planta_dp.png

Planta Depois

QUESTÃO Sílvia Gomes: A minha principal dúvida na decoração da minha sala de estar reside no facto de ela ter uma coluna quase a meio. Embora a casa tenha escritório, gostaria que a sala tivesse uma zona de leitura, uma pequena zona de jogo e de tv. Tenho preferência por ambientes clássicos e contemporâneos, dos cremes aos castanhos, e com pouco padrão. Este espaço é apenas para sala de estar, não inclui sala de jantar.

SOLUÇÃO por Diana Azevedo Batalha

Para ir ao encontro do conceito pretendido pela leitora optámos por manter o espaço amplo sem grandes barreiras visuais, sendo o mobiliário fundamental para definir os diferentes ambientes.

As paredes são pintadas em branco e bege para realçar a luz natural que entra pelas grandes janelas. Uma paleta de brancos, beges e taupes (mistura de cinza e castanho) combina-se com a madeira e, pontualmente, com a pele preta, criando uma atmosfera tranquila e confortável. Na zona de jogo, tentou atribuir-se um maior dinamismo, inserindo o elemento vermelho nas cadeiras, contrastando com o branco e o tom escuro da madeira.

O pilar, que se encontra no meio da sala, pode ser encarado como uma mais-valia se aproveitar o espaço entre este e a parede para criar uma zona de leitura, de exposição ou mesmo de arrumação. Permite ainda decompor a ampla divisória em duas áreas, criando um espaço de entrada e outro de lazer. Pode assim criar vários ambientes cujas fronteiras se fundem entre si. Junto ao pilar e à estante fará sentido colocar a zona de leitura e, no seguimento desta, numa área mais resguardada, a zona de estar.

Face às dimensões da sala, a distribuição da iluminação da forma mais correcta pode ser difícil. Daí a sugestão de que seja feita de forma pontual, ao longo do espaço, através de candeeiros de mesa, candeeiros de pé, e mesmo com iluminação de tecto indirecta. Pode ainda optar por rebaixar o tecto de toda a divisória, o que lhe permitirá ocultar os varões dos cortinados. Por outro lado, desta forma, a iluminação de tecto restringir-se-ia a meros recortes rectilíneos muito elegantes.

Tudo isto confere um toque contemporâneo e um estilo coerente em todo o espaço. A profusão de assentos permite ainda realçar o aspecto de convívio e de disponibilidade para socializar. Consegue assim, neste espaço aberto, criar diferentes ambientes, que se vão revelando cada um por si, à medida que se vai avançando no espaço, sem existir, no entanto, qualquer barreira visual.

Palavras-chave

Assine uma destas revistas e escolha um presente grátis. Estadas em hotéis, produtos de beleza e muitos outros. Aproveite. Assine aqui

Mais no portal

Beleza

Meghan remove a maquilhagem com estas toalhitas acessíveis

E amigas do ambiente - muito ao estilo da duquesa de Sussex.

Moda

Este vestido Zara não deixa ninguém indiferente

E é da cor do momento!

Moda

7 combinações de cores a experimentar em 2022

Inspire-se nestes "looks" que encontrámos nas redes sociais

É só uma sugestão

Contra: refeições deliciosas num espaço icónico em Lisboa

Localizado nas Docas de Santo Amaro, na capital, garante momentos saborosos à beira-rio.

Saúde

Covid-19: Mesmo com teste negativo, evite sair de casa se tem este sintoma

Parece ser bastante comum na variante Ómicron.

Comportamento

A explicação simples para não sentimos atração por parentes próximos

Como, por exemplo, irmãos ou primos.

Saúde

10 segredos simples para emagrecer rápido

Adote estes hábitos que aceleram o processo sem prejudicar a saúde.

Moda

Esta peça básica é a "cola" de todos os visuais de inverno

Provavelmente já a tem no guarda-roupa.

Comportamento

4 dicas práticas para aumentar a autoestima

De acordo com uma escritora, consultora e especialista na interseção de felicidade e tecnologia.

Comportamento

Diferenças comuns que podem colocar a sua relação em perigo

De acordo com uma psicóloga.

#VozActiva

Helena Isabel: "As pessoas podem ser bonitas de diferentes maneiras e em qualquer idade"

No #vozactiva deste mês, a protagonista de capa da nossa edição de fevereiro (nas bancas) fala da relação entre a beleza e a idade.

Comportamento

O tamanho não importa, mas há uma coisa que as mulheres valorizam bastante

De acordo com diferentes estudos sobre o assunto.