Como subir na vida depressa e bem!

A forma como se age perante certas situações pode ser determinante para se conseguir uma promoção, um lugar vago na empresa ou mesmo uma gratificação. Certo é que homens e mulheres comportam-se de maneira diferente perante as mesmas situações.



1 – Fale abertamente

Situação: Há um lugar vago que lhe interessa.





Um homem pediria o lugar. Ao contrário das mulheres, os homens tendem a dizer o que pretendem. As mulheres, por sua vez, costumam encarar um não como algo pessoal, sinal de que a relação com os superiores fracassou. A única maneira de conseguir o que quer é manifestar abertamente aquilo que pretende.



Conselho da especialista: "Se agir no momento certo falando das suas intenções, os outros saberão como lidar consigo. Da próxima vez, já sabe. É importante darmos a conhecer o nosso comportamento. Só assim os outros poderão saber quem somos e agir da forma como desejamos."





2 – Apareça

Situação: O chefe passeia-se pelos corredores



Os homens, norma geral, não têm pudores em abordar os seus superiores. As mulheres, por sua vez, tendem a fechar-se na sua concha, convencidas de que todos sabem como são eficientes, já que têm feito um bom trabalho.

Como é que os seus superiores hão-de saber que tem boas ideias se nunca se pronuncia? Grande parte do sucesso vem da notoriedade. Mas não se vanglorie, sob pena de ser considerada rude e intrometida. Aja com discrição, preparando relatórios regularmente. Cumprimente todos, no elevador, no parque de estacionamento ou nos corredores, para que se lembrem de si como uma pessoa simpática. Se a sua empresa tiver boletins internos ofereça-se para participar neles. Mesmo que não domine totalmente algum assunto, mantenha uma expressão facial impassível.



Conselho da especailista:" Não se trata de ter de se vangloriar a toda a hora, sob pena de ser considerada arrogante. A preparação de relatórios é útil para manter o seu trabalho organizado e mostrar as suas ideias, sempre que seja oportuno. Cumprimentar os colegas também é importante, porque uma pessoa simpática é sempre lembrada com mais estima. Não se preocupe demasiado se não dominar todos os temas, mas esforce-se por se manter informada."







3 – Não espere amizades

Situação: Chegou uma nova colega, que não parece muito interessada em estabelecer relações, limitando-se a ser cordial.



Para os homens não há nada mais claro: amigos, amigos, negócios à parte. Podem zangar-se no escritório e continuar a sair juntos à sexta-feira à noite. As mulheres, pelo contrário, levam estas situações mais a peito. Ficam perturbadas a tentar perceber se fizeram algo de errado. Seja cordial, é o básico.

Já agora, mesmo que lhe desagrade, ou fique até zangada, com uma colega de trabalho, não comente isso com ninguém.



Conselho da especailista: "Fazer amigos no local de trabalho não é um objectivo primordial. Não comente as situações que lhe desagradam pessoalmente, em relação a colegas de trabalho. Este é o primeiro passo para criar boatos que levam a mal-entendidos e geram mau ambiente de trabalho."





4 – Mostre segurança

Situação: Promoção a um cargo de chefia



O homem apercebe-se que há muita coisa que desconhece, nas suas novas funções, mas não se deixa abater. A mulher , apesar de saber o seu valor, fica insegura e a pensar que, daí a nada, todos descobrirão que afinal não tem capacidade para o cargo.

Ninguém sabe tudo. Arregaçe as mangas e, perante as dificuldades, faça-se rodear dos melhores colaboradores, em busca de soluções úteis e originais.

Valorize os seus conhecimentos e tente ir mais além.



Conselho da especialista: "Ser chefia não significa saber tudo. Tem, obviamente, de estar dentro dos assuntos, mas o que a torna chefia é a capacidade de gestão de uma equipa. Por isso há que saber rodear-se de bons colaboradores ou propor-lhes formação adequada. Deve conseguir delegar funções, por forma a assegurar que o trabalho é feito, cumprindo os objectivos.



Em vez de se sentir insegura, procure informação, documente-se e peça ajuda aos colegas. Tem ainda disponível formação específica para chefias, que pode ajudar a ultrapassar alguns problemas."





5 – Assuma responsabilidades mas exija autoridade

Situação: Além do seu trabalho habitual, é-lhe pedido que assuma funções de coordenação ou chefia de outro departamento.



As mulheres são assim: oferecem-se para ajudar e sentem-se gratificadas por as chefias confiarem nelas. Por isso, até se esquecem de pedir mais autoridade e autonomia. Os homens aceitam coordenar, mas pedem a autoridade correspondente, evitando dissabores.

Se aceitar solucionar problemas num departamento que não é o seu, o mais provável é que não a considerem como uma ajuda, mas sim como uma intrometida. Por isso actue com cautela.



Conselho da especialista: "Uma das características mais reconhecidas é a solicitude dos colaboradores. Este é o primeiro passo quer para o desenvolvimento do espírito, quer do trabalho de equipa.



Obviamente, se o que lhe vai sendo solicitado exigir a coordenação de pessoas de forma sistemática, é imperativa a regra n.º 1: manifeste o seu desejo de evolução e exija a autoridade que lhe permite ser reconhecida como tal. Caso contrário, arrisca-se a perder colegas e a não ganhar uma equipa, pois para os outros continua a ser uma colega a tentar mandar neles."



6 – Por fim… sorria!





Conselho da especialista: "Brincar com situações engraçadas contribui para um bom ambiente de trabalho. Além disso, se souber descontrair-se, sentir-se-á mais integrada no seu grupo de trabalho.

Mais no portal

Moda

Fomos espreitar as propostas da Primark e estes são os nossos 10 acessórios preferidos

Os acessórios must-have para os dias de calor

Moda

Quem disse que não há lugar para fatos num armário de primavera?

Dos tons neutros aos mais vibrantes; das silhuetas justas às oversized, é impossível resistir a estes 10 conjuntos coordenados.

Beleza

Cabelos: três tendências inspiradas nas Deusas do Olimpo

Confira as sugestões Jean Louis David.

Lifestyle

Aos fins de semana, há 'brunch' na Doca de Santo

Com vista para o Tejo.

Moda

Uns ténis para quem não tem medo de brilhar debaixo dos holofotes

Os novos ténis da marca Puma em colaboração com Dua Lipa

Celebridades

Harry aterra no Reino Unido sem Meghan e reencontra-se com o irmão

A propósito do funeral do avô, Philip.

Moda

Estas cinco combinações de cores são a definição de luxo

Quer dar mais cor ao seu guarda-roupa? Então, inspire-se nestes visuais que encontram equilíbrio em apostas inesperadas.

Moda

Parfois: 10 artigos imperdíveis em promoção

Confira as sugestões que selecionámos.

Saúde

Um beijo, três consequências para a saúde oral

O Dia do Beijo celebra-se anualmente a 13 de abril, e Portugal não foge aos festejos. Aqui ficam três consequências (boas e más) deste gesto de carinho na saúde oral.

Body Shaper

A receita caseira que combate três grandes preocupações estéticas das mulheres

No novo episódio da rubrica Body Shaper, partilho uma massagem que ajuda a eliminar a celulite, a má circulação e a retenção de líquidos.

Saúde

CDC declara racismo ameaça à saúde pública

A agência americana focou-se no impacto deste a nível físico e emocional.