137950212.jpg

Como acontece tantas vezes, foi da necessidade que surgiu o engenho de Álvaro Sardinha para criar uma plataforma de procura de emprego global na internet. “Ao criar um sistema baseado em perfis de competência dentro da minha empresa, percebi que era a forma ideal para fazer recrutamento e que não havia nada deste tipo a nível mundial”, conta.

Foi assim que surgiu a Workub, uma plataforma virtual que pretende ser uma base de dados mundial de competências que permita a trabalhadores e empregadores encontrarem-se de forma rápida e eficaz.

Adeus CV, olá ‘perfil de competências’

A simplicidade é a principal vantagem apontada por Álvaro Sardinha. Não há currículos. “Em vez disso preenche-se um perfil de competências que permite aos potenciais empregadores perceberem de imediato os conhecimentos que as pessoas têm. É um questionário de cruzes, todo numa ótica prática, explica.

Os questionários dividem-se em três áreas: ‘saber‘ que se foca nos graus de ensino e conhecimentos específicos de um software, por exemplo, ‘saber fazer‘, vocacionado para a experiência prática, e ‘saber ser‘, relacionado com características pessoais.

As empresas têm a vantagem de não terem de pôr anúncios. Procuram diretamente pessoas que preencham os seus requisitos. Para terem acesso ao perfil completo, com os contatos, pagam um euro.

O projeto também quer incentivar o empreendedorismo. Assim, se tiver uma boa ideia, pode apresentar uma oportunidade de negócio, também num formulário próprio, e requisitar apoios na rede. Da mesma forma, as empresas podem contactar entre si e propôr parcerias.

Uma rede global

“A rede limita-se a pôr as pessoas em contato, depois sai do processo, por isso não temos dados sobre o grau de sucesso da iniciativa que está a funcionar há um ano”. Estão inscritas, até agora, cerca de 300 empresas e 7 mil pessoas, 90% portugueses, mas também de Espanha, Brasil, Argentina, Alemanha e México. 

A ideia é tornar a plataforma global, possibilitanto o recrutamento em qualquer parte do mundo. O fato de os questionários serem de escolha múltipla facilita a gestão internacional dos perfis.

Arquitetura e construção civil são as principais áreas de procura mas a ideia é alargar o espectro.

A Workub está disponível em www.workub.com

Palavras-chave

Relacionados

Lifestyle

Missão: encontrar trabalho novo

Estar à procura de emprego é em si mesmo um emprego. Isto significa que requer dedicação e disciplina. Antes de mais nada organize-se e depois meta mãos à obra!

Lifestyle

Inscreva-se no FAME

É empreendedora e sempre sonhou ter um negócio só seu? Se a resposta for “Sim!” fique a conhecer o FAME, um programa que tem como objectivo sensibilizar e apoiar o público feminino a criar o seu próprio negócio, e inscreva-se já.

Lifestyle

Teste: Está na hora de trabalhar por conta própria?

Está cansada de trabalhar para os outros e acha que está na hora de trocar o seu emprego por um negócio por conta própria? Antes de dar esse importante passo, pese bem os prós e contras e veja através do seguinte teste até que ponto está realmente preparada para essa grande aventura de montar a sua empresa.

Mais no portal

Moda

Soluções de roupa interior para mulheres que têm mamas assimétricas

Neste episódio da rubrica Imagem de Sucesso, deixo algumas dicas para quem tem seios de tamanhos, formas, posições ou volumes diferentes.

Beleza e Saúde

Experimentei um hidratante facial caseiro que só leva um ingrediente

E estou aqui para contar os resultados. Não se deixem enganar pela imagem - garanto que o creme não ficou branco, muito menos tão artístico.

Celebridades

Ariana Grande assume novo namorado

A artista partilhou fotografias bastante explícitas.

Moda

Parfois: a mala do verão a menos de 8 euros

Não há como não adorar os saldos.

Beleza e Saúde

Coronavírus: Casados há 53 anos, morreram de mãos dadas, no mesmo dia

Falamos de um casal do Texas, de 80 e 79 anos, internados por pouco mais de uma semana.

Beleza e Saúde

O mundo é um lugar estranho, portanto experimentei fazer Reiki — e acabei em lágrimas

Aqui, a cura faz-se pelas mãos e, mesmo sem toques, é impossível não nos sentirmos tocados por esta experiência libertadora.

Lifestyle

Livro da semana: "Uma Gaiola de Ouro", uma história que é um grito feminista

Um livro de Camilla Läckberg, publicado pela Suma de Letras.

Inspirações

10 inventoras negras que tornaram as nossas vidas bem mais fáceis

Sem o espírito de inovação e de empreendedorismo de cada uma destas mulheres, estas 10 invenções poderiam nunca ter existido.

Lifestyle

Vídeo viral mostra como picar um dente de alho em 10 segundos

Quer a cozinha seja ou não o seu forte, esta técnica promete facilitar o processo.

Lifestyle

4 dicas de poupança financeira para mulheres empreendedoras

No primeiro episódio da rubrica Finanças de A a Z, deixo algumas sugestões para criar um negócio e potenciar o seu crescimento.

Celebridades

Em tempos de pandemia, foi assim que Khloé Kardashian celebrou o aniversário

O evento teve direito a máscaras personalizadas - mas não só.

Inspirações

Normalizar corpos normais: o movimento que se tornou viral

Pessoas de todo o mundo têm partilhado imagens dos respetivos corpos, de modo a provar que é normal sermos diferentes.

€2,95 por edição 20% desconto  

Papel