TURJEMAN_OFIR_046.gif

Terraço com vista para o porto de Jaffa

Tem 100m2 e uma localização como poucas, sobre o porto antigo de Jaffa. A partir de várias e amplas aberturas, algumas com acesso às varandas, avista-se uma imensidão de azul, o do mar Mediterrâneo. Não se sabe quantos anos tem esta casa, mas os seus proprietários calculam que contr já algumas centenas. Ao longo do tempo, o edifício passou por várias transformações e adições que deterioraram a qualidade da construção original e dos seus espaços. Por isso, foi necessário recuperar o passado, restaurar a sua estrutura original, características tão determinantes como as paredes de pedra, os tetos segmentados e os arcos, incluindo-se nesta empreitada a necessidade de deixar à vista um dos materiais-base, uma combinação de barro com areia da praia. A casa foi liberta de todos os elementos estranhos, incluindo as paredes mais recentes, e passou por um processo de ‘exfoliação’ intenso até ficar exposta a sua pele original. Surpreendentemente, o estilo minimalista do ateliê de arquitetos Pitsou Kedem, responsável por esta recuperação, soube encontrar uma curiosa correspondência nesta estética do passado: “A ideia central foi combinar o velho com o novo e ao mesmo tempo manter as qualidades de cada época e criar novos espaços que unam os estilos, intensificando-os, graças ao contraste e à tensão entre os distintos períodos.”

A contemporaneidade é expressa graças aos espaços abertos e com a melhoria do fluxo interno – hoje a circulação é ampla e livre, e a casa respira, dotada de ares de loft urbano, visual para o qual contribuíram materiais como o aço inoxidável, o ferro e o corian, na construção e no mobiliário. O projeto reveste-se de sucesso porque foram honrados, e preservados,  os valores históricos e até românticos da estrutura, agora combinados com modernidade. “Apesar da diferença temporal, as tensões e a dicotomia entre os períodos manifestam-se num espaço harmonioso e surpreendentemente equilibrado.”

Veja, de seguida, outras perspetivas…

Palavras-chave

Assine a ACTIVA por apenas €2,60/mês. Aproveite esta oferta especial, tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo e arquivo digital, leia em qualquer lugar e cancele quando quiser. ASSINE AQUI

Mais no portal

Lifestyle

Leia a ACTIVA por €2,60/mês

Saúde

Sabe o que é a distimia?

A doença pode ser semelhante à depressão. Conheça as diferenças e saiba como tratar.

Saúde

Como é que a ansiedade pode sabotar o seu relacionamento?

Este é um transtorno psicológico que merece tratamento.

Beleza

Este truque simples tem muitos benefícios para a pele e o cabelo

Os especialistas dizem que vale muito a pena fazer esta substituição à noite.

Nas Bancas

Conheça melhor o delicioso mundo de Luísa Villar

Uma artigo para ler e saborear com todos os sentidos, sobre esta mulher inspiradora que decidiu mudar de vida aos 50 anos.

#VozActiva

Helena Isabel abre o coração sobre o significado da idade

O que é a idade e o que é que ela nos traz? Helena Isabel, a protagonista de capa da nossa edição de fevereiro (nas bancas) responde no #vozactiva deste mês.

Diz Quem Sabe

Síndrome do Impostor: quando somos o nosso pior inimigo

Saiba como contornar o problema.

Saúde

Porque é que a COVID-19 causa confusão mental?

Um estudo recente encontrou respostas.

Saúde

Este truque potenciam os inúmeros benefícios do alho

Confira como deve consumir este poderoso alimento.

Lifestyle

Instituto Macrobiótico fecha portas após 40 anos

As dificuldades financeiras trazidas pela pandemia foram motivo apontado.

Lifestyle

EasyJet tem viagens a partir de 14,99 euros

Aproveite!

Moda

As tendências de botas que vão vingar em 2022

De acordo com a Zara.