Missão: encontrar trabalho novo

Acabou de acordar e ainda está desorientada. De repente não tem de ir a correr meter-se debaixo do chuveiro, engolir o café e as torradas, enfrentar o trânsito. Está sozinha em casa em férias forçadas. A depressão é um cenário possível nestas circunstâncias por isso é importante estabelecer desde logo um plano de acção para não se deixar vencer pela inércia.

– Estabeleça uma rotina. Vai levantar-se todos os dias à mesma hora que fazia quando tinha emprego. E vai trabalhar para arranjar um novo no mesmo horário laboral que tinha. Nas outras horas descanse, relaxe, distraia-se. Esta é a forma mais equilibrada de conseguir ser eficaz na sua busca sem sacrificar a saúde e o bem-estar emocional.

– Organize-se. Faça uma lista com os contactos de todas as empresas para onde gostaria de ir trabalhar. Faça outra lista com os nomes das pessoas que conhece e que pode contactar para pedir ajuda. A ideia é fazê-las saber que está disponível e à procura de emprego. Mesmo que não a possam ajudar directamente é provável que se lembrem de outras pessoas que pode contactar. Estes contactos secundários (um amigo de um amigo) são muitas vezes os mais frutuosos.

– Estude as empresas e instituições a que tenciona candidatar-se. Quanto mais souber sobre elas mais dirigido irá ser o seu pedido de emprego. Cada empregador recebe diariamente dezenas, senão centenas, de currículos, geralmente completamente despersonalizados. Se quer sobressair, tem de mostrar-se informada sobre a empresa em que deseja trabalhar. Isto faz a diferença entre parecer desesperada ou, pelo contrário, altamente motivada. A internet pode ajudá-la muito nesta tarefa.

– Actualize o seu currículo. Fazer um bom CV é uma arte de marketing pessoal. O objectivo é mostrá-la à melhor luz possível e fazer sobressair todo o seu potencial. Pode usar o modelo europeu agora em voga.

– Faça cartas de apresentação. Estas devem ser personalizadas, nada de frases vagas que serviriam para qualquer empresa, tem de mostrar que é a pessoa certa e os termos em que o faz vão depender da pesquisa que eleborou previamente sobre a instituição. Seja sincera, original, persuasiva e confiante. Não se alongue. Mais do que uma página é puro suicídio numa carta de apresentação, lembre-se que está a usar o tempo de trabalho de alguém. Não caia na arrogância nem no excesso de humildade; ser demasiado subserviente é tão mau como fingir uma falsa intimidade com um discurso ‘tu cá, tu lá’.

– Cuide de si. Não me diga que fez as tarefas anteriores de pijama. Não caia nessa esparrela, pode parecer um pormenor mas a mensagem que está a dar ao seu inconsciente se andar o dia todo de pijama é a de que não vale a pena o esforço. Todas as céluas do seu corpo têm de acreditar que vai mesmo arranjar um emprego rapidamente. Não substime o poder do optimismo, ele pode abrir muitas portas, quanto mais não seja porque vai fazer com que tente mais afincadamente.

Palavras-chave

Relacionados

Lifestyle

"Fui despedida e agora?"

Saiba aquilo a que tem direito e veja como tornar mais eficaz a sua procura de novo emprego

Lifestyle

5 passos simples para acabar como o stresse no trabalho

Combata o stresse diário no escritório com passos simples, mas eficazes, como livrar-se da tralha acumulada na secretária ou beber mais água.

Lifestyle

Estratégias infalíveis para dar a volta ao chefe

Não há estatísticas, mas cada vez ouvimos mais pessoas a queixar-se dos chefes. Por isso fomos saber quais as melhores estratégias para aprender a lidar até com os impossíveis.

Lifestyle

Layoff - Sabe o que é?

Em tempo de crise muitas são as empresas que recorrem ao layoff na tentativa de equilibrar a sua situação financeira. Que implicações pode uma decisão destas ter para o trabalhador abrangido neste regime? Quais os seus direitos? E deveres? O advogado José Góis Chilão ajuda-a a interpretar o conceito de Layoff

Lifestyle

Stop aos conflitos de alto risco no trabalho!

Incompatibilizar-se com o chefe. Relacionar-se com um colega no local de trabalho. Comunicar que está grávida. Como gerir situações difíceis no emprego?

Lifestyle

Anda a trabalhar demais?

Uma colega passou para outro departamento, outra está em licença de parto, não puseram ninguém para substituir e os prazos continuam ‘para ontem’. Saiba como lidar com esta situação.

Lifestyle

Testemunhos reais: "Troquei o trabalho pela família"

Muitas mulheres têm desistido da carreira para ficar em casa a tomar conta da família.

Mais no portal

Beleza e Saúde

Experiementei a receita de dois ingredientes que dizem ser muito saciante

Se o desafio envolve comida, não há como recusar, não é?

Lifestyle

2021 irá trazer uma boa dose de funk a Portugal

O próximo ano ficará marcado pela 1ª edição do Kondzilla Festival em Lisboa. Kevinho e David Carreira já estão confirmados.

Beleza e Saúde

7 motivos pelos quais não consegue ter um orgasmo

Se não é o seu caso, com certeza já ouviu as queixas de alguma amiga, certo? Entenda por que algumas mulheres sentem esta dificuldade.

Celebridades

Ex-namorada de Drake Bell acusa-o de violência doméstica

A atriz conta que o companheiro a chegou a arrastar pelas escadas de casa.

Celebridades

Angelina Jolie acredita que está a acontecer algo estranho no divórcio com Brad Pitt

Apesar de já estarem oficialmente divorciados, os dois ainda têm algumas questões a decidir, nomeadamente sobre os filhos e finanças.

Celebridades

Pippa Middleton não queria convidar Meghan para o casamento

Rumores de que a irmã de Kate sentia alguma inveja da companheira de Harry parecem ter sido confirmados numa obra recente.

Beleza e Saúde

Diz quem sabe: truques para comer gelados sem engordar

Não precisa de eliminar este tipo de alimento por completo, mas sim saber as melhores dicas para o consumir com moderação.

Celebridades

Chris Pratt e Katherine Schwarzenegger dão as boas-vindas ao primeiro filho

Chris Pratt e Katherine Schwarzenegger celebraram o primeiro aniversário de casamento em junho e assinalam agora a chegada do primeiro filho.

Moda

Estes são os ténis que vão dar um novo fôlego à sua corrida

O regresso de um clássico, em novas cores.

Celebridades

Simon Cowell no hospital após acidente de bicicleta

O jurado do 'America´s Got Talent' está no hospital.

Lifestyle

Unique Sushi Lab: onde comer é sempre uma (boa) surpresa

O restaurante que os amantes de sushi têm de conhecer e que ér capaz de converter mesmo os mais desconfiados em fãs da culinária japonesa. A culpa é do chef Johnny Keep.

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel