Leonardo Dicaprio: O Senhor Ecologia



Está tão empenhado nesta causa que até já criou uma Fundação com o seu nome e um site com o seu nome (
http://www.leonardodicaprio.org/), onde alerta a opinião pública para problemas como o aquecimento global, a preservação das espécies em risco e a necessidade de usar energias renováveis. Co-produziu a narrou o documentário ’11th Hour’ sobre o problema do aquecimento global, ao que se seguiram outros filmes, como ‘Global Warning’ e ‘Water Planet’. Leo conduz um Prius, um automóvel híbrido muito ‘verde’ que outras celebridades também já adoptaram. A associação ambiental Global Green USA atribuiu-lhe um Prémio de Líder Ambiental, em 2003.





Daryl Hannah: Uma sereia em defesa dos oceanos



Muitas se lembraram dela como a sereia de Splash mas não é daí que lhe vem a vocação. Daryl divulga o trabalho da Reef Check Foundation, uma ONG que luta pela preservação do mar e recifes em 90 países. Mais do que ajudar com dinheiro, ela arregaça as mangas: é membro do conselho de administração de organizações s como a Coligação Ambiental para os Desportos de Acção, a Associação Mediática para o Ambiente e a EcoAmerica. Ajudou a fundar a Aliança para o Biodiesel Sustentável, que promove práticas éticas para a produção de biodiesel. E a sua última façanha foi a abertura de uma loja na Internet onde só vende produtos amigos do ambiente.





Edward Norton – Ambiente é herança familiar



A família da estrela de ‘Hulk’ criou projectos ambientais a que ele dá seguimento. Norton dirige um dos mais originais, o ‘Solar Neighbors’: sempre que uma celebridade compra um sistema de energia solar, doa outro a uma família de baixos rendimentos. Até agora, ajudou a equipar com energia solar 25 casas, recrutando a ajuda de colegas como Brad Pitt, Owen Wilson, Robin Williams e Danny DeVito.



Ainda arranja tempo (e muito dinheiro) para preservar o Grand Canyon e é um dos principais mecenas de ONG’s ligadas à conservação ambiental, como Wilderness Society e o Earthjustice. "O ambiente sempre foi uma das paixões do meu pai. Ele foi um advogado pioneiro e muito eficiente na defesa das causas ambientais. Eu e o meu irmão passávamos as férias a trabalhar no Parque do Grand Canyon. A minha irmã estuda política ambiental internacional. Faz parte da herança com a qual crescemos."





Jack Johnsson – Destrói as ondas, não as praias!



Como bom surfista, o músico residente no Havai, quer ver praias limpas e a vida marinha protegida. Por isso apoia activamente a Sociedade de Conservação Marinha Australiana e a sua campanha para salvar as tartarugas marinhas. Com a mulher criou a Fundação Kokua Hawai, que vai a escolas espalhar a palavra entre os mais novos, para além de promover campanhas que põe o cidadão comum a agir em prol do ambiente. Parte dos lucros dos seus concertos e CD’s revertem a favor de campanhas e organizações ambientais… e até doa bilhetes aos voluntários mais empenhados.





Cameron Diaz – Segue o exemplo da avó



Para além de ser militante de associações como a Act Green e a Green Treks, Cameron escreveu o prefácio de ‘O Livro Verde’, um manual com passos simples que cada um de nós pode fazer em sua casa. Lá, relembra a sua heroína ambiental, a avó: "Criava o seu próprio gado no pátio das traseiras, cultivava os seus vegetais no quintal. Via-a reutilizar o papel de alumínio e os sacos de plástico. Fazia sabão a partir da gordura da carne que cozinhava. Nada era desperdiçado. Tudo era reutilizado e reciclado." E apesar de se considerar "uma americana egoísta", descobriu que, afinal, "já praticava o básico, desde reciclar e compostar a poupar energia em carros híbridos." Até fez um curso de ecologia para celebridades, promovido por Al Gore.





Cate Blanchett – Movida a energia solar



A casa da actriz australiana está totalmente equipada com esta energia, mas Cate também leva o zelo ambiental para o trabalho. Assim que entrou para a Companhia Teatral de Sidney, começou a torná-la um pouco mais verde através da implementação de painéis solares e sistemas de reaproveitamento de águas. Promoveu, ainda, a Hora da Terra em Sidney, onde incitava todos a desligarem as luzes de suas casas durante uma hora. Resultado: a emissão de CO2 na capital australiana foi reduzida em 5%. Sempre que há uma manifestação em prol do ambiente, Cate está na rua e ainda faz doações generosas a associações ambientais.





Palavras-chave

Relacionados

Lifestyle

Como dura o lixo... para mal dos nossos pecados

Sabe quanto tempo leva a Natureza a decompor o lixo que fazemos? Aqui ficam alguns exemplos e de como a reciclagem ganha cada vez maior protagonismo.

Lifestyle

Vamos às compras de forma ecológica

Como reduzir o impacto sobre o ambiente quando vai às compras? É fácil, basta seguir estas dicas.

Lifestyle

Tudo que precisa de saber sobre painéis solares

Fala-se muito em energia solar, afinal, sol é o que não nos falta e é suposto apostarmos nas energias renováveis. Será assim tão caro? E compensará mesmo? Foi o que fomos tentar saber.

Lifestyle

Factos e Números sobre o Ambiente

Sabia que um dos maiores poluentes é um bebé? Que uma vaca gasta toneladas de água? Que o vidro pode ser reciclado milhões de vezes? Descubra já os mais espantosos segredos do ambiente

Lifestyle

Ideias verdes para fazer muito com pouco

Redecorar, organizar e poupar são verbos que não combinam? Nada mais errado. A ACTIVA dá-lhe sugestões para renovar e organizar alguns apontamentos lá em casa sem gastar um cêntimo. Tome nota!

Lifestyle

Divertimentos verdes

Nunca pensamos nisso, mas divertirmo-nos provoca imenso desperdício. Garrafas deitadas fora, CD no lixo... E bastam pequenos gestos para evitar que isso aconteça. Descubra como é fácil!

Lifestyle

Esteja no trabalho de forma mais ecológica

Também no trabalho devemos ter o cuidado de respeitar a Natureza. Saiba que medidas amigas do ambiente pode adoptar no seu emprego.

Lifestyle

Ajude a salvar o planeta... todos os dias!

Pequenas acções do dia a dia podem ajudar e muito em questões ecológicas. Basta preferir produtos amigos do ambiente e usar energia de maneira racional.

Lifestyle

Como ser mais ecológica... quando se desloca

O aumento do número de automóveis nas grandes cidades aumenta as emissões de monóxido de carbono, um gás nocivo. As consequências são o aquecimento do planeta, o aparecimento de chuvas ácidas e a degradação da qualidade do ar que respiramos.

Lifestyle

Ideias verdes para quando vai às compras

Quando sair para as suas compras e lembre-se que tudo o que adquire sai caro ao ambiente em termos de matérias-primas e energia necessária para os produzir.

Lifestyle

A arte da reciclagem

Saiba o que pode e não pode reciclar.

Lifestyle

Ideias para uma festa mais verde

O Verão está a chegar e temos vontade de receber os amigos em festas e jantares divertidos. Contudo, e porque uma atitude verde deve estar presente em todas as ocasiões, aqui ficam algumas sugestões para uma festa que ganha em ecologia, mas não perde em diversão.

Mais no portal

Diz Quem Sabe

Tudo o que precisa de saber sobre a reabilitação oncológica

Um artigo de opinião assinado pelo médico Énio Pestana, do Hospital CUF Cascais, sobre este tipo de cuidados.

Beleza

Conheça as grandes vantagens dos champôs sólidos

Preparámos também uma lista de produtos que pode incluir na sua rotina de cuidados capilares.

Nas Bancas

Como salvar as suas plantas

Na ACTIVA Verde, já em banca, os conselhos para escolher e cuidar das suas plantas.

Nas Bancas

Este casal mostra-nos como é viver "fora da rede"

Uma casa de madeira foi o início da mudança.

Nas Bancas

Receitas (de chef): desperdício zero

Sabia que está a deitar fora uma das melhores partes dos seus legumes?

Comportamento

A sustentabilidade chegou ao sexo

Conheça quatro formas de ajudar a salvar o planeta entre quatro paredes.

Moda

7 coleções que mostram que a moda sustentável é o estilo do futuro (a começar agora)

Coleções sustentáveis que são um “must-have” para receber o calor

Saúde

Experimentei um copo menstrual pela primeira vez - e foi assim que correu

Nunca é tarde para tomar uma decisão com impacto positivo no ambiente.

Beleza

Saiba como criar uma rotina de beleza mais sustentável

Pequenas mudanças de hábitos podem fazer uma grande diferença no compromisso com a sustentabilidade.

Lifestyle

Faça você mesma: receitas de detergentes ecológicos

Para além destas seis sugestões, partilhamos outros truques que podem ajudar o lar a ser mais "eco-friendly".

Nas Bancas

Activa Verde: é urgente mudar o futuro

Nas bancas!