rbrb_0865.jpg

Se juntarmos a definição hedonística de Óscar Wilde, para quem o estilo era, acima de tudo, “parecer bem e vestir bem”, com a de John Fairchild, segundo a qual “é uma expressão de individualismo misturada com carisma”, aproximamo-nos daquele ponto da nossa vida em que todos os nossos gestos são passíveis se serem feitos com elegância, bom-gosto e muita personalidade. Pois a verdade é que, nas situações mais distintas, é possível adicionar glamour aos nossos dias.

*‘Despachar’ um pretendente

Viu o filme ‘Como perder um homem em 10 dias?, com os actores Matthew McConaughey e Kate Hudson? Se não viu, devia ver, pois tudo o que não é suposto fazer… está aí. A ideia de se comportar como neurótica com o objectivo se ver livre de um homem rouba-nos qualquer réstia de estilo e não é assim que quer ser lembrada. É claro que nenhuma de nós ia querer perder um homem como o Matthew, mas imaginemos que estamos a falar de um daqueles tiros que, de vez em quando, damos no próprio pé: conhecemos alguém, parece-nos a pessoa mais fascinante à face do planeta Terra e, depois de três jantares, percebemos que possui a idade mental de 15 anos. Como ‘despachá-lo’ com estilo? Catarina Loureiro, psicóloga, tem um conselho simples e eficaz: “inspire-se no Seinfeld e diga-lhe algo como: ‘o problema não és tu, sou eu.’ Resulta

*Viajar em grande

Fato de treino? Calças largueironas? Cabelo mal amanhado e aquela t-shirt com mais de dez anos de vida? Esqueça! Sabe lá quem pode encontrar no aeroporto. O seu chefe, o homem da sua vida, aquela sua amiga ex-manequim que lhe vai lançar um olhar de mais absoluto desprezo. Vista-se sempre num estilo casual-chic (umas calças de ganga conjugam na perfeição com um colar ou uma bracelete mais elaborada) e escolha uma boa mala de viagem, estilo executiva, e não uma daquelas que parece que já andou aos trambolhões pelo mundo.

*Entrar em lojas… muito caras

A expressão e a postura corporal são tudo. Entre com o à-vontade de quem poderia, se quisesse, comprar a loja inteira. Isso mesmo: de nariz empinado. Mexa e remexa à sua vontade e, se quando contemplar a etiqueta com o preço, o seu coração der um salto…. que seja só o coração, porque o rosto tem de permanecer imperturbável.

*Celebrar o seu aniversário

Simples emails não são uma boa ideia. Envie um convite original e nunca em cima da ocasião, para dar tempo às pessoas para organizarem a sua vida, ao mesmo tempo que cria algum suspense. O melhor, como salienta Sandra Pintéus, organizadora de eventos, “é optar pelo jantar volante, em vez de sentar os seus convidados à mesa; assim, as pessoas convivem mais livremente e tem oportunidade de estar com todos os seus amigos, sendo o ambiente mais descontraído.”

*Ser uma boa anfitrião

Deve ter acima de tudo atenção para que todos se sintam bem, mas há pormenores a ter em conta: cuidado com a iluminação – as luzes não devem ser muito fortes para criar um clima aconchegante e desinibido – e não é indicado que o som da música esteja nem muito alto, nem demasiado baixo, para permitir aos convidados conversarem entre si. Lá para o final da noite, é que se torna possível optar por um estilo mais chill-out, aconselha Sandra Pintéus.

*Dizer não

Com estilo, é possível fazê-lo. Antes de mais, nada de subserviência. Faça-o com naturalidade, contemplando o interlocutor directamente nos olhos, dizendo algo como “gostava imenso, mas hoje estou cheia de trabalho” ou “a minha agenda não me permite”. Se tiver mesmo de ser, minta. Um aniversário de família vem sempre a calhar para fugir àquele encontro anual de velhas colegas de liceu.

*Preparar uma mala

Ter estilo é nunca ser apanhada desprevenida. Para isso, a consultora de estilo, Alexandra Simões de Carvalho, dá-nos uma ajuda para quando viaja em trabalho e está meio perdida com o programa que a espera: “leve sempre umas calças de ganga azul; um fato composto por blazer e calças (preto ou cinza); uma camisa branca, em seda ou algodão; um vestido preto de cocktail pelo joelho; um trench coat bege e uns stilettos ou sapatos compensados pretos caso haja uma situação mais formal, juntamente com uma pequena carteira de noite, o mais clássica possível.” Desta forma, está pronta para qualquer imprevisto.

*Jantar fora

Aqui, é preciso perder um pouco o amor ao dinheiro. Se quer ter estilo e o empregado lhe diz que tem um vinho muito bom, colheita não sei das quantas, respire fundo, pense ‘sempre tenho o cartão de crédito’ e siga para bingo. Com um pouco de sorte, é o seu acompanhante que paga o jantar.

*Falar de dinheiro

Uma coisa é falar de dinheiro com amigos íntimos, outra é em reuniões sociais. Discutir ordenados é mesmo falta de estilo. Não significa que tenha de parecer o que não é, mas ninguém tem absolutamente nada a ver com o preço do seu vestido ou qual o automóvel que conduz e parecer demasiado interessada nas contas bancárias dos outros é uma grande falta de chá!

*Comer comida exótica

Não é fácil a história do sushi e do chao-min, todavia se quer ter estilo tem mesmo de fazer o esforço para dominar a ciência dos pauzinhos<B style=”mso-bidi-font-weight: normal”>. </B>O segredo: treino, treino e mais treino no sossego da sua casa. Se mesmo assim, no momento, a coisa correr mal, o melhor é rir-se com naturalidade: enfim, são coisas que acontecem. Caso não se sinta à vontade, jogue pelo seguro e fique-se pelo tradicional garfo e faca.

*Petiscar tremoços e beber cerveja

Leve-os à boca, um a um, como se experimentasse caviar. E se for acompanhado por cerveja, dê pequenos goles, evitando beber à homem. E não pense que é falta de estilo não beber pelo copo: a ‘mini’ está super na moda e bebe-se pela garrafa.<

*Organizar festas temáticas

Quando quiser fazer uma festa, não se fique pelo convencional: acha que receber os amigos como a Bridget Jones, de chinelas e com macarrão na testa é sinal de estilo? Faça uma festa temática: “o difícil é convencer as pessoas a irem vestidas para a ocasião, por isso é boa solução pensar previamente numa lista de personagens”, salienta Sandra Pintéus. Por exemplo, se for uma festa sobre super-heróis, dê as sugestões aos convidados e cada um escolhe o seu, até para não aparecerem dez super-homens. Por outro lado, “pense em castigos divertidos para quem faltar à regra e não aparecer mascarado”, lembra Sandra, “pois é uma boa maneira das pessoas se descontraírem.” O menu também deve ser temático e, quando o tempo é pouco, encomende (experimente, por exemplo, o site www.casadacozinha.com). Se depois quiser partilhar as fotografias do momento, no site www.instyle.com pode organizar o seu álbum e enviar o <I style=”mso-bidi-font-style: normal”>link</I> aos amigos. E isso é uma coisa com muito estilo!

*Posar para uma fotografia

João Lemos, editor fotográfico da revista Caras, explica: “Nunca, mas nunca pose de perna aberta, com os ombros encolhidos e o corpo rígido; a posição ideal é ter uma perna ligeiramente à frente e semi-dobrada, isso sim, é glamour. Ter uma mão na cintura e outra na carteira é uma boa opção para as mulheres mais jovens; as mais velhas devem optar por tê-la descaída.” Quanto ao sorriso… nem tanto ao mar, nem tanto à terra: nada de ter uma cara carrancuda, nem mostrar as gengivas: “o meio sorriso é a melhor solução.” E não se esqueça de se colocar ligeiramente de perfil, o que a faz parecer mais magra, de não colocar as mãos atrás das costas, nem de olhar para a objectiva como se fosse uma matadora.

*Maquilhar-se em público

A nossa imagem é parte indissociável do nosso estilo e a maquilhagem deve ser retocada várias vezes ao dia. E sim, pode fazê-lo em público, desde que siga os conselhos da nossa editora de beleza, Isabel Vidal: “invista num espelho bonito e no batom, que é o que precisa de retocar mais vezes ao longo do dia; se quiser fazê-lo à mesa, tem de ser de um modo discreto e rápido – aproveite, por exemplo, quando as pessoas se estão a levantar para pagar, mas sempre com descontracção.” O glosse é uma óptima solução, porque prescinde de espelho. “O que nunca deve fazer é maquilhar os olhos ou usar pós ou base (vá a casa de banho e despache aí assunto).”

*Atirar-se a um homem

Está num jantar e sentado a seu lado o Jude Law (Ok, pode não ser o Jude Law, mas imagine algo semelhante). Quer fazer boa figura (ou seja, seduzi-lo), mas com estilo. Então, escute os conselhos da psicóloga Catarina Loureiro: “a sua postura corporal diz tudo; se quando estiver a falar com ele, se os seus braços estiverem cruzados, está a transmitir uma postura defensiva; mais vale inclinar-se um pouco, dar-lhe pequenos toques no braço e mostrar assim que está a ouvi-lo com atenção.” Por outro lado, há que considerar o olhar: “quando se cruzarem, demore o seu mais um pouco, cerca de dez segundos, mas mais tempo já está a ultrapassar a barreira do confortável”. No fundo, trata-se de um jogo e é assim que o deve encarar. E nunca, mas nunca, deve dormir com ele num primeiro encontro.

*Andar de saltos altos

Escolha uns sapatos confortáveis e treine na intimidade da sua casa antes de cometer a loucura de ir com eles para a rua. Vá passeando pela sala, mantendo o abdominal contraído e tendo atenção para que o seu corpo não descai nem muito para a frente, nem muito para trás. O resultado deve ser o mais genuíno possível. Porém, outra opção, muito na moda, são os modelos com salto compensado, que resistem a um dos nossos piores inimigos: a calçada portuguesa

*Lidar com pessoas ‘más’

Elas existem e estão lá, prontas a atacarem-nos à mínima oportunidade. O que fazer? Usar um tom entre o irónico e o subserviente. Desta forma, elas vão ficar completamente à toa, porque ficam trucidas pela dúvida – “será que está a gozar comigo”, pensam – sem terem forma de contra-argumentar… E isto também funciona com a Polícia de Trânsito.

*Usar mini-saia

Se é para fazê-lo e andar sempre a puxá-la para baixo, esqueça! Nada tem menos estilo do que isso. Demonstre segurança em cada passo que dá. E como não está de calças de ganga, por isso nada de se sentar sem cruzar as pernas!

*Reagir a uma gaffe

Se disse algo que não devia (como perguntar ‘estás grávida?’ àquela sua amiga que engordou três quilos), o ideal é resistir à tentação de se desfazer em desculpas. Uma vez é mais do que suficiente e, depois, passe à frente e siga com outro assunto! Se possível, não se ria, pois nesse caso corre o risco da pessoa pensar que se está a rir dela. Pelo menos, isso é o que a aconselha a especialista da ACTIVA em gaffes, a nossa jornalista Catarina Fonseca<

*Dizer ‘obrigado’~

Nunca se esqueça de fazê-lo, seja para retribuir um presente, um gesto ou uma atenção, e adeqúe o tom há pessoa em questão; se tiver mesmo muito à-vontade com ela, beijos e abraços são bem vindos; se tiver à-vontade, envie um email divertido; se for uma relação mais formal, nada como umas flores em sinal de agradecimento. Se ele lhe der um anel de noivado, aí, convenhamos, não há estilo que resista!

*Sair do carro

Já viu como a princesa Letizia o faz? Coloque-se junto da porta do carro e mantenha as pernas juntas quando a abre; depois, devagar e com tranquilidade, tire-as para fora com a certeza que a saia está no lugar certo, mas sempre com alguma rapidez (a não ser que seja a Carla Bruni e o possa fazer ao ralenti).

*Assistir a um jogo de futebol

Fazemos sempre sacrifícios por causa deles e ir a um estádio de futebol é uma delas. Faça-o com estilo: isto significa que não se tem de tornar numa peixeira, nem de gritar aqueles gritos de guerra simplesmente horríveis. Nada de overdress: uns jeans de bom corte e uns ténis compõem bem a figura. Mas também não é suposto ficar como se engolisse um pau: aplauda, dê palavras de incentivo e não se esqueça de gritar gooooooolo quando for a equipa certa a marcar (ou seja, a dele).

Palavras-chave

Relacionados

Beleza e Saúde

Dicas para aprender a gostar mais de si

Aprender a gostar de si e a aceitar-se implica começar a mudar os pequenos gestos do dia-a-dia.

Beleza e Saúde

Sabe o que lhe causa mais stresse?

Fomos saber o que é que nos deixa à beira de um ataque de nervos e descobrimos seis grandes 'culpados'. Aprenda a lidar com algumas das situações mais stressantes.

Beleza e Saúde

Como viver com o facto de ... não controlarmos tudo nas nossas vidas

Parece que o nosso mundo é um avião mas quem vai aos comandos não somos nós. E no entanto, controlamos mais do que pensamos. Único problema: não controlamos… tudo. Fomos procurar algumas ideias para nos sentirmos mais seguras e para perceber se isso será mesmo mesmo preciso.

Beleza e Saúde

Dor de cabeça provocado pelo stress: como evitá-la

Stress é o principal responsável por este problema que afecta quase 80% de mulheres

Beleza e Saúde

“Estou de rastos!”: como lutar contra o cansaço crónico

Acordamos já cansadas. Saímos de casa com uma nuvem a pesar-nos na cabeça. Chegamos ao trabalho e só nos apetece dormir. Mas afinal, por que é que andamos assim a cair pelos cantos?

Beleza e Saúde

Sinta-se bem e em forma no dia do seu casamento

Para viver em pleno o dia do casamento é importante sentir-se bem consigo. Os tratamentos corporais e faciais podem ajudá-la a sentir-se mais confiante no seu dia de casamento. Saiba quais são!

Beleza e Saúde

Baixa auto-estima: o que fazer

Oscar Wilde dizia que “ter amor-próprio é o início de um romance para toda a vida.” Saiba porque razão é tão importante elevarmos a nossa auto-estima e o que podemos fazer para gostarmos mais de nós próprios.

Beleza e Saúde

Como abrandar o ritmo e melhorar a sua qualidade de vida!

Durante o dia distribuímos as horas pelo trabalho, pelos filhos, pelo marido, pelos amigos… mas quantas é que reservamos apenas para nós mesmas? Será que andamos a gerir bem o nosso dia ou estaremos a… perder tempo?

Beleza e Saúde

Terapia da cor: o que a cor de que mais gosta diz de si

Qual é a sua cor favorita? O tom que escolher pode desvendar um pouco da sua personalidade e até influenciar a sua disposição.

Mais no portal

Lifestyle

FISHFISH SUSHI: o melhor do Japão à mesa, com vista para o mar

Ainda não comeu o melhor sushi da cidade até conhecer este novo "hotspot" na Baía dos Golfinhos.

Moda

Sienna Miller rendida a calças de verão da Mango

Leves e fluidas, estas calças são um must-have na estação quente.

Lifestyle

Confirma-se: É possível passar férias em família com segurança e sem medo

Numa altura em que só pensamos em ir para fora cá dentro, decidi fazer uma escapadinha e rumar até Sagres.

Comportamento

5 hábitos que transformam sonhos em objetivos

Neste artigo da rubrica Sucesso Pessoal e Profissional, partilho algumas táticas para passar do sonho à ação, convertendo-o em objetivo.

Beleza e Saúde

#ActivaEmCasa. O treino da semana do CrossFit Cais

Mais uma segunda-feira, mais um circuito de exercícios preparado pela personal trainer Susana Carromeu.

Beleza e Saúde

O guia para encontrar o batom nude perfeito!

Na rubrica Beauty Spot desta semana, deixo alguns conselhos para que procurar este produto não seja uma grande dor de cabeça.

Beleza e Saúde

Qual a quantidade adequada de fruta para quem quer emagrecer?

Confira a explicação de uma nutricionista.

Beleza e Saúde

Especialistas revelam os 3 hábitos essenciais para fortalecer o sistema imunitário

E ainda partilham alguns truques que usam para os seguir e evitar ficar doentes.

Comportamento

13 tipos de orgasmos que as mulheres podem ter

Em honra do Dia Nacional do Orgasmo, que se assinala a 31 de julho, exploramos este aspeto tão importante da sexualidade feminina.

Moda

5 truques de styling para disfarçar a zona da barriga

No episódio de hoje da rubrica Imagem de Sucesso, deixo algumas dicas para que se sinta confiante com qualquer visual.

Beleza e Saúde

La Mer Blue Heart. Pelos oceanos, com amor

No evento de apresentação de mais uma edição limitada Blue Heart Crème de la Mer, a marca reforçou o compromisso de proteger os mares.

Inspirações

Conheça Becki, a blogger que mostrou que o tamanho das calças vale zero

A mulher comprou três pares de jeans de marcas diferentes e ficou em choque quando se apercebeu que o tamanho 40 da Zara é mais pequeno que um 36 da ASOS.

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel