Factos e Números sobre o Ambiente

Sabemos o básico: que os mares e florestas já não são o que eram. Que há espécies que já não existem. E que a reciclagem é o futuro da Terra. Mas não sabíamos que…





– O ar que respiramos pode conter mais de 900 químicos, partículas e materiais biológicos adversos à saúde.

– Um grande poluente pode ser… um bebé? Todos os dias mais 50 milhões de fraldas descartáveis são deitadas no lixo e vão durar cerca de 500 anos a decompor-se. Como já poucas mães, mesmo as mais ecológicas, aceitariam voltar às fraldas de pano, já há marcas que produzem fraldas biológicas. Faça uma visita ao site http://www.superbebbes.net/. ou à loja Pink and Blue (tel. 21 010 68 15). Também pode encontrar fraldas bio (além de muitos outros produtos) no supermercado Miosótis, em Lisboa, totalmente dedicado à venda de produtos biológicos (tel. 21 795 93 57).

– Há agressões diárias onde menos se espera: sabia que a publicidade porta-a-porta também é culpada? São precisos 100 milhões de árvores por dia para fazer ‘junk-mail’…

– Numa casa existem agora mais químicos do que num laboratório há cem anos.

– 75% das áreas piscatórias já foram totalmente espoliadas dos seus cardumes. Mas as árvores ainda estão pior: 80% das florestas mundiais já foram à vida.

– Entre desastres e atropelamentos, os carros matam mais de 40.000 pessoas por ano. De facto os burros andavam mais devagar…

– A quantidade de lixo que produzimos durante a nossa vida corresponde a 600 vezes o nosso peso na idade adulta.

– A natureza demora 3 a 6 meses a reciclar o papel. Demora 500 anos a reciclar um penso higiénico, uma toalhita, um copo de plástico. Se os Descobridores levassem taparueres nas caravelas, ainda hoje cá estavam (os taparueres, claro).

– São precisos 90l de água por dia para alimentar uma vaca. A produção de um quilo de carne consome 100.000 litros (!) de água, enquanto um quilo de cereal exige somente 1900 litros. Dá vontade de nos tornarmos vegetarianos.

– Nunca pensamos na energia como um bem, mas saiba que a União Europeia importa mais de metade da energia que consome. Por exemplo, obtém cerca de 50% do gás a partir de apenas três fontes – a Rússia, a Noruega e a Argélia.

– A âncora de um navio de cruzeiro pode destruir nos fundos marinhos a área correspondente a metade de um campo de futebol.

– Se num dia aquecer apenas a água de que realmente precisa, poupava energia suficiente para acender todos os candeeiros de rua de Portugal.

– A forma como conduzimos afecta a poluição do ar? Menos velocidade significa menos emissão de dióxido de carbono, o principal poluente do ar.

– A energia poupada pela reciclagem de uma garrafa de vidro é suficiente para manter acesa uma lâmpada de 100 watts durante 4 horas.

– O óleo alimentar usado é altamente poluente: não o atire pelo cano abaixo! Já o pode entregar em vários restaurantes, e cada litro de óleo será transformado num donativo para ajudar a AMI na luta contra a exclusão social. Verifique a lista dos restaurantes em



http://www.ami.org.pt/media/pdf/oleos_aderentes0608.pdf.

– Só num ano, teríamos lixo suficiente para encher uma fila de caixotes da Terra à lua. E ainda não se lembraram de o deixar por lá…

– Cada tonelada de papel reciclado salva 17 árvores.

– Nos últimos 25 anos, metade das florestas tropicais da América Central desapareceram graças à produção de carne para o mercado norte-americano.

– Alguns recipientes de plástico, inclusive biberões, contêm um aditivo que serve para endurecer o plástico e torná-lo transparente. Quando a ligação química entre essa substância e o policarbonato do plástico se quebra, mistura-se no líquido contido no recipiente. Este fenómeno é acelerado quando se aquece o plástico. A maioria das pessoas aquece comida no microondas em caixas de plástico… Ainda se está a investigar o efeito que estas substâncias têm nos humanos, mas nos animais sabe-se que podem causar vários problemas de saúde.

– Se nada se fizer para protegê-las, metade de todas as espécies da Terra vão estar extintas dentro de 100 anos.

– Os Humanos consomem 50% de toda a água potável. Todas as outras espécies têm que se contentar com a que sobra.

– Quase 80% das florestas que ainda restam ficam no terceiro mundo, e um terço fica na Rússia e no Brasil.

– O vidro pode ser reciclado quase infinitamente: centenas de vezes, mesmo milhões de vezes.

Fontes:
http://www.quercus.pt/;
http://www.comunidade-espiritual.com/;
http://www.centrovegetariano.org/;
http://www.greengc.com/;
http://www.fairfield.edu/;
http://www.gogreen.theconsortium.co.uk/;
http://www.bikeroute.com/;
http://www.digg.com/environment

Clique para subscrever a NEWSLETTER ACTIVA.pt!

Siga-nos no Twitter

Relacionados

Lifestyle

Ideias verdes para fazer muito com pouco

Redecorar, organizar e poupar são verbos que não combinam? Nada mais errado. A ACTIVA dá-lhe sugestões para renovar e organizar alguns apontamentos lá em casa sem gastar um cêntimo. Tome nota!

Lifestyle

Divertimentos verdes

Nunca pensamos nisso, mas divertirmo-nos provoca imenso desperdício. Garrafas deitadas fora, CD no lixo... E bastam pequenos gestos para evitar que isso aconteça. Descubra como é fácil!

Lifestyle

Esteja no trabalho de forma mais ecológica

Também no trabalho devemos ter o cuidado de respeitar a Natureza. Saiba que medidas amigas do ambiente pode adoptar no seu emprego.

Lifestyle

Ajude a salvar o planeta... todos os dias!

Pequenas acções do dia a dia podem ajudar e muito em questões ecológicas. Basta preferir produtos amigos do ambiente e usar energia de maneira racional.

Lifestyle

Figuras públicas juntas pela reciclagem

Cláudia Oliveira, Mafalda Matos e Sandra Cóias foram algumas das figuras públicas que participaram na campanha 'SIM, É NO AMARELO', uma iniciativa nacional de sensibilização ambiental, lançada pela Tetra Pak.

Mais no portal

Diz Quem Sabe

O couro cabeludo também precisa de proteção solar

O Dr. Carlos Portinha, coordenador Clínico do Grupo Inspary, explica que o cancro da pele pode ser uma das consequências da exposição do couro cabeludo aos raios solares.

Pera Doce

Fiz uma dermopigmentação às sobrancelhas e as perguntas das amigas não pararam: eis as respostas (e o resultado)

Sim, quase adormeci na marquesa e não, não vou ter de andar com um chapéu de abas enormes para não apanhar sol e estragar tudo. Mais perguntas? Bem, espero que as respostas estejam todas aqui.

Comportamento

Os principais motivos para ex-casais terem recaídas íntimas logo após o término

Algo muito comum, principalmente logo após o término.

Moda

Que sapatos usar com calças de ganga flare? Temos a resposta

Inspire-se nestes 12 "looks" de influencers internacionais.

Celebridades

Conheça a luxuosa nova mansão de Dwayne Johnson

Faça uma visita guiada à nova propriedade do conhecido ator.

Moda

Vestidos indispensáveis para um verão boho-chic

Estas seis sugestões são a cara da nova temporada.

#ActivaEmCasa

Estes exercícios prometem deixar as suas pernas e abdominais "on fire"

Aqui fica mais um circuito de treino completamente gratuito, preparado e exemplificado por Susana Carromeu, coach do CrossFit Cais.

Beauty Spot

8 eyeliners coloridos para alegrar qualquer maquilhagem

Este é o tema da rubrica Beauty Spot desta semana.

Diz Quem Sabe

AVC e hipertensão arterial: é melhor prevenir do que remediar

Nesta segunda-feira, 17 de maio, assinala-se o Dia Mundial da Hipertensão.

Saúde

Corte estes alimentos à noite para perder peso

E dormir melhor!

Beleza

O que fazer ao cabelo nos dias quentes? Aqui ficam 30 sugestões

Para todos os comprimentos e texturas.