Linda Serrão

Linda Serrão

Activa

Existem entre 35 a 50 mil crianças com perturbação da hiperactividade com défice de atenção (PHDA) em Portugal. Linda Serrão, 38 anos, criou esta associação para consciencializar a opinião pública e alertar pais e professores para a temática. E ela sabe bem o que é viver com este problema: dois dos seus três filhos são hiperactivos e tanto ela como o marido também o são.

A perturbação caracteriza-se pelo facto de o tempo de concentração destas crianças ser mais curto que a média e por uma actividade física intensa, que as impede de estar quietas por muito tempo. Tudo isto se vai repercutir no comportamento e rendimento escolar. "É uma incapacidade de controlo, não de vontade. Mas nem todos os irrequietos são hiperactivos", alerta. Incompreendidos, os hiperactivos são muitas vezes rotulados de mal-educados e impacientes.

Com o objectivo de esclarecer os professores, a associação desenvolve acções de formação em escolas – o programa ‘Estar Atento É Crescer Melhor’ -, com médicos e psicólogos. Na associação podem fazer-se despistes clínicos da PHDA, consultas de Psicologia Educacional, Psicomotricidade, Psicologia Clínica e apoio pedagógico para crianças com dificuldades de aprendizagem.

Os pais também ali encontram ajuda personalizada, respostas às dúvidas clínicas e educacionais e, periodicamente, grupos de debate.

Clique para subscrever a NEWSLETTER ACTIVA.pt!

Siga-nos no Twitter

Assine a ACTIVA e receba uma fabulosa OFERTA da LIERAC. ASSINE AQUI

Relacionados

Mais no portal