TRUQUES PARA ECONOMIZAR NO DIA-A-DIA

Tente restringir-se a apenas um cartão de crédito ou, se possível, elimine todos. Costuma viajar muito? Atualmente, muitos dos cartões de débito emitidos pelos nossos bancos já podem ser usados no estrangeiro. Informe-se junto do seu banco quais são os países onde não pode utilizar o seu multibanco. Se for viajar para algum deles então mantenha o de crédito (o que tem os juros mais baixo, de preferência)
 

Se o utilizar, liquide 100% das contas pagas logo no mês a seguir. Assim evita que se acumule os juros pelos meses seguintes e pague muito mais pela mercadoria que comprou do que o seu valor inicial.


Não tem mesmo nenhuma vontade de eliminar o cartão de crédito da sua vida? Então faça o seguinte exercício: deixe-o bem guardado em casa durante um ou dois meses e verifique se, desta forma, as suas despesas diminuem.


Pague só com dinheiro. Deixe o cartão de débito em casa e efetue todos os pagamentos com dinheiro vivo. Assim tem uma melhor noção daquilo que anda a gastar e no quê.


Não arrume as cartas do banco sem as abrir. Todos os meses, quando receber correspondência do seu banco, abra o envelope e confirme as suas despesas e identifique-as uma a uma. Se tiver os recibos de pagamento e levantamento, o controlo é mais rápido. Certifique-se de cada item e, em caso de dúvida, telefone ao banco (eles também são falíveis). Os pagamentos por transferência foram uma grande e cómoda invenção mas têm um problema: fazem com que se perca o norte aos gastos que fazemos muito facilmente. E lá vão eles, mensalmente, emagrecendo o nosso espólio.


Tem conta-ordenado? Sabe bem, é certo, mas se não se controlar (e é muito fácil perder o controlo) pode entrar numa espiral de despesismo de onde sairá só com muito muito esforço. Não gaste hoje o ordenado de amanhã (é um cliché, mas olhe que é bem verdade). Vá até ao seu banco e peça para anularem esta opção.

Se a sua conta da luz lhe dá dores de cabeça, opte pela tarifa bi-horária da EDP, com a qual pode reduzir os custos da eletricidade se escolher determinadas horas (por exemplo, à noite) para pôr a funcionar os grandes eletrodomésticos lá de casa. Para saber mais vá ao sítio da EDP na net: http://www.edp.pt/ e tire as suas dúvidas ou contacte 800505505 para mais informações.


Todos os dias, ao chegar a casa, coloque todas as moedas de valor inferior a 20 cêntimos (ou superior se puder) num boião de vidro (assim vê-se melhor o aumento das suas pequenas poupanças).

Outra opção é ‘desviar’, mensalmente, uma determinada quantia do seu ordenado, contando com ela como se fosse uma despesa. Pode investir numa conta-poupança ou colocar no tal frasco para as férias. Se, por exemplo, um casal conseguir poupar €50 mensalmente, ao fim de um ano já terá €600. Que tal?


Pensar antes de comprar

Se tem vontade de comprar tudo o que vê na televisão, das duas uma: agarre logo no comando assim que o intervalo começar e faça zapping ou então, passe a ter uma atitude mais crítica em relação aos anúncios. Pode até escrever num bloquinho os produtos que deseja comprar… deixe passar uns dias e olhe novamente para a lista para ver se a vontade de os comprar ainda se mantém.

Como vê, para poupar e manter as suas despesas sob controlo não é preciso fazer sacrifícios draconianos. Basta um pouco de organização e contenção. Para não se desanimar ajuda sempre pensar em metas tangíveis… vai ver como lhe dará mais força e garra para se manter fiel aos seus objetivos.



Palavras-chave

Relacionados

Lifestyle

Missão: encontrar trabalho novo

Estar à procura de emprego é em si mesmo um emprego. Isto significa que requer dedicação e disciplina. Antes de mais nada organize-se e depois meta mãos à obra!

Lifestyle

Faça contas à vida e SAIBA COMO POUPAR

Chegar ao fim do mês sem gastar o orçamento doméstico até ao último cêntimo é mais simples do que pode parecer à primeira vista. Basta apenas manter debaixo de olho algumas despesas e eliminar os gastos supérfluos que até nem lhe dão assim tanto gozo.

Lifestyle

Dicas muito úteis para conseguir que o seu dinheiro 'estique'

É em tempos de crise que surgem as grandes soluções. Siga as nossas ideias para cortar nas suas principais despesas, dos gastos energéticos às compras, e viver melhor com menos

Lifestyle

Poupe na gasolina a ateste a sua carteira

Andar mais quilómetros de automóvel e gastar menos dinheiro… é o desejo de qualquer condutora. Saiba como poupar combustível seguindo algumas regras básicas.

Lifestyle

A cada país sua gorjeta

Sabia que deixar gratificação num restaurante em Budapeste é sinal de má educação? Em férias, acabe com as suas dúvidas sobre se deve (ou não) deixar gorjeta e quanto é aceitável.

Lifestyle

Como saber para onde vai o seu dinheiro e começar a poupar

Se, todos os meses, faz esta pergunta a si mesma então, para tomar as rédeas às suas despesas, há algumas coisas que deve fazer.

Lifestyle

Guia das borlas: tudo o que pode fazer sem gastar um tostão

Não é verdade que não há almoços grátis. Com um bocadinho de organização, pode divertir-se, aprender e tratar de si a custo zero. Não acredita? Veja o nosso roteiro lisboeta. É gratuito.

Mais no portal

Diz Quem Sabe

Resiliência: a habilidade que nos permite resistir e reconstruir-nos

Um artigo de opinião assinado pela coach Lúcia Palma sobre a importância da resiliência e como construí-la.

Celebridades

Shia LaBeouf proibiu FKA Twigs de manter contacto visual com outros homens

A cantora relatou alguns momentos "desesperantes" da relação.

#VozActiva

Joana Seixas: "Tenho a certeza de que vou acabar a viver no campo"

Joana Seixas, a protagonista da ACTIVA de fevereiro, abre o coração sobre a relação que tem com a natureza no #VozActiva deste mês.

Celebridades

As histórias de oito celebridades que já foram sem-abrigo

Antes de terem a sua primeira grande oportunidade, estes famosos chegaram a não ter onde viver.

Saúde

Os cuidados a ter com os animais de estimação durante a pandemia

Estas medidas assegurem a saúde e o bem-estar de toda a família neste período de confinamento.

Beleza

Cabelos encaracolados: esta escova está a tornar-se viral

Veja por si mesma.

Comportamento

5 brinquedos sexuais para aproveitar este São Valentim sem limites

Para casais, solteiros, ou simplesmente para deixar um amigo feliz.

Moda

Katie Holmes, Gigi Hadid e Alexa Chung adoram estes sapatos

Estas são apenas algumas das celebridades que estão rendidas a este modelo prático e confortável.

Moda

A tendência denim que vamos ver por todo o lado

Seja para uma sessão de fotografias em casa ou para ir trabalhar, se for o caso, atente nesta nova moda.

Saúde

Afinal, o sushi é ou não saudável?

O enigma resolvido, segundo alguns especialistas.

Comportamento

Afinal o que é uma vida sexual normal?

Especialistas analisaram o assunto e apresentam conclusões.

Diz Quem Sabe

Dicas úteis para um confinamento mais tranquilo com crianças em casa

Aqui ficam algumas sugestões da Dra. Carla Chambel, especialista em imunoalergologia, para tornar este tempo conturbado mais fácil para todos.