Maria José Nogueira Pinto

Maria José Nogueira Pinto

Activa

"A doença do século XXI é a solidão", foram palavras de Maria José Nogueira Pinto, provedora da Santa Casa da Misericórdia desde 2002, onde implantou planos inovadores, de que é exemplo o projecto Mais Voluntariado, Menos Solidão.

O programa dá assistência domiciliária a mais de 1000 idosos em Lisboa, onde um quarto da população tem mais de 65 anos. Para o programa foram canalizados os lucros do jogo Euromilhões e contou com os esforços conjuntos da Santa Casa, da associação Coração Amarelo e da Cruz Vermelha, aproveitando a força do trabalho de voluntariado. "O abandono e a solidão dos idosos vão marcar determinantemente os próximos tempos", afirma a provedora. "O problema é que toda a nossa cultura hoje assenta no não querer ver.

E a primeira pergunta que me pus a mim própria foi como responder aos idosos antes de ter dinheiro, e se essa resposta só assentava em recursos materiais ou se podia basear-se na solidariedade das pessoas." E verificou que havia muita gente disposta a ajudar. Outras respostas para assistir os idosos são uma unidade de cuidados continuados no Hospital de Santana e a construção de raiz de um lar de grandes dependentes e de duas residências assistidas, especialmente construídos para os mais velhos. Também a resposta às crianças abandonadas tem estado a ser repensada, e está a tentar "quebrar o ciclo geracional de pobreza" apostando na formação profissional dos jovens.

Depois de ser deputada, líder parlamentar, a primeira mulher a liderar uma bancada no Parlamento e directora da Maternidade Alfredo da Costa, Maria José Nogueira Pinto aposta da redefinição do papel da Santa Casa, voltando-a para os mais carenciados.

Clique para subscrever a NEWSLETTER ACTIVA.pt!

Siga-nos no Twitter

Já nas bancas!

O que precisa de saber para viver melhor e mais tempo Compre já

Relacionados

Lifestyle

Maria Luísa F. S. Nemésio

Secretária-geral da AMI

Lifestyle

Maria Helena Quinta

Membro da direcção do Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa c...

Lifestyle

Maria de Lourdes Levy

Professora catedrática, presidente do Conselho Científi co da Escol...

Lifestyle

Madalena Teixeira Duarte

Engenheira agrónoma, presidente da Ajuda de Mãe

Lifestyle

Julieta S. Vasconcelos

Presidente da direcção da FENACERCI

Lifestyle

Godelieve Meersschaert

Psicóloga, fundadora da Associação Cultural Moinho da Juventude

Lifestyle

Conceição Pinhão

Gerente da fábrica de confecções Afonso

Lifestyle

Catalina Pestana

Provedora da Casa Pia de Lisboa

Lifestyle

Beatriz Quintella

Presidente da Operação Nariz Vermelho

Mais no portal

Já nas bancas!