_MG_2076.gif

Casas e estruturas em madeira lamelada, da Mood4Wood em parceria com a Velharias de Janas. Poltronas Bubble da Kartell, vasos Vondom com LED, ambos na Best of Living

António Moutinho

Cátia Alves, do gabinete de interiores da Best of Living, foi contactada pelos proprietários desta casa de férias no Carvalhal para um projeto que prima pela simplicidade. A habitação insere-se num conjunto de moradias com a mesma linguagem arquitetónica, apesar das diferenças de tipologia, e o projeto de arquitetura é do ateliê José Brandão e Margarida Gomes, Arquitectos, em parceria com a empresa Mood4Wood e a Velharias de Janas.

Composta por três corpos – que albergam a suíte (nascente), cozinha e sala (sul), e dois quartos com casa de banho (poente) – ligados por deques elevados do chão arenoso,  a casa dialoga livremente com o exterior. Os três volumes (e os elementos estruturais) foram construídos em madeira lamelada de pinho nórdico, com tratamento ignífugo e anti-xilófago, e oferecem um ótimo conforto térmico. Apesar dos contornos contemporâneos dos ripados e dos jogos de sombra, há uma clara alusão à arquitetura da região com a inclusão de colmo e bracejo nos telhados. De realçar que esta casa tem um índice de construção muito baixo (85m²) em relação à área do terreno (851m²), enfatizando o contacto com a natureza. No que toca aos interiores, Cátia Alves interpretou na perfeição o gosto e requisitos dos proprietários. “É um casal descomplicado, com filhos e netos, e a proprietária é professora de ioga…”. Um dos aspetos sublinhados pela designer foi a aplicação da filosofia Feng-shui no projeto de interiores. “As camas estão viradas a norte, colocaram-se plantas ao lado das torneiras…” Na casa de banho da suíte o lavatório ostenta um poema de Sophia de Mello Breyner Andresen, que descreve o ‘espírito’ do Carvalhal: “Aqui nesta praia onde não há nenhum vestígio de impureza, aqui onde há somente ondas tombando ininterruptamente, puro espaço e lúcida unidade, aqui o tempo apaixonadamente encontra a própria liberdade.”

Palavras-chave

Assine a ACTIVA por apenas €2,60/mês. Aproveite esta oferta especial, tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo e arquivo digital, leia em qualquer lugar e cancele quando quiser. ASSINE AQUI

Mais no portal

Lifestyle

Leia a ACTIVA por €2,60/mês

Saúde

Sabe o que é a distimia?

A doença pode ser semelhante à depressão. Conheça as diferenças e saiba como tratar.

Saúde

Como é que a ansiedade pode sabotar o seu relacionamento?

Este é um transtorno psicológico que merece tratamento.

Beleza

Este truque simples tem muitos benefícios para a pele e o cabelo

Os especialistas dizem que vale muito a pena fazer esta substituição à noite.

Nas Bancas

Conheça melhor o delicioso mundo de Luísa Villar

Uma artigo para ler e saborear com todos os sentidos, sobre esta mulher inspiradora que decidiu mudar de vida aos 50 anos.

#VozActiva

Helena Isabel abre o coração sobre o significado da idade

O que é a idade e o que é que ela nos traz? Helena Isabel, a protagonista de capa da nossa edição de fevereiro (nas bancas) responde no #vozactiva deste mês.

Diz Quem Sabe

Síndrome do Impostor: quando somos o nosso pior inimigo

Saiba como contornar o problema.

Saúde

Porque é que a COVID-19 causa confusão mental?

Um estudo recente encontrou respostas.

Saúde

Este truque potenciam os inúmeros benefícios do alho

Confira como deve consumir este poderoso alimento.

Lifestyle

Instituto Macrobiótico fecha portas após 40 anos

As dificuldades financeiras trazidas pela pandemia foram motivo apontado.

Lifestyle

EasyJet tem viagens a partir de 14,99 euros

Aproveite!

Moda

As tendências de botas que vão vingar em 2022

De acordo com a Zara.