rbrb_0865.jpg

Se juntarmos a definição hedonística de Óscar Wilde, para quem o estilo era, acima de tudo, “parecer bem e vestir bem”, com a de John Fairchild, segundo a qual “é uma expressão de individualismo misturada com carisma”, aproximamo-nos daquele ponto da nossa vida em que todos os nossos gestos são passíveis se serem feitos com elegância, bom-gosto e muita personalidade. Pois a verdade é que, nas situações mais distintas, é possível adicionar glamour aos nossos dias.

*‘Despachar’ um pretendente

Viu o filme ‘Como perder um homem em 10 dias?, com os actores Matthew McConaughey e Kate Hudson? Se não viu, devia ver, pois tudo o que não é suposto fazer… está aí. A ideia de se comportar como neurótica com o objectivo se ver livre de um homem rouba-nos qualquer réstia de estilo e não é assim que quer ser lembrada. É claro que nenhuma de nós ia querer perder um homem como o Matthew, mas imaginemos que estamos a falar de um daqueles tiros que, de vez em quando, damos no próprio pé: conhecemos alguém, parece-nos a pessoa mais fascinante à face do planeta Terra e, depois de três jantares, percebemos que possui a idade mental de 15 anos. Como ‘despachá-lo’ com estilo? Catarina Loureiro, psicóloga, tem um conselho simples e eficaz: “inspire-se no Seinfeld e diga-lhe algo como: ‘o problema não és tu, sou eu.’ Resulta

*Viajar em grande

Fato de treino? Calças largueironas? Cabelo mal amanhado e aquela t-shirt com mais de dez anos de vida? Esqueça! Sabe lá quem pode encontrar no aeroporto. O seu chefe, o homem da sua vida, aquela sua amiga ex-manequim que lhe vai lançar um olhar de mais absoluto desprezo. Vista-se sempre num estilo casual-chic (umas calças de ganga conjugam na perfeição com um colar ou uma bracelete mais elaborada) e escolha uma boa mala de viagem, estilo executiva, e não uma daquelas que parece que já andou aos trambolhões pelo mundo.

*Entrar em lojas… muito caras

A expressão e a postura corporal são tudo. Entre com o à-vontade de quem poderia, se quisesse, comprar a loja inteira. Isso mesmo: de nariz empinado. Mexa e remexa à sua vontade e, se quando contemplar a etiqueta com o preço, o seu coração der um salto…. que seja só o coração, porque o rosto tem de permanecer imperturbável.

*Celebrar o seu aniversário

Simples emails não são uma boa ideia. Envie um convite original e nunca em cima da ocasião, para dar tempo às pessoas para organizarem a sua vida, ao mesmo tempo que cria algum suspense. O melhor, como salienta Sandra Pintéus, organizadora de eventos, “é optar pelo jantar volante, em vez de sentar os seus convidados à mesa; assim, as pessoas convivem mais livremente e tem oportunidade de estar com todos os seus amigos, sendo o ambiente mais descontraído.”

*Ser uma boa anfitrião

Deve ter acima de tudo atenção para que todos se sintam bem, mas há pormenores a ter em conta: cuidado com a iluminação – as luzes não devem ser muito fortes para criar um clima aconchegante e desinibido – e não é indicado que o som da música esteja nem muito alto, nem demasiado baixo, para permitir aos convidados conversarem entre si. Lá para o final da noite, é que se torna possível optar por um estilo mais chill-out, aconselha Sandra Pintéus.

*Dizer não

Com estilo, é possível fazê-lo. Antes de mais, nada de subserviência. Faça-o com naturalidade, contemplando o interlocutor directamente nos olhos, dizendo algo como “gostava imenso, mas hoje estou cheia de trabalho” ou “a minha agenda não me permite”. Se tiver mesmo de ser, minta. Um aniversário de família vem sempre a calhar para fugir àquele encontro anual de velhas colegas de liceu.

*Preparar uma mala

Ter estilo é nunca ser apanhada desprevenida. Para isso, a consultora de estilo, Alexandra Simões de Carvalho, dá-nos uma ajuda para quando viaja em trabalho e está meio perdida com o programa que a espera: “leve sempre umas calças de ganga azul; um fato composto por blazer e calças (preto ou cinza); uma camisa branca, em seda ou algodão; um vestido preto de cocktail pelo joelho; um trench coat bege e uns stilettos ou sapatos compensados pretos caso haja uma situação mais formal, juntamente com uma pequena carteira de noite, o mais clássica possível.” Desta forma, está pronta para qualquer imprevisto.

*Jantar fora

Aqui, é preciso perder um pouco o amor ao dinheiro. Se quer ter estilo e o empregado lhe diz que tem um vinho muito bom, colheita não sei das quantas, respire fundo, pense ‘sempre tenho o cartão de crédito’ e siga para bingo. Com um pouco de sorte, é o seu acompanhante que paga o jantar.

*Falar de dinheiro

Uma coisa é falar de dinheiro com amigos íntimos, outra é em reuniões sociais. Discutir ordenados é mesmo falta de estilo. Não significa que tenha de parecer o que não é, mas ninguém tem absolutamente nada a ver com o preço do seu vestido ou qual o automóvel que conduz e parecer demasiado interessada nas contas bancárias dos outros é uma grande falta de chá!

*Comer comida exótica

Não é fácil a história do sushi e do chao-min, todavia se quer ter estilo tem mesmo de fazer o esforço para dominar a ciência dos pauzinhos<B style=”mso-bidi-font-weight: normal”>. </B>O segredo: treino, treino e mais treino no sossego da sua casa. Se mesmo assim, no momento, a coisa correr mal, o melhor é rir-se com naturalidade: enfim, são coisas que acontecem. Caso não se sinta à vontade, jogue pelo seguro e fique-se pelo tradicional garfo e faca.

*Petiscar tremoços e beber cerveja

Leve-os à boca, um a um, como se experimentasse caviar. E se for acompanhado por cerveja, dê pequenos goles, evitando beber à homem. E não pense que é falta de estilo não beber pelo copo: a ‘mini’ está super na moda e bebe-se pela garrafa.<

*Organizar festas temáticas

Quando quiser fazer uma festa, não se fique pelo convencional: acha que receber os amigos como a Bridget Jones, de chinelas e com macarrão na testa é sinal de estilo? Faça uma festa temática: “o difícil é convencer as pessoas a irem vestidas para a ocasião, por isso é boa solução pensar previamente numa lista de personagens”, salienta Sandra Pintéus. Por exemplo, se for uma festa sobre super-heróis, dê as sugestões aos convidados e cada um escolhe o seu, até para não aparecerem dez super-homens. Por outro lado, “pense em castigos divertidos para quem faltar à regra e não aparecer mascarado”, lembra Sandra, “pois é uma boa maneira das pessoas se descontraírem.” O menu também deve ser temático e, quando o tempo é pouco, encomende (experimente, por exemplo, o site www.casadacozinha.com). Se depois quiser partilhar as fotografias do momento, no site www.instyle.com pode organizar o seu álbum e enviar o <I style=”mso-bidi-font-style: normal”>link</I> aos amigos. E isso é uma coisa com muito estilo!

*Posar para uma fotografia

João Lemos, editor fotográfico da revista Caras, explica: “Nunca, mas nunca pose de perna aberta, com os ombros encolhidos e o corpo rígido; a posição ideal é ter uma perna ligeiramente à frente e semi-dobrada, isso sim, é glamour. Ter uma mão na cintura e outra na carteira é uma boa opção para as mulheres mais jovens; as mais velhas devem optar por tê-la descaída.” Quanto ao sorriso… nem tanto ao mar, nem tanto à terra: nada de ter uma cara carrancuda, nem mostrar as gengivas: “o meio sorriso é a melhor solução.” E não se esqueça de se colocar ligeiramente de perfil, o que a faz parecer mais magra, de não colocar as mãos atrás das costas, nem de olhar para a objectiva como se fosse uma matadora.

*Maquilhar-se em público

A nossa imagem é parte indissociável do nosso estilo e a maquilhagem deve ser retocada várias vezes ao dia. E sim, pode fazê-lo em público, desde que siga os conselhos da nossa editora de beleza, Isabel Vidal: “invista num espelho bonito e no batom, que é o que precisa de retocar mais vezes ao longo do dia; se quiser fazê-lo à mesa, tem de ser de um modo discreto e rápido – aproveite, por exemplo, quando as pessoas se estão a levantar para pagar, mas sempre com descontracção.” O glosse é uma óptima solução, porque prescinde de espelho. “O que nunca deve fazer é maquilhar os olhos ou usar pós ou base (vá a casa de banho e despache aí assunto).”

*Atirar-se a um homem

Está num jantar e sentado a seu lado o Jude Law (Ok, pode não ser o Jude Law, mas imagine algo semelhante). Quer fazer boa figura (ou seja, seduzi-lo), mas com estilo. Então, escute os conselhos da psicóloga Catarina Loureiro: “a sua postura corporal diz tudo; se quando estiver a falar com ele, se os seus braços estiverem cruzados, está a transmitir uma postura defensiva; mais vale inclinar-se um pouco, dar-lhe pequenos toques no braço e mostrar assim que está a ouvi-lo com atenção.” Por outro lado, há que considerar o olhar: “quando se cruzarem, demore o seu mais um pouco, cerca de dez segundos, mas mais tempo já está a ultrapassar a barreira do confortável”. No fundo, trata-se de um jogo e é assim que o deve encarar. E nunca, mas nunca, deve dormir com ele num primeiro encontro.

*Andar de saltos altos

Escolha uns sapatos confortáveis e treine na intimidade da sua casa antes de cometer a loucura de ir com eles para a rua. Vá passeando pela sala, mantendo o abdominal contraído e tendo atenção para que o seu corpo não descai nem muito para a frente, nem muito para trás. O resultado deve ser o mais genuíno possível. Porém, outra opção, muito na moda, são os modelos com salto compensado, que resistem a um dos nossos piores inimigos: a calçada portuguesa

*Lidar com pessoas ‘más’

Elas existem e estão lá, prontas a atacarem-nos à mínima oportunidade. O que fazer? Usar um tom entre o irónico e o subserviente. Desta forma, elas vão ficar completamente à toa, porque ficam trucidas pela dúvida – “será que está a gozar comigo”, pensam – sem terem forma de contra-argumentar… E isto também funciona com a Polícia de Trânsito.

*Usar mini-saia

Se é para fazê-lo e andar sempre a puxá-la para baixo, esqueça! Nada tem menos estilo do que isso. Demonstre segurança em cada passo que dá. E como não está de calças de ganga, por isso nada de se sentar sem cruzar as pernas!

*Reagir a uma gaffe

Se disse algo que não devia (como perguntar ‘estás grávida?’ àquela sua amiga que engordou três quilos), o ideal é resistir à tentação de se desfazer em desculpas. Uma vez é mais do que suficiente e, depois, passe à frente e siga com outro assunto! Se possível, não se ria, pois nesse caso corre o risco da pessoa pensar que se está a rir dela. Pelo menos, isso é o que a aconselha a especialista da ACTIVA em gaffes, a nossa jornalista Catarina Fonseca<

*Dizer ‘obrigado’~

Nunca se esqueça de fazê-lo, seja para retribuir um presente, um gesto ou uma atenção, e adeqúe o tom há pessoa em questão; se tiver mesmo muito à-vontade com ela, beijos e abraços são bem vindos; se tiver à-vontade, envie um email divertido; se for uma relação mais formal, nada como umas flores em sinal de agradecimento. Se ele lhe der um anel de noivado, aí, convenhamos, não há estilo que resista!

*Sair do carro

Já viu como a princesa Letizia o faz? Coloque-se junto da porta do carro e mantenha as pernas juntas quando a abre; depois, devagar e com tranquilidade, tire-as para fora com a certeza que a saia está no lugar certo, mas sempre com alguma rapidez (a não ser que seja a Carla Bruni e o possa fazer ao ralenti).

*Assistir a um jogo de futebol

Fazemos sempre sacrifícios por causa deles e ir a um estádio de futebol é uma delas. Faça-o com estilo: isto significa que não se tem de tornar numa peixeira, nem de gritar aqueles gritos de guerra simplesmente horríveis. Nada de overdress: uns jeans de bom corte e uns ténis compõem bem a figura. Mas também não é suposto ficar como se engolisse um pau: aplauda, dê palavras de incentivo e não se esqueça de gritar gooooooolo quando for a equipa certa a marcar (ou seja, a dele).

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Fotógrafa Annie Leibovitz membro da   Academia Francesa das Belas Artes

Fotógrafa Annie Leibovitz membro da   Academia Francesa das Belas Artes

Teste em vídeo ao Volkswagen ID.7 Pro

Teste em vídeo ao Volkswagen ID.7 Pro

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

NASA aprova missão de 3,55 mil milhões de dólares a lua de Saturno Titan

NASA aprova missão de 3,55 mil milhões de dólares a lua de Saturno Titan

Decoração: a liberdade também passa por aqui

Decoração: a liberdade também passa por aqui

As tiaras da rainha Sílvia e das princesas Sofia e Victoria da Suécia

As tiaras da rainha Sílvia e das princesas Sofia e Victoria da Suécia

Azores Eco Rallye: elétricos ‘invadem’ as estradas de São Miguel este fim de semana

Azores Eco Rallye: elétricos ‘invadem’ as estradas de São Miguel este fim de semana

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Apple compra startup francesa especializada em Inteligência Artificial e visão de máquina

Apple compra startup francesa especializada em Inteligência Artificial e visão de máquina

Pestana aumentou remunerações médias em 12%. Lucros caíram 4%

Pestana aumentou remunerações médias em 12%. Lucros caíram 4%

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Em “Cacau”: Cacau descobre que Marco é um bandido e afasta-o do filho

Em “Cacau”: Cacau descobre que Marco é um bandido e afasta-o do filho

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

As férias de Georgina e Cristiano Ronaldo com os filhos

As férias de Georgina e Cristiano Ronaldo com os filhos

Dânia Neto de lua de mel em resort de luxo na Tailândia

Dânia Neto de lua de mel em resort de luxo na Tailândia

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Equipe a casa no tom certo com aparelhos eficientes e sustentáveis

Equipe a casa no tom certo com aparelhos eficientes e sustentáveis

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Fed e BCE em direções opostas?

Fed e BCE em direções opostas?

Capitão Salgueiro Maia

Capitão Salgueiro Maia

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

JL 1396

JL 1396

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

António Costa é

António Costa é "oriental", Montenegro vem do "mundo rural". Ambos são "lentos", segundo Marcelo Rebelo de Sousa

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

O elegante

O elegante "look" monocromático de Máxima dos Países Baixos

19 restaurantes abertos de fresco, em Lisboa e no Porto

19 restaurantes abertos de fresco, em Lisboa e no Porto

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

Nos caminhos de Moura guiados pela água fresca

Nos caminhos de Moura guiados pela água fresca

João Abel Manta, artista em revolução

João Abel Manta, artista em revolução

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

Estes são os cabeças de lista às europeias

Estes são os cabeças de lista às europeias

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

IRS: Falta muito para receber o seu reembolso? Saiba como ler o estado da sua declaração

IRS: Falta muito para receber o seu reembolso? Saiba como ler o estado da sua declaração

Azores Eco Rallye: elétricos ‘invadem’ as estradas de São Miguel este fim de semana

Azores Eco Rallye: elétricos ‘invadem’ as estradas de São Miguel este fim de semana

Relógio Slow Retail: Moda portuguesa e cheirinho a café, para descobrir em Cascais

Relógio Slow Retail: Moda portuguesa e cheirinho a café, para descobrir em Cascais

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Dânia Neto usou três vestidos no casamento: os segredos e as imagens

Dânia Neto usou três vestidos no casamento: os segredos e as imagens

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites