10 pontos-chave para um bom currículo

Na difícil tarefa de procurar emprego é necessário ter um bom currículo para captar a atenção do recrutador e destacar-se da imensidão de CV’s que este recebe.

Simples e de leitura fácil, um CV só deve conter informação que seja relevante para o cargo e empresa a que se está a candidatar. O currículo deve espelhar as suas competências e o que de melhor existe em si como profissional, ‘aliciando’ a empresa a contratá-la.

Para a ajudar a fazer do curriculum vitae a sua montra, especialistas da Transitar, empresa perita em processos de transição de carreira, elaboraram uma lista de dez pontos-chave que deve ter em conta aquando da criação do seu currículo.

Crie um plano e personalize – Limitar-se a enviar currículos para todo o lado raramente dá resultados, por isso estabeleça uma estratégia antes de dar este passo. Primeiro crie uma lista das empresas para onde se quer candidatar e só depois elabore o seu CV, tentando adaptá-lo ao cargo e à empresa a que se está a propor.

Invista na organização – Com a proliferação do Europass (modelo de currículo uniforme para toda a União Europeia) torna-se complicado personalizar o seu CV e dar um ‘toque pessoal’ ao layout, mas invista no modo como ordena e organiza as informações, mantendo sempre a coerência e a facilidade da leitura.

Identifique as suas principais competências – Quais as suas áreas de especialidade e o que alcançou nessas áreas devem ser dos primeiros dados a constar no currículo. Prioritize as informações, da área em que tem mais competências até àquela em que se sente menos à vontade.

Inclua palavras-chave – As empresas recebem diversos currículos e deve facilitar-lhes o trabalho na análise do seu CV. Não se esqueça de incluir palavras-chave da sua área de trabalho para que o recrutador possa pesquisar nas bases de dados, e encontrar o seu currículo facilmente.

Evite informação muito densa – Listas muito longas levam a que o empregador perca o focus das características realmente importantes. Sintetize a informação, inclua números ou estatísticas, destaque certos dados ou dê exemplos.

Conte a sua história – É claro que o recrutador não precisa de saber que no seu último emprego era sempre a primeira a chegar e a última a sair. É fundamental encontrar um equilíbrio, não sendo demasiado extensa mas abrangendo as informações essenciais sobre a sua vida profissional. Descreva as suas competências e conquistas, os objectivos e os resultados atingidos, e os contextos em que estes aconteceram. Recorra a destaques para sintetizar a informação, incluindo-a.

Evite expressões generalistas – Informações gerais que pouco clarificam sobre as suas competências devem ser evitadas ao máximo. Não diga apenas que é "boa sob pressão", explique e dê exemplos de situações que ilustrem essa característica.

Dê um toque pessoal – Dar um toque pessoal ao seu CV vai distingui-lo, para que não seja mais um papel em cima da secretária do empregador. Escreva uma nota à mão e anexe ao currículo ou inclua algumas informações sobre a empresa, mostrando que pesquisou e conhece realmente a organização.

Re-avalie regularmente – Já há algum tempo que está a enviar currículos e ainda não teve respostas? Reflicta sobre o que pode estar a correr mal e emende-o. Está a destacar as funções e o sector a que se está a propor? Salienta os seus pontos fortes na descrição das suas competências? Inclui palavras-chave que remetem o recrutador directamente para o seu CV?

Elaborar um bom curriculum vitae pode ser demorado mas é um passo fundamental para chegar a uma empresa. Por isso escreva, leia e releia, dê a alguém para ler e, se for caso disso, volte a escrever. Mantenha-se atenta ao que pode melhorar e como pode tornar a sua ‘montra’ (ainda) mais atractiva.

Palavras-chave

Relacionados

Lifestyle

Estratégias infalíveis para dar a volta ao chefe

Não há estatísticas, mas cada vez ouvimos mais pessoas a queixar-se dos chefes. Por isso fomos saber quais as melhores estratégias para aprender a lidar até com os impossíveis.

Lifestyle

Missão: encontrar trabalho novo

Estar à procura de emprego é em si mesmo um emprego. Isto significa que requer dedicação e disciplina. Antes de mais nada organize-se e depois meta mãos à obra!

Lifestyle

Mulheres loiras são mais bem pagas do que as morenas

Não, não é um lugar comum (quem dera que fosse!): um estudo comprovou que, no que se refere ao vencimento no trabalho, as morenas são descriminadas em relação às loiras.

Lifestyle

Como fazer um bom curriculum vitae

Há segredos na forma de organizar o seu currículo que lhe permitem ter mais sucesso junto de potenciais empregadores. Por exemplo, a informação deve ser dada de forma clara e ordenada, para que seja fácil de ler. Não poupe na qualidade do envelope e do papel, porque os pormenores fazem a diferença

Lifestyle

Mulheres no trabalho mais confiantes do que os homens!

Ao contrário do que se possa pensar, as mulheres não têm problemas de confiança em si mesmas no mundo laboral.

Lifestyle

Microcrédito: mude de vida com uma boa ideia!

Financiar os projectos de negócio dos mais pobres, de modo a que possam viver melhor, gerar emprego e riqueza, é o desafio do microcrédito. Em Portugal, uma associação já ajudou mais de 800 pessoas. Conheça as suas histórias com final feliz.

Lifestyle

Conflitos no emprego: manual de sobrevivência

Quando no seu emprego alguém procura o conflito, o melhor é aprender a lidar com o problema. Para a ajudar, fomos conversar com duas especialistas no assunto.

Lifestyle

"Fui despedida e agora?"

Saiba aquilo a que tem direito e veja como tornar mais eficaz a sua procura de novo emprego

Lifestyle

O que podemos aprender com os chefes

Com cada tipo de chefe, há sempre alguma lição útil a retirar.

Lifestyle

Por que é que há tantos chefes incompetentes?

Fazemo-nos essa pergunta várias vezes por dia: como? Como é que os nossos chefes chegaram onde chegaram?

Lifestyle

Saia a bem do seu emprego

Se está a pensar sair do seu emprego, seja qual for a razão, faça-o com todo o cuidado, porque nunca se sabe se as pessoas com quem trabalhahoje, vão voltar a cruzar-se no seu caminho.

Lifestyle

6 passos para não sofrer no trabalho

O chefe tomou-a de ponta? A sua colega age consigo como uma vilã de telenovela? Deixou de ter vida pessoal e a pressão está a levá-la à loucura? A solução está na mudança de algumas formas de pensar

Lifestyle

Como subir na vida depressa e bem!

Se quer subir alguns degraus na hierarquia da sua empresa, há regras elementares que não deve perder de vista. Neste aspecto os homens ganham-nos, muitas vezes, aos pontos. Aprenda com eles e com os conselhos da dr.ª Ana Afonso, especialista em psicologia do trabalho.

Lifestyle

Mitos da mulher no trabalho

Apesar de já terem provado a sua competência no mercado de trabalho, muitas mulheres continuam a sentir o peso do preconceito. Fomos saber se tinham alguma ponta de verdade.

Lifestyle

Reinvente a sua vida profissional

Ideias inspiradoras para quem quer começar uma nova fase profissional, seja ela como empresária ou no seu emprego de sempre. Espírito empreendedor, determinação e competitividade são as armas de que precisa.

Lifestyle

Apaixone-se pelo seu trabalho…

…ou deixe-o para sempre. Não há lugar para meias tintas nesta relação. Em todo o caso, damos-lhe umas dicas para reavivar a chama… Bárbara Bettencourt

Lifestyle

Está a pensar montar um negócio?

Se pensa estabelecer-se por conta própria, há algumas questões que deve ponderar antes de escolher o sector a que vai dedicar-se.

Lifestyle

Como ganhar tempo no trabalho e aumentar a produtividade

Se tem maus hábitos na gestão do tempo ou falta de autodisciplina, é no trabalho que eles se vão manifestar de forma mais visível. A boa notícia é que é possível prender a ser mais eficaz. Primeiro passo: ver onde anda a perder tempo.

Lifestyle

Cinco atitudes que prejudicam a sua carreira

Determinados comportamentos no local de trabalho podem prejudicar a sua ascensão profissional e até pôr em causa o seu emprego. Saiba quais são e registe os conselhos da psicóloga Ana Afonso que ajudam a corrigir estas condutas menos favoráveis.

Lifestyle

Eles continuam a ganhar mais

Passaram 50 anos desde que a União Europeia decidiu acabar com as diferenças de salário em função dos sexos. Mas os homens ainda ganham mais.

Lifestyle

Torne-se mais eficaz

Organizar as tarefas por prioridades pode tornar o seu dia muito mais fácil

Lifestyle

"MUDEI de rumo"

Trocar de carreira não é para todos. Mas estas mulheres provaram que, mais do que chegar ao topo, o importante é divertir-se ao longo do caminho. Inspire-se.

Mais no portal

Imagem de Sucesso

Estas dicas vão facilitar a escolha das suas próximas calças de ganga

Do corte às lavagens, saiba que modelos mais favorecem as mulheres.

Beleza

Descubra qual é o melhor Gua sha para si

Uma ferramenta de beleza que se tornou indispensável na rotina de beleza de muitas mulheres.

Saúde

Ter plantas em casa aumenta a felicidade e a esperança de vida

Estes são apenas dois dos muitos benefícios comprovados pela ciência de apostar na botânica de interiores.

Moda

Que sapatos usar com calças de ganga flare? Temos a resposta

Inspire-se nestes 12 "looks" de influencers internacionais.

Beleza

Este truque deixa as sobrancelhas no lugar de uma vez por todas

É simples, prático e surpreendentemente acessível. A melhor parte? Só vai precisar de duas coisas para ter sobrancelhas de sonho.

Comportamento

As mulheres usam quatro técnicas específicas para aumentar o prazer durante o sexo

Um estudo recente pretende disponibilizar uma linguagem clara e que empodere as mulheres para tornarem o ato sexual mais satisfatório.

Saúde

A pandemia trouxe maus hábitos que sugam a energia do corpo

Saiba como corrigi-los e ganhar qualidade de vida.

Beleza

Estas fotografias provam que o lob é tão versátil quanto elegante

Por isso mesmo, é um dos cortes preferidos das influencers neste momento.

Comportamento

O que acontece quando uma mulher tem um orgasmo?

O cérebro, mais especificamente o lobo frontal, fica a todo o vapor!

Beleza

Os motivos para ser uma boa ideia investir numa bruma facial

Um produto de beleza bastante útil nos dias quentes, cujos benefícios vão muito além da hidratação.