Pense na sua vida passada. De que é que se lembra? Daquelas férias fantásticas quando tinha 15 anos? Da morte do seu avô? Daquela noite em que quase morreu de medo? Do seu casamento? Do nascimento do seu filho?

Pois. De certeza que ninguém diz. "Ai lembro-me fantasticamente bem daquele dia, 17 de Novembro de 1994, em que não aconteceu rigorosamente nada!"

Isto porque cérebro humano apaga o que não interessa. Ele mede o tempo por marcas de movimento (um bocado como um relógio). Imagine que vai numa autoestrada, sem nehumas marcas de passagem: parece que não andámos nada. Com o cérebro é a mesma coisa: se estivermos numa sala branca vazia, sem nada, começamos a perder a noção de tempo – ele depende da nossa observação de objectos, pessoas, acontecimentos cíclicos como as estações ou o nascer e o pôr do sol.

Razão: o nosso cérebro é como um computador (ou os computadores é que são construídos à imagem do nosso cérebro) – evita trabalhar desnecessariamente e processar duas vezes a mesma informação.

Se lhe enviar o mesmo dia duas vezes, ele apagará um deles, mandando para o ‘disco rígido’ o resto da informação, considerada inútil porque duplicada. Se vivermos o mesmo dia da mesma maneira trinta, trezentas, três milhões de vezes, para o cérebro será como se apenas tivessemos vivido… um dia. Conclusão: podemos viver cem anos em teoria, e um dia dentro do nosso cérebro… Por isso é que os dias que recordamos foram aqueles que, por alguma razão, se disntiguiram dos outros. O nosso cérebro registou essa informação diferente mantendo-a presente para ser usada caso torne a ser preciso.

Claro que isto é uma forma esquematizada de ver a coisa, mas já está a ver onde vai chegar: não viva apenas um dia! Claro que precisamos de rotina: ela autoriza-nos a viver de maneira sã todos os dias, a fazer milhares de coisas que de outra maneira seriam impossíveis, e a ‘poupar’ memória para experiências mais importantes.

Mas não viva só de rotina. Mude de mão a lavar os dentes, mude de pequeno almoço, mude o estilo de vestir, mude o caminho para o trabalho, mude o sítio onde vai almoçar, faça qualquer coisa diferente. Mas não deixe que toda a sua vida se resuma a apenas um dia igual a todos os outros.

Fonte: Jornal Folha de S. Paulo

Palavras-chave

Relacionados

Lifestyle

Descubra como fazer tudo com muito estilo!

Há uma Grace Kelly dentro de nós, mesmo à espera de sair do armário. Inspire-se nestas ideias e saiba como transformar-se numa rainha de estilo... em qualquer ocasião.

Lifestyle

Organize as suas férias

O Verão aproxima-se a passos largos, a época escolhida pela maior parte das pessoas para gozar férias. Para não ser apanhada desprevenida, escolha o destino e organize, desde já, o seu próximo período de lazer.

Mais no portal

Lifestyle

FISHFISH SUSHI: o melhor do Japão à mesa, com vista para o mar

Ainda não comeu o melhor sushi da cidade até conhecer este novo "hotspot" na Baía dos Golfinhos.

Moda

Sienna Miller rendida a calças de verão da Mango

Leves e fluidas, estas calças são um must-have na estação quente.

Lifestyle

Confirma-se: É possível passar férias em família com segurança e sem medo

Numa altura em que só pensamos em ir para fora cá dentro, decidi fazer uma escapadinha e rumar até Sagres.

Comportamento

5 hábitos que transformam sonhos em objetivos

Neste artigo da rubrica Sucesso Pessoal e Profissional, partilho algumas táticas para passar do sonho à ação, convertendo-o em objetivo.

Beleza e Saúde

#ActivaEmCasa. O treino da semana do CrossFit Cais

Mais uma segunda-feira, mais um circuito de exercícios preparado pela personal trainer Susana Carromeu.

Beleza e Saúde

O guia para encontrar o batom nude perfeito!

Na rubrica Beauty Spot desta semana, deixo alguns conselhos para que procurar este produto não seja uma grande dor de cabeça.

Beleza e Saúde

Qual a quantidade adequada de fruta para quem quer emagrecer?

Confira a explicação de uma nutricionista.

Beleza e Saúde

Especialistas revelam os 3 hábitos essenciais para fortalecer o sistema imunitário

E ainda partilham alguns truques que usam para os seguir e evitar ficar doentes.

Comportamento

13 tipos de orgasmos que as mulheres podem ter

Em honra do Dia Nacional do Orgasmo, que se assinala a 31 de julho, exploramos este aspeto tão importante da sexualidade feminina.

Moda

5 truques de styling para disfarçar a zona da barriga

No episódio de hoje da rubrica Imagem de Sucesso, deixo algumas dicas para que se sinta confiante com qualquer visual.

Beleza e Saúde

La Mer Blue Heart. Pelos oceanos, com amor

No evento de apresentação de mais uma edição limitada Blue Heart Crème de la Mer, a marca reforçou o compromisso de proteger os mares.

Inspirações

Conheça Becki, a blogger que mostrou que o tamanho das calças vale zero

A mulher comprou três pares de jeans de marcas diferentes e ficou em choque quando se apercebeu que o tamanho 40 da Zara é mais pequeno que um 36 da ASOS.

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel