137950212.jpg

Como acontece tantas vezes, foi da necessidade que surgiu o engenho de Álvaro Sardinha para criar uma plataforma de procura de emprego global na internet. “Ao criar um sistema baseado em perfis de competência dentro da minha empresa, percebi que era a forma ideal para fazer recrutamento e que não havia nada deste tipo a nível mundial”, conta.

Foi assim que surgiu a Workub, uma plataforma virtual que pretende ser uma base de dados mundial de competências que permita a trabalhadores e empregadores encontrarem-se de forma rápida e eficaz.

Adeus CV, olá ‘perfil de competências’

A simplicidade é a principal vantagem apontada por Álvaro Sardinha. Não há currículos. “Em vez disso preenche-se um perfil de competências que permite aos potenciais empregadores perceberem de imediato os conhecimentos que as pessoas têm. É um questionário de cruzes, todo numa ótica prática, explica.

Os questionários dividem-se em três áreas: ‘saber‘ que se foca nos graus de ensino e conhecimentos específicos de um software, por exemplo, ‘saber fazer‘, vocacionado para a experiência prática, e ‘saber ser‘, relacionado com características pessoais.

As empresas têm a vantagem de não terem de pôr anúncios. Procuram diretamente pessoas que preencham os seus requisitos. Para terem acesso ao perfil completo, com os contatos, pagam um euro.

O projeto também quer incentivar o empreendedorismo. Assim, se tiver uma boa ideia, pode apresentar uma oportunidade de negócio, também num formulário próprio, e requisitar apoios na rede. Da mesma forma, as empresas podem contactar entre si e propôr parcerias.

Uma rede global

“A rede limita-se a pôr as pessoas em contato, depois sai do processo, por isso não temos dados sobre o grau de sucesso da iniciativa que está a funcionar há um ano”. Estão inscritas, até agora, cerca de 300 empresas e 7 mil pessoas, 90% portugueses, mas também de Espanha, Brasil, Argentina, Alemanha e México. 

A ideia é tornar a plataforma global, possibilitanto o recrutamento em qualquer parte do mundo. O fato de os questionários serem de escolha múltipla facilita a gestão internacional dos perfis.

Arquitetura e construção civil são as principais áreas de procura mas a ideia é alargar o espectro.

A Workub está disponível em www.workub.com

Palavras-chave

Relacionados

Lifestyle

Missão: encontrar trabalho novo

Estar à procura de emprego é em si mesmo um emprego. Isto significa que requer dedicação e disciplina. Antes de mais nada organize-se e depois meta mãos à obra!

Lifestyle

Inscreva-se no FAME

É empreendedora e sempre sonhou ter um negócio só seu? Se a resposta for “Sim!” fique a conhecer o FAME, um programa que tem como objectivo sensibilizar e apoiar o público feminino a criar o seu próprio negócio, e inscreva-se já.

Lifestyle

Teste: Está na hora de trabalhar por conta própria?

Está cansada de trabalhar para os outros e acha que está na hora de trocar o seu emprego por um negócio por conta própria? Antes de dar esse importante passo, pese bem os prós e contras e veja através do seguinte teste até que ponto está realmente preparada para essa grande aventura de montar a sua empresa.

Mais no portal

Comportamento

4 formas de salvar o planeta entre quatro paredes

A sustentabilidade chegou ao sexo.

Moda

Parfois: 5 colares perfeitos para o verão

Cor não lhes falta!

Moda

Conheça cinco marcas de moda que estão a mobilizar-se pelo planeta

O resultado são estas coleções, que aliam estilo a consciência ambiental.

Beleza

As novidades de beleza para um estilo de vida mais sustentável e consciente

Para celebrar o Dia da Terra, assinalado anualmente a 22 de abril.

Lifestyle

O segredo de Vanessa Martins para poupar até 5 litros de água por dia em casa

Um pequeno gesto com grandes repercussões.

Mulheres Inspiradoras

Quatro ambientalistas portuguesas que tem mesmo de conhecer

Aqui ficam alguns exemplos de mulheres que renovam diariamente o compromisso de conservação e preservação ambiental.

Saúde

Grávida? Entenda a importância da gestão da ansiedade e do exercício físico

Uma fase de várias mudanças que exige um grande sentido de adaptação.

Moda

Roupa interior e de banho criada a pensar em mulheres que passaram por uma mastectomia

A Mango estreia-se neste tipo de underwear e swimwear específicos, sendo que todos as lucros da venda desta coleção serão doados à associação teta & teta.

#VozActiva

Madalena Brandão: "Ser mãe é uma aprendizagem constante"

No #VozActiva deste mês, a nossa protagonista de capa fala sobre a jornada que é a maternidade. Uma conversa a não perder!

Nas Bancas

A sua Activa ao alcance de um click

Abril águas mil e aquela preguiça de correr debaixo de chuva até ao quiosque para comprar a Activa mais recente? Não stresse. Basta assinar a ACTIVA digital e tem acesso a tudo, sem se molhar.