A forma como se age perante certas situações pode ser determinante para se conseguir uma promoção, um lugar vago na empresa ou mesmo uma gratificação. Certo é que homens e mulheres comportam-se de maneira diferente perante as mesmas situações.
1 – Fale abertamente
Situação: Há um lugar vago que lhe interessa.
Um homem pediria o lugar. Ao contrário das mulheres, os homens tendem a dizer o que pretendem. As mulheres, por sua vez, costumam encarar um não como algo pessoal, sinal de que a relação com os superiores fracassou. A única maneira de conseguir o que quer é manifestar abertamente aquilo que pretende.
Conselho da especialista: "Se agir no momento certo falando das suas intenções, os outros saberão como lidar consigo. Da próxima vez, já sabe. É importante darmos a conhecer o nosso comportamento. Só assim os outros poderão saber quem somos e agir da forma como desejamos."
2 – Apareça
Situação: O chefe passeia-se pelos corredores
Os homens, norma geral, não têm pudores em abordar os seus superiores. As mulheres, por sua vez, tendem a fechar-se na sua concha, convencidas de que todos sabem como são eficientes, já que têm feito um bom trabalho.
Como é que os seus superiores hão-de saber que tem boas ideias se nunca se pronuncia? Grande parte do sucesso vem da notoriedade. Mas não se vanglorie, sob pena de ser considerada rude e intrometida. Aja com discrição, preparando relatórios regularmente. Cumprimente todos, no elevador, no parque de estacionamento ou nos corredores, para que se lembrem de si como uma pessoa simpática. Se a sua empresa tiver boletins internos ofereça-se para participar neles. Mesmo que não domine totalmente algum assunto, mantenha uma expressão facial impassível.
Conselho da especailista:" Não se trata de ter de se vangloriar a toda a hora, sob pena de ser considerada arrogante. A preparação de relatórios é útil para manter o seu trabalho organizado e mostrar as suas ideias, sempre que seja oportuno. Cumprimentar os colegas também é importante, porque uma pessoa simpática é sempre lembrada com mais estima. Não se preocupe demasiado se não dominar todos os temas, mas esforce-se por se manter informada."
3 – Não espere amizades
Situação: Chegou uma nova colega, que não parece muito interessada em estabelecer relações, limitando-se a ser cordial.
Para os homens não há nada mais claro: amigos, amigos, negócios à parte. Podem zangar-se no escritório e continuar a sair juntos à sexta-feira à noite. As mulheres, pelo contrário, levam estas situações mais a peito. Ficam perturbadas a tentar perceber se fizeram algo de errado. Seja cordial, é o básico.
Já agora, mesmo que lhe desagrade, ou fique até zangada, com uma colega de trabalho, não comente isso com ninguém.
Conselho da especailista: "Fazer amigos no local de trabalho não é um objectivo primordial. Não comente as situações que lhe desagradam pessoalmente, em relação a colegas de trabalho. Este é o primeiro passo para criar boatos que levam a mal-entendidos e geram mau ambiente de trabalho."
4 – Mostre segurança
Situação: Promoção a um cargo de chefia
O homem apercebe-se que há muita coisa que desconhece, nas suas novas funções, mas não se deixa abater. A mulher , apesar de saber o seu valor, fica insegura e a pensar que, daí a nada, todos descobrirão que afinal não tem capacidade para o cargo.
Ninguém sabe tudo. Arregaçe as mangas e, perante as dificuldades, faça-se rodear dos melhores colaboradores, em busca de soluções úteis e originais.
Valorize os seus conhecimentos e tente ir mais além.
Conselho da especialista: "Ser chefia não significa saber tudo. Tem, obviamente, de estar dentro dos assuntos, mas o que a torna chefia é a capacidade de gestão de uma equipa. Por isso há que saber rodear-se de bons colaboradores ou propor-lhes formação adequada. Deve conseguir delegar funções, por forma a assegurar que o trabalho é feito, cumprindo os objectivos.
Em vez de se sentir insegura, procure informação, documente-se e peça ajuda aos colegas. Tem ainda disponível formação específica para chefias, que pode ajudar a ultrapassar alguns problemas."
5 – Assuma responsabilidades mas exija autoridade
Situação: Além do seu trabalho habitual, é-lhe pedido que assuma funções de coordenação ou chefia de outro departamento.
As mulheres são assim: oferecem-se para ajudar e sentem-se gratificadas por as chefias confiarem nelas. Por isso, até se esquecem de pedir mais autoridade e autonomia. Os homens aceitam coordenar, mas pedem a autoridade correspondente, evitando dissabores.
Se aceitar solucionar problemas num departamento que não é o seu, o mais provável é que não a considerem como uma ajuda, mas sim como uma intrometida. Por isso actue com cautela.
Conselho da especialista: "Uma das características mais reconhecidas é a solicitude dos colaboradores. Este é o primeiro passo quer para o desenvolvimento do espírito, quer do trabalho de equipa.
Obviamente, se o que lhe vai sendo solicitado exigir a coordenação de pessoas de forma sistemática, é imperativa a regra n.º 1: manifeste o seu desejo de evolução e exija a autoridade que lhe permite ser reconhecida como tal. Caso contrário, arrisca-se a perder colegas e a não ganhar uma equipa, pois para os outros continua a ser uma colega a tentar mandar neles."
6 – Por fim… sorria!
Conselho da especialista: "Brincar com situações engraçadas contribui para um bom ambiente de trabalho. Além disso, se souber descontrair-se, sentir-se-á mais integrada no seu grupo de trabalho.