Quando pensamos em investimentos, vem-nos automaticamente à cabeça a ideia de produtos financeiros com nomes complicados, que estão apenas ao alcance de especialistas da Bolsa. Mas a verdade é que você pode aplicar bem o seu dinheiro em coisas que lhe dão prazer ou que lhe facilitam a vida no futuro.

E os melhores investimentos podem ser tão-somente um curso universitário, um seguro de saúde, a casa dos seus sonhos ou uma inscrição no ginásio.

Três mulheres, de diferentes áreas profissionais, revelam os cinco melhores investimentos que todas nós devemos fazer.

ISABEL CANHA

38 anos Directora da revista de economia ‘Exame’

1. Uma boa formação académico-profissional

Muitas mulheres garantem ter de trabalhar mais e de provarem ser mais competentes do que os seus colegas homens. As lágrimas, o peito e outras das ‘armas subtis’ de que fala Harriet Rubin, autora de ‘Princesa Maquiavel para Mulheres’, não garantem uma progressão sustentada na carreira. Assim, deverá apostar numa licenciatura, na aprendizagem contínua e na reciclagem dos conhecimentos.

2. Em si própria

Como diz o consultor Tom Peters, no novo mundo do trabalho cada um de nós empregado por conta própria ou não é dono de uma empresa e de uma marca chamada ‘Você S. A.’. Deve identificar o que a distingue da concorrência, ter uma estratégia, estar alerta para novas oportunidades, gerir a carreira como se de uma marca se tratasse, encarar a empresa empregadora como cliente e investir continuamente na sua qualificação.

3. Uma profissão estimulante

Dá-lhe realização pessoal, enriquecimento dos conhecimentos e das experiências e uma fonte de rendimento. Este último é o retorno mais valioso de todos: sem primeiro garantir a sua independência económica e financeira não pode dizer que é uma pessoa livre e independente.

4. Um plano de poupança-reforma

O envelhecimento demográfico, o aumento da esperança de vida e a consequente diminuição da população activa poderá ter como efeito indesejável a incapacidade de a segurança social garantir a reforma quando dela viermos a necessitar. O mais lógico e prudente é ter um plano B: um sistema privado que permita o aforro de dinheiro para, no futuro, garantir o rendimento de que necessita para complementar a sua reforma.

5.Clássicos do consumo

Enquanto bens que podem ser amortizados ao longo de vários anos e utilizações, alguns objectos são clássicos de qualidade inquestionável. É o caso de uma carteira Louis Vuitton, um serviço de jantar da Vista Alegre, um relógio Patek Philipe ou uma jóia da Cartier. Se somar a quantidade de bugigangas que acumula, as diversas compras que faz ao longo de uma estação para, no final, as colocar de lado porque passaram de moda, depressa verificará que mais valia apostar na qualidade em deterimento da quantidade.

SOLEDADE DUARTE

41 anos Managing partner da Invesco Transearch

1.Relações afectivas

Raramente equacionadas como ‘investimentos’, parecem-me, no entanto, os mais importantes, porque são estruturantes, têm efeitos a curto, médio e a longo prazo e são aqueles que verdadeiramente nos enriquecem. Dedicarmo-nos aos outros, da família à comunidade onde vivemos, mais do que um investimento, é um bom exercício de vida.

2.Desenvolvimento pessoal

Aprender, aprender, aprender! A aquisição de conhecimentos é o segundo investimento mais importante: cursos, viagens, livros, cinema, teatro, música. Os recursos necessários tempo e dinheiro são escassos, por isso sejam criteriosas nas escolhas.

3.Investir na perenidade

Fazer algo que perdure para além da nossa existência e que seja um contributo para um mundo melhor. Sejam os filhos que educamos, empresas com um código de conduta exigente, organizações sem fins lucrativos, contribuições para quem faz algo pelos outros (fundações, igrejas, ONG).

4.Um estilo de vida saudável

Independentemente de estarmos cobertas por um seguro de saúde e de fazermos check-up’s regulares, é fundamental adoptar um estilo de vida saudável: peso controlado, exercício físico regular, oito horas de sono, refeições saudáveis e abstenção de fumar.

5.Investimentos financeiros

Atenção aos falsos investimentos e aos que são feitos sem o apoio de profissionais! Os investimentos financeiros de longo prazo parecem-me os melhores, por poderem assegurar a independência financeira no final da vida profissional. Consultem o mercado, falem com profissionais e escolham os mais adaptados às vossas necessidades.

PAULA BOUHON

41 anos Directora da marca Dior

1.Educação moral e académica dos filhos

Para mim, não há nada mais importante que eu possa deixar aos meus filhos do que uma boa educação. É um imperativo fazer deles boas pessoas, cidadãos conscientes e úteis para a comunidade. É fundamental que estejam preparados para os desafios que se lhes possam vir a colocar.

2. Compra de casa própria

Todas nós sonhamos com a nossa casa ideal. É o nosso refúgio prazenteiro, o local que desfrutamos com aqueles de quem mais gostamos. E isso é algo que gostaria de perpetuar para os meus filhos.

3. Seguro de saúde

Por muito bom que o Serviço Nacional de Saúde seja, há sempre situações futuras que importa prevenir hoje para não ter de mais tarde remediar.

4. Plano de reforma

Independentemente dos benefícios fiscais, ou da falta deles, é sempre prudente precaver o dia de amanhã.

5. Cuidados para com a pele ao longo da vida

As pessoas, muito particularmente as mulheres, continuam a descurar os cuidados a ter com a pele. Não me refiro só à inconsciente exposição solar, mas, sobretudo, aos cuidados do dia-a-dia. O capital que constitui a nossa pele, uma vez desbaratado, nunca se voltará a recuperar.

Relacionados

Lifestyle

Multiplique o seu dinheiro

Tem todas as suas poupanças guardadas numa conta à ordem? Então está na hora de as rentabilizar. Seleccionámos para si os principais produtos financeiros onde pode aplicar o seu pé-de-meia e fazê-lo crescer.

Lifestyle

Crédito à habitação: vantagens de renegociar o crédito

A alteração das condições do empréstimo pode ser feito a qualquer altura do contracto e são diversas as possibilidades ao seu dispor para pagar menos todos os meses. Saiba quais são as melhores.

Lifestyle

Crédito à Habitação: o que deve fazer antes de pedir um

Caso se prepare para solicitar um empréstimo, há algumas questões que deve considerar.

Lifestyle

Formas de poupar dinheiro o ano inteiro

Quando o objectivo é poupar todos os gastos são repensados. Se o fizer ao longo do ano verá que consegue resultado efectivos. Basta apenas um pouco de disciplina e gestão no seu orçamento.

Lifestyle

Luso-descendente é uma das mulheres mais influentes do mundo

Maria da Conceição Ramos, uma luso descendente, e actual Directora-Executiva do grupo bancário ABSA, é a nona mulher mais influente do mundo empresarial.

Lifestyle

COMO GANHER DINHEIRO EXTRA… para superar a crise

Em tempo de guerra não se limpam armas! Fomos à procura de novas maneiras de ganhar mais uns tostões para complementar o seu salário em ano de recessão.

Lifestyle

"Eu sou compradora compulsiva!"

Compradores confessos revelam os seus pecados... ‘Espelho meu, espelho meu, haverá alguém mais consumista do que eu?'

Lifestyle

Descodificámos a crise!

O preço dos combustíveis estabilizou e as prestações do crédito habitação descem a olhos vistos. Parecem boas notícias. Então porque andam os economistas alarmados a falar em recessão, deflação e inflação?

Lifestyle

20 DICAS PARA VENCER A CRISE... E TER MAIS DINHEIRO

Os preços sobem e o dinheiro não estica. Ou, pelo menos, assim parece. Porque depois de pôr em prática estes conselhos, vai mudar de ideias!

Mais no portal

Celebridades

Halsey sobre a gravidez: "lutei muito por este bebé"

A artista diz que a gestação foi planeada.

Fora da Caixa

"Co-Wash". O que é e os motivos para incluí-lo nos cuidados com o cabelo natural

Se tem caracóis e o seu cabelo está sempre sedento, muito provavelmente, vai adorar os benefícios desta alternativa.

Body Shaper

O truque simples que deixa os dentes naturalmente mais brancos

É tão, mas tão simples. Só precisa de algo que, muito provavelmente, tem em casa nesta altura do ano.

Pera Doce

Afinal, de que nos fala 'Nomadland', o filme que conquistou os Golden Globes?

Uma incursão honesta e realista na nova tribo dos nómadas modernos, aqueles que foram deixados para trás.

Fora da Caixa

Quebra vs Queda: entenda o que se passa com o seu cabelo

Sabia que perdemos, em média, até 100 fios de cabelo por dia?

Diz Quem Sabe

6 mitos e verdades sobre a endometriose

Março é o mês mundial da consciencialização para esta doença que afeta uma em cada 10 mulheres e pode causar infertilidade

Celebridades

Entrevisa de Oprah a Meghan e Harry traz revelações 'chocantes'

Parece que a famosa apresentadora teve bastante liberdade na escolha de questões - e as respostas podem surpreender.

Comportamento

Estudo revela que maior desafio à parentalidade é mesmo a pressão social

As conclusões são de um estudo realizado pela Kantar a pedido da Nestlé.

Beleza

A tendência de manicure que temos de exerimentar

Perfeita para chamar a primavera!

Diz Quem Sabe

Uma viagem à origem das origens do beachwear

É preciso conhecer o passado para entender como chegámos aos modelos que são populares hoje em dia.

Mulheres Inspiradoras

Ana Leovy: "sempre fui mais atraída pela imperfeição das formas"

A artista mexicana foi desafiada para criar três peças para a coleção cápsula da Mango que assinala o Dia da Mulher.

Comportamento

Casais: é aceitável discutir à frente dos filhos?

Uma dúvida de muitos, respondida por uma especialista.