Beleza Ecológica: Marcas de cosmética como Clarins, L’Occitane, Caudalie, Bodyshop, Alqvimia e Nuxe fabricam produtos que respeitam o ambiente e não os testam em animais. A Clarins, para além disto, ainda se comprometeu com a preservação da floresta amazónica e dos bosques dos Alpes, no que toca a espécies botânicas ameaçadas.

Mais luz, menos energia: Substitua as lâmpadas incandescentes por modelos economizadores de energia, as lâmpadas fluorescentes compactas. São um pouco mais caras, mas mais eficazes no aproveitamento de energia – algumas poupam até 80% mais – e duram 10 vezes mais. E já existem em tons mais quentes como amarelo, se quer fugir aquela luz esbranquiçada e fria. A conta da electricidade também fica mais leve.

Plante uma árvore: Sabia que, em 40 anos, uma árvore pode absorver uma tonelada de dióxido de carbono? Encontre um espaço no seu quintal, na escola dos seus filhos, num jardim da sua área (fale coma câmara municipal ou com a junta de freguesia para saber como pode fazê-lo).

Banhos de espuma? Só em ocasiões especiais!: Num banho de imersão pode gastar quase 200 litros. Se estiver no duche 5 minutos, com um chuveiro de baixo caudal, não gastará muito mais de 20 ou 30 litros de água. Quando tanto se fala em seca e em fogos de Verão, faz todo o sentido tomar esta medida.

Substitua os sacos de plástico: Vá às compras com um saco de pano, uma alcofa ou compre um troley – uma grande ajuda com o peso. Também pode reutilizar os sacos de plástico que lhe dão no supermercado. E lembre-se: desde que limpos de qualquer resíduo, eles podem ser postos no Ecoponto para reciclagem.

Opte por um portátil: um desktop normal pode gastar o dobro ou o triplo da energia dos modelos da nova geração de computadores portáteis.

Torne o escritório mais verde: Uma planta na secretária ajuda a limpar o ar carregado. E não absorve só o CO2: cientistas da NASA descobriram que pode ajudar a absorver substâncias tóxicas como o formol (usado como desinfectante) ou o benzeno. Se acha que não tem jeito para jardineira, invista num cacto.

Prefira tecidos ecológicos: o algodão orgânico e o cânhamo são os tecidos mais amigos do ambiente. Em Portugal, a Naturapura e a Tevitom vendem produtos feitos em algodão orgânico. Também são ideais para a pele sensível dos bebés.

Use papel reciclado: Para os cadernos dos seus filhos, para o material de escritório, para cartas e envelopes. Até papel higiénico já existe feito em papel reciclado. Sabe que, em Portugal, por cada tonelada de papel reciclado, evitamos o bate de quase 20 árvores?


Siga-nos no Twitter!

Assine a ACTIVA por apenas €2,60/mês. Aproveite esta oferta especial, tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo e arquivo digital, leia em qualquer lugar e cancele quando quiser. ASSINE AQUI

Relacionados

Lifestyle

Terra Alternativa: uma ajuda preciosa para mudar a sua vida

Sabemos que se interessa por ecologia, produtos biológicos e terapias alternativas. Por isso mesmo, partilhamos consigo um site em que pode encontrar uma ajuda preciosa para uma forma de estar mais "verde" e equilibrada.

Lifestyle

Como dura o lixo... para mal dos nossos pecados

Sabe quanto tempo leva a Natureza a decompor o lixo que fazemos? Aqui ficam alguns exemplos e de como a reciclagem ganha cada vez maior protagonismo.

Lifestyle

Vamos às compras de forma ecológica

Como reduzir o impacto sobre o ambiente quando vai às compras? É fácil, basta seguir estas dicas.

Lifestyle

Figuras públicas juntas pela reciclagem

Cláudia Oliveira, Mafalda Matos e Sandra Cóias foram algumas das figuras públicas que participaram na campanha 'SIM, É NO AMARELO', uma iniciativa nacional de sensibilização ambiental, lançada pela Tetra Pak.

Lifestyle

Como ser mais ecológica... quando se desloca

O aumento do número de automóveis nas grandes cidades aumenta as emissões de monóxido de carbono, um gás nocivo. As consequências são o aquecimento do planeta, o aparecimento de chuvas ácidas e a degradação da qualidade do ar que respiramos.

Lifestyle

Ideias verdes para quando vai às compras

Quando sair para as suas compras e lembre-se que tudo o que adquire sai caro ao ambiente em termos de matérias-primas e energia necessária para os produzir.

Lifestyle

Praias com Bandeira Azul

São 193 as praias galardoadas com Bandeira Azul este ano. Confira a lista.

Lifestyle

Ikea: uma marca ecológica

No âmbito do Dia Mundial do Ambiente, celebrado dia 5 de Junho, a IKEA apresenta um conjunto de iniciativas que decorrem todo o mês, com o objectivo de demonstrar a clientes e colaboradores algumas ideias simples e acessíveis para reduzir a utilização de recursos naturais e também poupar dinheiro.

Lifestyle

Como poupar água

A água não é um bem infinito e universal. Em muitas partes do mundo, é preciso andar dezenas de quilómetros para a obter, e ter um poço significa a diferença entre a vida e a morte. Veja como os pequenos gestos diários podem fazer toda a diferença.

Lifestyle

Ideias para uma festa mais verde

O Verão está a chegar e temos vontade de receber os amigos em festas e jantares divertidos. Contudo, e porque uma atitude verde deve estar presente em todas as ocasiões, aqui ficam algumas sugestões para uma festa que ganha em ecologia, mas não perde em diversão.

Mais no portal

Lifestyle

Leia a ACTIVA por €2,60/mês

Saúde

Sabe o que é a distimia?

A doença pode ser semelhante à depressão. Conheça as diferenças e saiba como tratar.

Saúde

Como é que a ansiedade pode sabotar o seu relacionamento?

Este é um transtorno psicológico que merece tratamento.

Beleza

Este truque simples tem muitos benefícios para a pele e o cabelo

Os especialistas dizem que vale muito a pena fazer esta substituição à noite.

Nas Bancas

Conheça melhor o delicioso mundo de Luísa Villar

Uma artigo para ler e saborear com todos os sentidos, sobre esta mulher inspiradora que decidiu mudar de vida aos 50 anos.

#VozActiva

Helena Isabel abre o coração sobre o significado da idade

O que é a idade e o que é que ela nos traz? Helena Isabel, a protagonista de capa da nossa edição de fevereiro (nas bancas) responde no #vozactiva deste mês.

Diz Quem Sabe

Síndrome do Impostor: quando somos o nosso pior inimigo

Saiba como contornar o problema.

Saúde

Porque é que a COVID-19 causa confusão mental?

Um estudo recente encontrou respostas.

Saúde

Este truque potenciam os inúmeros benefícios do alho

Confira como deve consumir este poderoso alimento.

Lifestyle

Instituto Macrobiótico fecha portas após 40 anos

As dificuldades financeiras trazidas pela pandemia foram motivo apontado.

Lifestyle

EasyJet tem viagens a partir de 14,99 euros

Aproveite!

Moda

As tendências de botas que vão vingar em 2022

De acordo com a Zara.