Missão: encontrar trabalho novo

Acabou de acordar e ainda está desorientada. De repente não tem de ir a correr meter-se debaixo do chuveiro, engolir o café e as torradas, enfrentar o trânsito. Está sozinha em casa em férias forçadas. A depressão é um cenário possível nestas circunstâncias por isso é importante estabelecer desde logo um plano de acção para não se deixar vencer pela inércia.

– Estabeleça uma rotina. Vai levantar-se todos os dias à mesma hora que fazia quando tinha emprego. E vai trabalhar para arranjar um novo no mesmo horário laboral que tinha. Nas outras horas descanse, relaxe, distraia-se. Esta é a forma mais equilibrada de conseguir ser eficaz na sua busca sem sacrificar a saúde e o bem-estar emocional.

– Organize-se. Faça uma lista com os contactos de todas as empresas para onde gostaria de ir trabalhar. Faça outra lista com os nomes das pessoas que conhece e que pode contactar para pedir ajuda. A ideia é fazê-las saber que está disponível e à procura de emprego. Mesmo que não a possam ajudar directamente é provável que se lembrem de outras pessoas que pode contactar. Estes contactos secundários (um amigo de um amigo) são muitas vezes os mais frutuosos.

– Estude as empresas e instituições a que tenciona candidatar-se. Quanto mais souber sobre elas mais dirigido irá ser o seu pedido de emprego. Cada empregador recebe diariamente dezenas, senão centenas, de currículos, geralmente completamente despersonalizados. Se quer sobressair, tem de mostrar-se informada sobre a empresa em que deseja trabalhar. Isto faz a diferença entre parecer desesperada ou, pelo contrário, altamente motivada. A internet pode ajudá-la muito nesta tarefa.

– Actualize o seu currículo. Fazer um bom CV é uma arte de marketing pessoal. O objectivo é mostrá-la à melhor luz possível e fazer sobressair todo o seu potencial. Pode usar o modelo europeu agora em voga.

– Faça cartas de apresentação. Estas devem ser personalizadas, nada de frases vagas que serviriam para qualquer empresa, tem de mostrar que é a pessoa certa e os termos em que o faz vão depender da pesquisa que eleborou previamente sobre a instituição. Seja sincera, original, persuasiva e confiante. Não se alongue. Mais do que uma página é puro suicídio numa carta de apresentação, lembre-se que está a usar o tempo de trabalho de alguém. Não caia na arrogância nem no excesso de humildade; ser demasiado subserviente é tão mau como fingir uma falsa intimidade com um discurso ‘tu cá, tu lá’.

– Cuide de si. Não me diga que fez as tarefas anteriores de pijama. Não caia nessa esparrela, pode parecer um pormenor mas a mensagem que está a dar ao seu inconsciente se andar o dia todo de pijama é a de que não vale a pena o esforço. Todas as céluas do seu corpo têm de acreditar que vai mesmo arranjar um emprego rapidamente. Não substime o poder do optimismo, ele pode abrir muitas portas, quanto mais não seja porque vai fazer com que tente mais afincadamente.

Palavras-chave

Relacionados

Lifestyle

"Fui despedida e agora?"

Saiba aquilo a que tem direito e veja como tornar mais eficaz a sua procura de novo emprego

Lifestyle

5 passos simples para acabar como o stresse no trabalho

Combata o stresse diário no escritório com passos simples, mas eficazes, como livrar-se da tralha acumulada na secretária ou beber mais água.

Lifestyle

Estratégias infalíveis para dar a volta ao chefe

Não há estatísticas, mas cada vez ouvimos mais pessoas a queixar-se dos chefes. Por isso fomos saber quais as melhores estratégias para aprender a lidar até com os impossíveis.

Lifestyle

Layoff - Sabe o que é?

Em tempo de crise muitas são as empresas que recorrem ao layoff na tentativa de equilibrar a sua situação financeira. Que implicações pode uma decisão destas ter para o trabalhador abrangido neste regime? Quais os seus direitos? E deveres? O advogado José Góis Chilão ajuda-a a interpretar o conceito de Layoff

Lifestyle

Stop aos conflitos de alto risco no trabalho!

Incompatibilizar-se com o chefe. Relacionar-se com um colega no local de trabalho. Comunicar que está grávida. Como gerir situações difíceis no emprego?

Lifestyle

Anda a trabalhar demais?

Uma colega passou para outro departamento, outra está em licença de parto, não puseram ninguém para substituir e os prazos continuam ‘para ontem’. Saiba como lidar com esta situação.

Lifestyle

Testemunhos reais: "Troquei o trabalho pela família"

Muitas mulheres têm desistido da carreira para ficar em casa a tomar conta da família.

Mais no portal

Saúde

Corte estes alimentos à noite para perder peso

E dormir melhor!

Beleza

O que fazer ao cabelo nos dias quentes? Aqui ficam 30 sugestões

Para todos os comprimentos e texturas.

Comportamento

O tipo de parceiro que as mulheres escolhem é influenciado pela vinculação pai-filha

Quem sai aos seus... procura parceiros iguais aos pais, quer isso seja bom ou mau.

Moda

As peças que importam para montar um armário cápsula de verão

Uma proposta que deixa o guarda-roupa com menos peças e extremamente prático.

Beleza

Unhas: a tendência inesperada que vai estar em todo o lado no verão

Não só dizemos qual é, mas mostramos várias formas de torná-la sua.

Celebridades

Entre na mansão de sonho que Anitta comprou em Miami

Conheça os cantos à casa.

Comportamento

Os quatro mandamentos para superar desilusões

De acordo com uma especialista.

Activa Brand Studio

Passatempo 'Prepare-se para o verão' com a ACTIVA e a SVR

Saiba como é fácil participar.

Comportamento

O amor à primeira vista existe mesmo? Eis o que diz a ciência

A resposta pode surpreender.

BeYoga

BeYoga: exercícios para libertar a tensão na zona lombar

O desconforto na zona inferior da coluna vertebral tira-nos energia. Libertando todas as tensões da zona lombrar sinta-se pronta a abraçar cada movimento do seu corpo.

Comportamento

5 passos para esquecer um ex de uma forma saudável

Estes são os conselhos de uma psicóloga.