02 copy.jpg

Fernando Piçarra

O respeito pelo perfil natural do terreno foi um dos principais pontos de partida para a construção de uma piscina recuperando a lógica dos tradicionais tanques de regadio. A obra esteve integrada no projeto geral de arquitetura de interiores de uma casa e arranjos exteriores de um monte alentejano, em Arraiolos. A mesma filosofia de preservação da topografia fez com que, a priori, se rejeitasse a habitual escadaria direta entre a casa, no topo, e a piscina, ao fundo, decorrente, na maioria das vezes, do nivelamento do terreno. Bem pelo contrário: o resultado mais impactante desta intervenção é precisamente a sucessão de planos desnivelados em rotação à volta da piscina. Sucessão esta que decorre de outro dos principais objetivos do projeto: “Desenvolver um percurso, gerando áreas de permanência e unificando todas as componentes do conjunto: assentos, duche, pérgula, bancada para o barbecue, escadas de acesso à casa das máquinas (sob uma das plataformas) e muros limítrofes ”, salientam Cecília Banito e Pedro Lourenço, do ateliê BL Arquitetura de Interiores (bl-interiores.blogspot.com).

“A intervenção, de caráter despojado, baseia-se numa relação natural com a topografia e com o caráter tradicional e rural da casa alentejana. As opções simplistas, ao nível dos materiais – alvenaria, betão afagado, madeira e a pastilha preta como único revestimento – estão ao serviço do destaque que se pretende dar à composição geométrica das plataformas, dos volumes e da paisagem. Tudo isso a complementar com vegetação autóctone”, sintetizam os arquitetos.

Assim, a piscina desenvolve-se em rampa – tal como o terreno – com uma zona rasa de água logo no início, correspondente à zona de intersecção com uma das plataformas, finalizando num assento submerso na cabeceira sobre o declive. O transbordo da água em todo o perímetro da piscina produz o efeito de espelho de água e é também usado para o processo de filtragem. A água transborda para uma caleira perimetral, correndo para um depósito de compensação sob a plataforma contígua à piscina. A água no depósito é puxada pela bomba e filtrada, sendo devolvida à piscina pelo fundo. O barbecue está no epicentro da área de refeições. Apresenta-se como um elemento sólido, posicionado no centro da plataforma de frente para a zona de refeições e piscina, onde se incluem um plano de trabalho, churrasco e lava-loiças. Este volume, fazem notar Cecília e Pedro, “apresenta a mesma dimensão, direcção e acabamento das escadas de acesso à casa das máquinas e arrumos, sob a plataforma, formando um conjunto de bancadas, que anula a percepção da existência de uma circulação secundária”.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA por apenas €2,60/mês. Aproveite esta oferta especial, tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo e arquivo digital, leia em qualquer lugar e cancele quando quiser. ASSINE AQUI

Mais no portal

Saúde

Sabe o que é a distimia?

A doença pode ser semelhante à depressão. Conheça as diferenças e saiba como tratar.

Saúde

Como é que a ansiedade pode sabotar o seu relacionamento?

Este é um transtorno psicológico que merece tratamento.

Beleza

Este truque simples tem muitos benefícios para a pele e o cabelo

Os especialistas dizem que vale muito a pena fazer esta substituição à noite.

Nas Bancas

Conheça melhor o delicioso mundo de Luísa Villar

Uma artigo para ler e saborear com todos os sentidos, sobre esta mulher inspiradora que decidiu mudar de vida aos 50 anos.

#VozActiva

Helena Isabel abre o coração sobre o significado da idade

O que é a idade e o que é que ela nos traz? Helena Isabel, a protagonista de capa da nossa edição de fevereiro (nas bancas) responde no #vozactiva deste mês.

Diz Quem Sabe

Síndrome do Impostor: quando somos o nosso pior inimigo

Saiba como contornar o problema.

Saúde

Porque é que a COVID-19 causa confusão mental?

Um estudo recente encontrou respostas.

Saúde

Este truque potenciam os inúmeros benefícios do alho

Confira como deve consumir este poderoso alimento.

Lifestyle

Instituto Macrobiótico fecha portas após 40 anos

As dificuldades financeiras trazidas pela pandemia foram motivo apontado.

Lifestyle

EasyJet tem viagens a partir de 14,99 euros

Aproveite!

Moda

As tendências de botas que vão vingar em 2022

De acordo com a Zara.

Saúde

5 truques para proteger as mãos do frio

Gestos que podemos ter para evitar danos nesta parte do corpo que, regra geral, está muito exposta e acaba por sofrer lesões quando as temperaturas estão mais baixas.