sala 2  300 pix.jpg

QUESTÃO Rui Proença: Gostaria de ter a vossa opinião sobre como devo decorar a minha sala, sobretudo como dispor os móveis, sendo que quero ter uma área de sala de estar e outra de jantar. Gostaria de ter o sofá ou um cadeirão virado para a janela grande, de onde se tem uma bela vista sobre o Tejo. A sala tem 38m² e um pé direito de seis metros, e tem ainda duas janelas enormes que dão acesso á varanda, de onde se avista o rio Tejo. Outro elemento presente nesta sala é uma escada que liga a sala a um mezanino.

SOLUÇÃO por Ana Rita Sores (anaritasoares.com)

A sua sala tem certamente uma luz formidável devido aos enormes panos de vidro. Há que tirar proveito não só da vista que tem para o exterior, como dessa luminosidade, ainda para mais quando se fala de um espaço com um pé direito de seis metros. Nestes casos (de divisões com pé direito elevado) muitas vezes a parte mais difícil da decoração é conseguir que as paredes não pareçam completamente nuas, pois fica-se com a sensação de que toda a decoração se limita às zonas junto ao chão. As peças de mobiliário tendem a parecer demasiado baixas perante tamanha dimensão de paredes. Assim, há que apostar na decoração das paredes (seja utilizando papel de parede, fazendo uma pintura decorativa, colocando quadros verticais…) e em peças que ocupem mais espaço em altura (sejam móveis altos, candeeiros de pé, candeeiros em suspensão).

No caso da sua sala, optou-se por manter as paredes e tecto brancos para valorizar a luminosidade. Também com esse intuito e pensando no usufruto da vista para o exterior, não foram colocados cortinados nem estores nas janelas. Assim, a sua sala estará em permanente contacto com a paisagem exterior.

Quanto à disposição do mobiliário, dividiu-se a sala em duas zonas distintas: a de estar e a de jantar, tal como pretendido. A de refeições fica junto à janela menor e a de estar junto à maior. Assim, permite-lhe que a partir de ambas as zonas da sala possa desfrutar da vista. A zona de jantar está bem marcada por dois elementos: os três candeeiros de tecto suspensos, com os quais, utilizando diferentes alturas de cabo se ‘brinca’ com o enorme pé direito, e uma fotografia impressa em vinil autocolante aplicada na parede por trás da mesa de jantar. Esta ideia da fotografia surge de forma a interligar o exterior com o interior (como se se trouxesse um pouco da vista cidade para dentro de casa), mas também para preencher a parede em altura, que fará também com que a parede fique decorada até ao mezanino. Ser-lhe-á necessário também um móvel aparador ou louceiro, de apoio à zona de jantar. O mais óbvio seria colocar esse móvel na parede que tem a fotografia. Aqui optei por suspender dois móveis louceiros nas paredes laterais, para não quebrar a leitura da fotografia.

A mesa e quatro das cadeiras são brancas; as duas cadeiras dos topos da mesa são cinzentas. Apostou-se no mobiliário branco de forma a manter a luminosidade na sala, e criar uma ligação entre paredes e restante mobiliário, evitando assim o problema anteriormente referido: parecer que, perante paredes tão altas, os móveis sejam demasiado baixos e pouco dimensionados.

Para a zona de estar, sugiro um sofá em cinza-claro e um tapete em tons cinza e azuis pastel (são cores contemporâneas, sóbrias e masculinas). Uma vez que o tapete tem padrão, optou-se por colocar uma mesa de apoio em vidro, para que o desenho do tapete não seja tapado. O móvel de Tv, lacado branco, encontra-se na parede de frente para o sofá. Nesta área da sala colocou-se um cadeirão suspenso, em acrílico transparente, que tem duas particularidades interessantes: se por um lado está de frente para a janela permitindo estar sentado a desfrutar da vista ou a ler um livro, é uma peça suspensa, o que mais uma vez preenche em altura a divisão e permite que seja uma cadeira de baloiço.

A escada existente, de ligação entre sala e o mezanino, cria um fosso: um vão de escada muitas vezes difícil de solucionar pois não só é um elemento que interrompe o espaço, como também cria dificuldade na organização e preenchimento desse ‘vão de escada’. Neste caso, optou-se por criar uma estante embutida na base das escadas. O fundo dos nichos da estante é pintado nas cores da decoração da sala (azuis e cinzentos) e essa cor prolonga-se, correndo toda a parede da televisão, criando assim uma dinâmica divertida na decoração e vestindo mais uma das grandes paredes da sala!

Palavras-chave

Assine uma destas revistas e escolha um presente grátis. Estadas em hotéis, produtos de beleza e muitos outros. Aproveite. Assine aqui

Mais no portal

Beleza

Meghan remove a maquilhagem com estas toalhitas acessíveis

E amigas do ambiente - muito ao estilo da duquesa de Sussex.

Moda

Este vestido Zara não deixa ninguém indiferente

E é da cor do momento!

Moda

7 combinações de cores a experimentar em 2022

Inspire-se nestes "looks" que encontrámos nas redes sociais

É só uma sugestão

Contra: refeições deliciosas num espaço icónico em Lisboa

Localizado nas Docas de Santo Amaro, na capital, garante momentos saborosos à beira-rio.

Saúde

Covid-19: Mesmo com teste negativo, evite sair de casa se tem este sintoma

Parece ser bastante comum na variante Ómicron.

Comportamento

A explicação simples para não sentimos atração por parentes próximos

Como, por exemplo, irmãos ou primos.

Saúde

10 segredos simples para emagrecer rápido

Adote estes hábitos que aceleram o processo sem prejudicar a saúde.

Moda

Esta peça básica é a "cola" de todos os visuais de inverno

Provavelmente já a tem no guarda-roupa.

Comportamento

4 dicas práticas para aumentar a autoestima

De acordo com uma escritora, consultora e especialista na interseção de felicidade e tecnologia.

Comportamento

Diferenças comuns que podem colocar a sua relação em perigo

De acordo com uma psicóloga.

#VozActiva

Helena Isabel: "As pessoas podem ser bonitas de diferentes maneiras e em qualquer idade"

No #vozactiva deste mês, a protagonista de capa da nossa edição de fevereiro (nas bancas) fala da relação entre a beleza e a idade.

Comportamento

O tamanho não importa, mas há uma coisa que as mulheres valorizam bastante

De acordo com diferentes estudos sobre o assunto.