a elegância

Este é o tema do novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso.

Diz Quem Sabe

Ervilha amarela: uma nova alternativa aos alimentos de origem animal?

Um artigo de opinião assinado pela nutricionista Ana Leonor Perdigão.

Diz Quem Sabe

Tudo o que precisa de saber sobre a reabilitação oncológica

Um artigo de opinião assinado pelo médico Énio Pestana, do Hospital CUF Cascais, sobre este tipo de cuidados.

Saúde

Podcast: Sandra Gomes Silva responde às nossas questões sobre vegetarianismo

Os prós e os contras de um tipo de alimentação que leva em conta preocupações éticas e ambientais. Afinal, precisamos mesmo da carne para sermos saudáveis?

Saúde

O vegetarianismo melhora a vida sexual? Eis o que diz a Ciência

Não podemos subestimar o poder de uma dieta à base de plantas.

Mulheres Inspiradoras

Tem mesmo de conhecer estas ambientalistas portuguesas

Aqui ficam alguns exemplos de mulheres que renovam diariamente o compromisso de conservação e preservação ambiental.

Beleza

Conheça as grandes vantagens dos champôs sólidos

Preparámos também uma lista de produtos que pode incluir na sua rotina de cuidados capilares.

Nas Bancas

Como salvar as suas plantas

Na ACTIVA Verde, já em banca, os conselhos para escolher e cuidar das suas plantas.

Nas Bancas

Este casal mostra-nos como é viver "fora da rede"

Uma casa de madeira foi o início da mudança.

Nas Bancas

Receitas (de chef): desperdício zero

Sabia que está a deitar fora uma das melhores partes dos seus legumes?

Comportamento

A sustentabilidade chegou ao sexo

Conheça quatro formas de ajudar a salvar o planeta entre quatro paredes.