Da decoração à moda: como poupar reciclando

Foto: Reuters

Foto: Reuters





Paula Vicente é uma ex-funcionária bancária, actualmente formadora de adolescentes e que tem uma loja onde vende as suas criações, a Art Factus, onde também ensina técnicas de reciclagem aplicadas à moda e a artes decorativas. "Muita coisa vem do caixote do lixo ou de ferros velhos. Nunca tive uma peça de roupa comprada, enquanto a minha mãe foi viva. Era ela que me fazia tudo, às vezes da noite para o dia."

Encontra as suas criações no Blog http://paulavicente.artfactu.blogspot.com/ . Eis algumas das suas dicas:









– Novas caras para uma t-shirt velha: "Para a transformar numa nova, pode fazer-lhe aplicações de tecido – a técnica do patchwork -, montando-os numa decoração específica. Mas também pode fazer uma mala com ela: cosem-se as mangas e a parte de baixo – pode cortar um pouco da altura em baixo. Os braços das t-shirts tradicionais (aquelas um pouco mais largas), podem servir de compartimentos. Com um resto de mangueira, que pode forrar-se, faz a alça. A frente da mala pode ser decorada com papel, restos de tecido, de pedaços de feltro, penas, tampas de garrafas ou cápsulas de Nespresso vazias e limpas, ou com aquelas esponjas do banho coloridas feitas de rede – basta desmanchar os pontos que as unem naquela bola e esticá-las."





– Sapatos reciclados: "Sapatos velhos e riscados podem ser revestidos com tecido, penas, papel mais fino. Há dias, forrei umas sandálias com penas pretas e ficaram lindas…"





– Como recuperar um móvel velho: "A découpage é a técnica que mais se usa em recuperação de móveis velhos. O primeiro passo é aplicar tapa poros numa móvel velho, para matar bichos e tapar fissuras, buracos e riscos. É um líquido um pouco tóxico que convém aplicar ao ar livre. Em seguida, lixa-se o móvel. A partir daí está pronta para trabalhar: aplica-se dose de primário, deixa-se secar bem e pinta-se a cor que escolhermos para fundo. Depois, aplica-se parafina em todo o móvel, sempre no mesmo sentido. Tira-se o excesso de parafina com uma trincha ou pincel. Depois, pintámos uma segunda cor: uma a duas demãos, conforme queremos que a cor de fundo seja mais ou menos realçada. Depois de bem seco, lixamos o móvel, sempre no mesmo sentido. Se quisermos um efeito de envelhecimento, aplicamos betume judaico (à venda nas lojas de bricolage). Pode trocar os puxadores por uns modernos; fica muito engraçada conjugação deste look vintage com uns apontamentos mais modernos."





– Electrodomésticos ‘ressuscitados’: "Estava farta do meu microondas em branco, forrei-o com papel tingido e mudei-lhe o look. Fiz o mesmo a uma torradeira. Estou a pensar em transformar um frigorífico velho em móvel de arrumação: basta tirar-lhe as maçanetas e colocar prateleiras novas."













Palavras-chave

Relacionados

Lifestyle

Dicas muito úteis para conseguir que o seu dinheiro 'estique'

É em tempos de crise que surgem as grandes soluções. Siga as nossas ideias para cortar nas suas principais despesas, dos gastos energéticos às compras, e viver melhor com menos

Lifestyle

Como poupar na cozinha!

Em tempo de crise, uma chef de cozinha ensina-nos que nada se perde, tudo se transforma. Planear as refeições para toda a semana e escolher produtos da época são apenas dois dos muitos truques que lhe permitem economizar na cozinha.

Lifestyle

Como chegar ao final do mês com dinheiro

A crise está a afectar o consumo. Mas mais do que diminuir as compras estamos a aprender a comprar de forma mais inteligente. Damos-lhe algumas dicas para poupar.

Lifestyle

Gaste bem o seu dinheiro

Faça um pé-de-meia ou invista as economias sabiamente. Fomos saber junto de algumas mulheres quais as melhores maneiras de gastar bem o dinheiro sem nunca se arrepender.

Lifestyle

Multiplique o seu dinheiro

Tem todas as suas poupanças guardadas numa conta à ordem? Então está na hora de as rentabilizar. Seleccionámos para si os principais produtos financeiros onde pode aplicar o seu pé-de-meia e fazê-lo crescer.

Lifestyle

Crédito à habitação: vantagens de renegociar o crédito

A alteração das condições do empréstimo pode ser feito a qualquer altura do contracto e são diversas as possibilidades ao seu dispor para pagar menos todos os meses. Saiba quais são as melhores.

Lifestyle

Crédito à Habitação: o que deve fazer antes de pedir um

Caso se prepare para solicitar um empréstimo, há algumas questões que deve considerar.

Lifestyle

Formas de poupar dinheiro o ano inteiro

Quando o objectivo é poupar todos os gastos são repensados. Se o fizer ao longo do ano verá que consegue resultado efectivos. Basta apenas um pouco de disciplina e gestão no seu orçamento.

Lifestyle

Compras na Net: vantagens são muitas

Comprar qualquer artigo sem sair de casa é cada vez mais seguro… e barato! Na verdade, a Internet é o centro comercial do futuro, desde que não corra riscos desnecessários.

Mais no portal

Beleza e Saúde

Experimentei um hidratante facial caseiro que só leva um ingrediente

E estou aqui para contar os resultados. Não se deixem enganar pela imagem - garanto que o creme não ficou branco, muito menos tão artístico.

Beleza e Saúde

Esta é a atividade física que nos deixa com mais fome

Estudo concluiu que pessoas que a praticam ingerem mais calorias.

Celebridades

Ariana Grande assume novo namorado

A artista partilhou fotografias bastante explícitas.

Moda

Parfois: a mala do verão a menos de 8 euros

Não há como não adorar os saldos.

Beleza e Saúde

Coronavírus: Casados há 53 anos, morreram de mãos dadas, no mesmo dia

Falamos de um casal do Texas, de 80 e 79 anos, internados por pouco mais de uma semana.

Beleza e Saúde

O mundo é um lugar estranho, portanto experimentei fazer Reiki — e acabei em lágrimas

Aqui, a cura faz-se pelas mãos e, mesmo sem toques, é impossível não nos sentirmos tocados por esta experiência libertadora.

Lifestyle

Livro da semana: "Uma Gaiola de Ouro", uma história que é um grito feminista

Um livro de Camilla Läckberg, publicado pela Suma de Letras.

Inspirações

10 inventoras negras que tornaram as nossas vidas bem mais fáceis

Sem o espírito de inovação e de empreendedorismo de cada uma destas mulheres, estas 10 invenções poderiam nunca ter existido.

Lifestyle

Vídeo viral mostra como picar um dente de alho em 10 segundos

Quer a cozinha seja ou não o seu forte, esta técnica promete facilitar o processo.

Lifestyle

4 dicas de poupança financeira para mulheres empreendedoras

No primeiro episódio da rubrica Finanças de A a Z, deixo algumas sugestões para criar um negócio e potenciar o seu crescimento.

Celebridades

Em tempos de pandemia, foi assim que Khloé Kardashian celebrou o aniversário

O evento teve direito a máscaras personalizadas - mas não só.

Inspirações

Normalizar corpos normais: o movimento que se tornou viral

Pessoas de todo o mundo têm partilhado imagens dos respetivos corpos, de modo a provar que é normal sermos diferentes.

€2,95 por edição 20% desconto  

Papel