COMO GANHER DINHEIRO EXTRA… para superar a crise

Dar explicações de física ou matemática e fazer comida para fora, são clássicos do biscate para quem precisa mesmo fazer crescer o dinheiro ao fim do mês mas não pode ter dois empregos. Mas em época de crise, é preciso arranjar maneiras mais eficazes de ganhar dinheiro extra. Mas, com imaginação e algum espírito de empreendimento é possível fazer crescer o orçamento ao fim do mês.





Apareça como figurante em filmes e programas de televisão.

Não precisa de ter as medidas da Gisele Bundchen ou um rosto angelical. As empresas de figuração procuram pessoas normais e de todas as idades. Para além da figuração em filmes – figurantes são uma espécie de cenário humano; não têm papel nem frases para dizer no guião – algumas produtoras de televisão também contratam pessoas de todas as idades para aparecerem na assistência de programas gravados ou ao vivo. São trabalhos pagos e já há muitas agências que se dedicam apenas a fazer casting de figuração.

Ganhe dinheiro com os seus talentos

Se tem jeito para os trabalhos manuais, ponha o seu engenho a render. Quem percebe de costura pode criar malas, echarpes, peças de roupa, malas ou até fazer pequenos arranjos em casa. Se já fez um curso de artes decorativas, porque não usá-lo para fazer pequenas peças de decoração originais (cinzeiros, candelabros, molduras, almofadas, caixas) ou bijutaria? As antigas ‘prendas’ femininas que faziam as feministas benzerem-se, como o tricô, croché e renda, modernizaram-se e têm protagonizado um novo boom criativo no nosso país. Transforme-se em artista em part time e ganhe dinheiro com isso. Tire boas fotos dos seus trabalhos para mostrar aos seus potenciais clientes e, com elas, crie um site na Internet, se tiver acesso a ela, ou construa um portfolio. E faça passar a palavra entre amigos e conhecidos.



Alugue a parede da casa para colocação de publicidade

Se tem casa à beira numa zona movimentada da sua localidade ou com vista directa para uma estrada nacional ou auto-estrada, ponha a desvantagem de viver num sítio barulhento a render a seu favor. As empresas especializadas em publicidade exterior alugam paredes de casas ou prédios para colocação de outdoors publicitários. Quem vive num prédio com muitos inquilinos também pode recorrer a esta solução. O arrendamento é pago à administração do condomínio, o que já ajuda na prestação mensal de despesas de manutenção, que em alguns prédios pode ser bem alta. A remuneração depende do tamanho da área a alugar para publicidade e da localização do imóvel. Na próxima reunião de condóminos, discuta essa hipótese com os vizinhos.



Venda o que não precisa

Pode ser numa venda privada de garagem ou em sites de leilões e Internet. Pegue em meia dúzia de livros e discos antigos e venda-os numa feira de rua da sua área, ao bom estilo da Feira da Ladra. Instrumentos musicais, peças de decoração de outras décadas, roupas vintage, também têm procura. Aquilo que você pensa estar a mais em sua casa pode fazer as delícias de um coleccionador, de um amante de música ou de livros. Tenha em atenção que as peças não devem estar em mau estado ou, obviamente, ninguém lhe dará um tostão furado por elas.

Contactos úteis:



Miau: Site de leilões de todo o género de artigos usados, em http://www.miau.pt/

eBay: O principal site mundial de leilões, em http://www.ebay.com/



Responda a sondagens de mercado na Internet

Antes de lançar um produto ou serviço novo, muitas empresas querem ter alguma resposta sobre as probabilidades de que esse produto vingue e seja ‘apetecível’. Por isso, contratam empresas que fazem sondagens de mercado. Estas pedem colaboradores que se registem, deixando o seu endereço de e-mail e alguns dados no site da empresa em causa e, posteriormente, são-lhe enviados os questionários. Os valores pagos por cada questionário variam mas andam na casa dos cêntimos. Os maiores e mais importante são mais bem pagos. Em alguns casos, o ‘saldo’ do colaborador fica registado até atingir um determinado valor acumulado. A promessa feita é a de que o pagamento é lhe endereçado através de cheque, transferência bancária ou que esse dinheiro possa ser convertido em talões de desconto em lojas. Por cada novo contacto que o utilizador dê de um futuro colaborador, recebe mais uns cêntimos. Não vai ganhar muito dinheiro com isto mas, grão a grão…

Contactos úteis:



Multidados: Em Aveiro, tel.234386407 e 234383199 ou em http://www.multidados.com/.

Netsonda: tel.213 429 318 ou em http://www.netsonda.pt/.





Alugue um quarto em sua casa

Rachar as despesas da renda de casa a meio, é uma das mais viáveis maneiras de poupar um bom dinheiro ao fim do mês. Certifique-se apenas que tem um quarto a mais e que o aluga a alguém recomendado por amigo ou familiar. Estudantes e trabalhadores deslocados da sua terra natal precisam são quem mais procura um alojamento mais em conta. Mais uma vez os solteiros estão em vantagem: é pouco viável que seja uma alternativa viável em casa de recém casados ou de uma família com filhos. Recorrer aos classificados dos jornais pode ser uma opção, mas pode sempre colocar anúncios em áreas frequentadas perto de sua casa (cafés ou supermercados), ou deixe o seu contacto nas associações de estudantes e escolas públicas ou Universidades da sua área de residência.



Seja um "cliente mistério"

Existe pelo menos uma empresa de consultoria de vendas, especializada em recolher informações e avaliar serviços prestados por lojas, sites de venda na Internet ou serviços de atendimento telefónico de clientes de uma empresa. O cliente mistério comporta-se como um cliente normal mas, enquanto está incógnito, regista um conjunto de informações sobre uma loja (limpeza, simpatia e profissionalismo do assistente de vendas, apresentação dos produtos), registando depois esses dados num formulário na Internet. É preciso estar contactável através de telemóvel e e-mail e ter acesso à Internet. Dá jeito ter carta de condução e veículo próprio.

Contactos úteis:



Ideiateca: http://www.cliente-misterio.com/ ou tel.218844110. Prometem remunerações diárias ou à visita e – por dia os pagamentos podem ir dos €25 aos €75, mais subsídio de deslocação.



Relacionados

Lifestyle

Como controlar as suas finanças

Não viva no limiar das suas posses e deixe alguma margem de manobra para imprevistos.

Lifestyle

Como chegar ao final do mês com dinheiro

A crise está a afectar o consumo. Mas mais do que diminuir as compras estamos a aprender a comprar de forma mais inteligente. Damos-lhe algumas dicas para poupar.

Lifestyle

"Eu sou compradora compulsiva!"

Compradores confessos revelam os seus pecados... ‘Espelho meu, espelho meu, haverá alguém mais consumista do que eu?'

Lifestyle

20 DICAS PARA VENCER A CRISE... E TER MAIS DINHEIRO

Os preços sobem e o dinheiro não estica. Ou, pelo menos, assim parece. Porque depois de pôr em prática estes conselhos, vai mudar de ideias!

Lifestyle

Descodificámos a crise!

O preço dos combustíveis estabilizou e as prestações do crédito habitação descem a olhos vistos. Parecem boas notícias. Então porque andam os economistas alarmados a falar em recessão, deflação e inflação?

Lifestyle

Amigos, amigos, despesas à parte

Saídas com os amigos que se revelam demasiado caras, colegas que se esquecem sempre da carteira e parentes a pedir dinheiro emprestado. São tudo situações mais comuns do que se pensa. Paula Bobone, especialista em etiqueta e boas maneiras, dá alguns conselhos para que saiba sair bem nestes casos, pela sua saúde financeira e pelas amizades.

Lifestyle

Viagens a preço de chuva

Marque as suas férias sem sair de casa. Conheça os melhores sites para comprar as passagens de avião e reservar o hotel, a preços fantásticos.

Lifestyle

"Só penso em compras!"

Fomos investigar as razões por trás do impulso incontrolável para fazer compras. E você, sofre deste mal?

Lifestyle

Compras na Net: cuidados a ter nunca são demais

Como existem alguns riscos nas transacções realizadas na Internet, é importante saber como não os correr.

Lifestyle

Compras na Net: como pagar em total segurança

É seguro efectuar pagamentos na Internet e, geralmente, tem mais do que uma hipótese. O que nunca deve fazer é enviar dinheiro ou enviar por email informações como o número de cartão de crédito, número de conta ou do cartão de contribuinte.

Lifestyle

Leilões na Internet: uma boa forma de comprar

Livros, gadgets, peças vintage... A verdade é que é possível comprar tudo nos tempos que correm nos leilões da Internet

Lifestyle

Compras na Net: vantagens são muitas

Comprar qualquer artigo sem sair de casa é cada vez mais seguro… e barato! Na verdade, a Internet é o centro comercial do futuro, desde que não corra riscos desnecessários.

Lifestyle

Quanto tempo devemos guardar facturas e recibos?

Lifestyle

O seu IRS é solidário?

Podemos ajudar uma instituição de solidariedade com parte dos nossos impostos, e sem qualquer custo.Veja como.

Lifestyle

As Brigadas Ecológicas estão a chegar

Receba as Ecobrigadas em sua casa e aprenda a poupar (ainda) mais

Mais no portal

Moda

Inspire-se no que há de novo nestas marcas de moda populares

A nova estação traz muitas novidades e estas marcas dão o mote para o que vamos querer usar nos dias quentes.

Exclusivo
Beleza

Bárbara Corby: "Considero que a beleza vem de dentro"

A influencer é o novo rosto da Vichy em Portugal, depois de ter sido embaixadora digita da marca durante algum tempo. Em conversa com a ACTIVA falou sobre o novo papel e a a relação que tem com o mundo da beleza.

Imagem de Sucesso

Como usar o cinto para modernizar looks e valorizar a silhueta

Quer seja fino, grosso, de metal ou de couro, o cinto pode ser um grande aliado para no que toca ao styling.

Mulheres Inspiradoras

Joana Pessoa: um novo fado

É fadista desde os 15 anos, mas isso está longe de resumir a sua vida. Estivemos à conversa sobre escolhas, caminhos, filhos, divórcio, destino, amor, velhice, para voltarmos ao fado e fecharmos o círculo. Levei-lhe quase quatro horas de vida. É o que dá conversar com uma das mulheres mais interessantes que já entrevistei.

Celebridades

O momento exato em que o palácio anunciou a morte do duque de Edimburgo

Algumas pessoas já foram deixar flores nos portões de Buckingham para homenagear Philip, que morreu nesta quinta-feira, 9 de abril. Veja as primeiras imagens.

Comportamento

Existem quatro tipos de vinculação num relacionamento - saiba qual é o seu

Este tipo de apego é construído na infância e pode acabar por ter repercussões na vida adulta.

Lifestyle

O guia de cinco passos para começar a praticar o "self-care"

Este tipo de cuidados consigo mesma é capaz de gerar mais qualidade de vida e bem-estar.

Celebridades

Os motivos para a polícia ter ido nove vezes à mansão de Meghan e Harry na Califórnia

O afastamento da família real trouxe vários problemas de segurança para a vida dos duques de Sussex nos Estados Unidos.

Moda

Estas novidades de moda prometem fazer furor nos meses quentes

São mais de 20 artigos que aliam elegância, estilo e cor. A combinação ideal para receber a primavera.

Moda

Conheça esta coleção de roupa sustentável para a primavera/verão

Com direção criativa de Sara Carbonero.

Beleza

Beleza: as novidades que estão na ordem do dia

Os produtos que temos de experimentar