Conflitos no emprego: manual de sobrevivência

 

Soledade Sousa Morais e Margarida Dias, da Invesco Transearch, e Margarida Dias, da Bright Partners, ambas executivas especialistas em gestão de recursos humanos, explicaram-nos como fugir às armadilhas das tensões no emprego, e qual a melhor postura a tomar em diferentes casos.

 

– Analise muito bem o problema: a primeira coisa a fazer é pôr a mão na consciência e perceber que, às vezes, não há apenas um culpado. “Nem tudo é responsabilidade dos outros. Impormo-nos profissionalmente exige esforço, auto-motivação, competência e saber gerar oportunidades. O principal para ultrapassar o insucesso não é descobrir o culpado: é encontrar a solução!”

 

– Peça uma segunda opinião ou conselho a alguém que conheça bem a situação.

 

– Pegue o touro pelos cornos: “O confronto directo, às vezes, é o caminho mais indicado, sobretudo se servir para clarificar o problema, desmontar ‘armadilhas’ e ultrapassar o problema.”


– Fazer queixa ao chefe?: É melhor ser franca e jogar limpo. E sempre que possível não meter terceiros na contenda. “A queixa, por si só, não é boa solução. Colocar a questão ao chefe poderá, sim, ser uma via alternativa à impossibilidade de resolução directa com a pessoa em questão, mas que lhe devemos dar a conhecer. Mas, tomada a decisão de falar com o chefe, é bom que tenhamos, não só avaliado bem a situação de que vamos falar, como ter propostas de solução para avaliar com ele.”

 

– E quando o chefe simpatiza mais com o outro colega?: Até podemos pensar que é uma causa perdida, à partida. Mas… “o facto de ser alvo da simpatia das chefias não significa que elas sejam incapazes de ver, com objectividade, as situações. Suportar a situação, por princípio, não deve ser a solução, salvo se virmos fundamentos fortes para tal. Nesse caso podemos escolher se encaramos a hipótese de mudar de serviço ou empresa, ou se desmontamos as ‘armadilhas’ que nos são lançadas. A mediação pode ser outro caminho, e se a chefia tem condições para fazer esse papel, porque não?”

 

– Evite a ‘armadilha’ da discussão: Mantenha o nível, mesmo que a outra pessoa não o faça. “A correcção no trato, não sendo suficiente, é essencial nesta situação. Peter Drucker, especialista inglês em recursos humanos, é da opinião que esta é uma competência que temos de desenvolver muito na gestão das nossas carreiras.” Depois é tudo uma questão de pôr à prova as nossas capacidades de negociação e comunicação assertiva.

 

 

Siga-nos no Twitter!

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Relacionados

Lifestyle

Estratégias infalíveis para dar a volta ao chefe

Não há estatísticas, mas cada vez ouvimos mais pessoas a queixar-se dos chefes. Por isso fomos saber quais as melhores estratégias para aprender a lidar até com os impossíveis.

Lifestyle

Missão: encontrar trabalho novo

Estar à procura de emprego é em si mesmo um emprego. Isto significa que requer dedicação e disciplina. Antes de mais nada organize-se e depois meta mãos à obra!

Lifestyle

Como fazer um bom curriculum vitae

Há segredos na forma de organizar o seu currículo que lhe permitem ter mais sucesso junto de potenciais empregadores. Por exemplo, a informação deve ser dada de forma clara e ordenada, para que seja fácil de ler. Não poupe na qualidade do envelope e do papel, porque os pormenores fazem a diferença

Lifestyle

O que podemos aprender com os chefes

Com cada tipo de chefe, há sempre alguma lição útil a retirar.

Lifestyle

GANHE UM CONTRATO DE TRABALHO como responsável da marca FRED FARRUGIA em Portugal

A SEPHORA oferece-lhe a fantástica oportunidade de conseguir um contrato de trabalho como responsável da marca de maquilhagem Fred Farrugia. Veja como.

Lifestyle

Por que é que há tantos chefes incompetentes?

Fazemo-nos essa pergunta várias vezes por dia: como? Como é que os nossos chefes chegaram onde chegaram?

Lifestyle

Saia a bem do seu emprego

Se está a pensar sair do seu emprego, seja qual for a razão, faça-o com todo o cuidado, porque nunca se sabe se as pessoas com quem trabalhahoje, vão voltar a cruzar-se no seu caminho.

Lifestyle

6 passos para não sofrer no trabalho

O chefe tomou-a de ponta? A sua colega age consigo como uma vilã de telenovela? Deixou de ter vida pessoal e a pressão está a levá-la à loucura? A solução está na mudança de algumas formas de pensar

Lifestyle

Como subir na vida depressa e bem!

Se quer subir alguns degraus na hierarquia da sua empresa, há regras elementares que não deve perder de vista. Neste aspecto os homens ganham-nos, muitas vezes, aos pontos. Aprenda com eles e com os conselhos da dr.ª Ana Afonso, especialista em psicologia do trabalho.

Lifestyle

Mitos da mulher no trabalho

Apesar de já terem provado a sua competência no mercado de trabalho, muitas mulheres continuam a sentir o peso do preconceito. Fomos saber se tinham alguma ponta de verdade.

Lifestyle

Reinvente a sua vida profissional

Ideias inspiradoras para quem quer começar uma nova fase profissional, seja ela como empresária ou no seu emprego de sempre. Espírito empreendedor, determinação e competitividade são as armas de que precisa.

Lifestyle

Apaixone-se pelo seu trabalho…

…ou deixe-o para sempre. Não há lugar para meias tintas nesta relação. Em todo o caso, damos-lhe umas dicas para reavivar a chama… Bárbara Bettencourt

Lifestyle

"Fui despedida e agora?"

Saiba aquilo a que tem direito e veja como tornar mais eficaz a sua procura de novo emprego

Lifestyle

Está a pensar montar um negócio?

Se pensa estabelecer-se por conta própria, há algumas questões que deve ponderar antes de escolher o sector a que vai dedicar-se.

Lifestyle

Como ganhar tempo no trabalho e aumentar a produtividade

Se tem maus hábitos na gestão do tempo ou falta de autodisciplina, é no trabalho que eles se vão manifestar de forma mais visível. A boa notícia é que é possível prender a ser mais eficaz. Primeiro passo: ver onde anda a perder tempo.

Lifestyle

Cinco atitudes que prejudicam a sua carreira

Determinados comportamentos no local de trabalho podem prejudicar a sua ascensão profissional e até pôr em causa o seu emprego. Saiba quais são e registe os conselhos da psicóloga Ana Afonso que ajudam a corrigir estas condutas menos favoráveis.

Lifestyle

Agressividade no local de trabalho: como lidar

Chefes prepotentes, colegas insuportáveis… Quem nunca se sentiu agredida no sítio onde trabalha? Em nome do bom ambiente e da produtividade, coloque um ponto final na situação.

Lifestyle

Tire partido de trabalhar no Verão

Verão... O escritório está quase vazio porque toda a gente foi de férias. Toda a gente? É verdade que você ficou a trabalhar mas para que tudo não seja um calvário, damos-lhe algumas dicas para que trabalhar durante este mês seja mais fácil de suportar.

Lifestyle

Eles continuam a ganhar mais

Passaram 50 anos desde que a União Europeia decidiu acabar com as diferenças de salário em função dos sexos. Mas os homens ainda ganham mais.

Lifestyle

Cuidado com o chefe

Chefes autoritários podem afectar a nossa saúde. Gritos e prepotência são factores de risco acrescidos para ataques cardíacos.

Mais no portal

Comportamento

3 motivos para o sexo (por vezes) causar apego emocional

Eis a explicação de uma especialista, mestre em Sexologia.

Saúde

Os testes de ovulação valem mesmo a pena quando se tenta engravidar?

Esta é uma das formas de identificar o período fértil.

Beleza

O que há de novo na maquilhagem que vale a pena descobrir

Para os olhos, lábios e uma pele imaculada.

Celebridades

Ryan Reynolds afasta-se dos ecrãs

O ator anunciou uma pausa na carreira.

Beleza

Saiba como combater e prevenir a queda de cabelo sazonal

Um problema que é muito comum nesta altura do ano.

Beleza

7 passos para cuidar da pele antes de dormir

Uma rotina tão importante quanto a matinal.

Moda

4 peças em cabedal que são must-haves para o outono

E como usá-las.

Saúde

iMM-Laço Hub nasce como uma nova esperança na luta contra o cancro da mama

Com um laboratório focado na investigação em cancro da mama metastático e uma equipa especializada.

Moda

The Bra Stories: uma campanha pela luta contra o cancro da mama

Assinada pela C&A.

Moda

Andreia Dinis lança marca de roupa

Sugar n’Spice Concept é o novo projeto online da ariz.

Lifestyle

Neste hotel, a reserva de duas noites equivale à oferta da terceira

Aproveite uns dias relaxantes no campo.

Moda

À conversa com Diego Sebastian, criador da campanha 'Family Portraits' da Mango

Uma campanha não são apenas fotos bonitas dos produtos de uma marca. A mensagem é muito mais importante porque a forma como nos relacionamos com o mundo é essencialmente emocional. Daí ser curioso conversar com o homem que se esconde por detrás de uma das mais bem sucedidas campanhas da marca espanhola.