Slide1.JPG

Ficar sentado em casa à espera de milagres? Os “filhos da crise” são despachados e não permanecem sentados, a ver as oportunidades a passar. Lançam-se para o mercado através de blogues e  através da internet diminuem fronteiras. Esta nova geração de adolescentes cresceu neste novo mundo virtual onde as palavras conectar, partilhar, gostar, twittar são normais do quotidiano.

Muitos são os blogues que vemos actualmente das mais variadíssimas áreas. A ACTIVA escolheu alguns blogues de jovens portugueses para saber um pouco mais sobre este mundo. Neste grupo, todos começaram por fazer um blogue apenas para partilhar interesses com amigos, mas depois os seguidores (ou fãs) foram-se acumulando e as oportunidades chegaram à costa.

Cinco bloggers, cinco temas

O blogue ´…Tão Simples Quanto Isso…´, de Duarte Mendonça, “partilha interesses e opiniões pessoais, ao mesmo tempo que alerta os leitores para o que se passa no mundo, nomeadamente nas artes e desporto”, explica o jornalista de 26 anos.

A estudante de Marketing e Publicidade, Filipa Martins Pontinha, 22, também ‘rega’ diariamente, desde 2010, o seu blogue ‘Inspire Me’, composto por imagens que, como o nome sugere, são ‘inspiradoras’. O seu blogue funciona como uma terapia: “muitos afortunados em busca de expressividade conseguem encontrar no Inspire-me algo capaz de descrever os seus sentimentos com poucas palavras”.

O sintrense Bruno Braddell, de 24 anos, quer mostrar aos seus amigos o que anda a fazer: “muitas vezes os desenhos acontecem quando estou a passear com eles.” No seu blogue, ‘Desenho e Aguarela’, mostra-nos todos os seus fantásticos desenhos, a maior parte deles de Sintra. Procura sempre inspiração nos jardins da serra de Sintra e na sua praia de eleição: a Praia Grande. É um jovem que anda mais com os seus blocos e canetas nos bolsos do que com o telemóvel, chaves ou carteira.

Tomás Valle Costa, que neste momento é estagiário na área de operações da empresa Hilton Evian-les-Bains, em França, criou um blogue, ‘The  World  of  Hospitality’, com a finalidade de partilhar a sua recente paixão: o mundo de hotelaria. “É um blogue direccionado para pessoas que trabalhem no sector do turismo e hotelaria ou para quem simplesmente gosta de viajar e descobrir o nosso planeta.” O jovem de 22 anos inspirou-se na frase de Isadore Sharp, o fundador, presidente e CEO da cadeira de hotéis de luxo Four Seasons quando partiu para este projecto: “Não havia visão para esta empresa. As minhas ideias foram uma forma de me atirar para a frente” (“My ideas were really formed through a stepping-stone approach”). No entanto, sendo um projecto ainda recente, considera-se “à experiencia’”. Mas isso não o impede de desenvolver novas ideias “Nos últimos dias, uma outra ideia tem vindo a crescer: utilizar o blogue para promover o nosso país, atrair turistas de todo o mundo e investimento!”.

Hobbie ou uma fonte de rendimento?

Quando começaram a escrever no blogue, os jovens apenas o faziam como um hobbie. Queriam partilhar o seu trabalho sem nunca pensarem que esta poderia ser uma porta para novas oportunidades.

No entanto, o Duarte do blogue ‘… Tão Simples Quanto Isso…’ diz que não faz parte dos seus planos obter algum lucro, apesar de apreciar o aumento de seguidores: “para que isso fosse sequer uma hipótese teria de dedicar bastante tempo a promover o blogue para que este tivesse uma afluência maior.”

Para Bárbara Silva, e apesar de ser estudante de Direcção e Gestão Hoteleira, trabalhar em moda sempre foi o seu sonho e este blogue não a faz esquecer isso. A jovem pretende conjugar estas duas áreas e criar um projecto inovador. Tem parcerias com duas marcas de roupa, Muack Muack e ALDO, mas já desenvolveu parcerias com o Hotel Palácio Estoril, Lomografia Portugal, Centro Cultural de Cascais, Pensão Amor, entre outras. Todavia, o seu objectivo não é ganhar dinheiro com isso: “é partilhar o que me interessa, captar detalhes, relatar algumas experiências e criar cenários; no fundo, a ‘Inside Covers’ é a minha revista, onde crio as minhas próprias produções fotográficas”. Mas revela que não nega a hipótese de um dia poder “viver” do seu blogue.

O blogger Tomás Valle Costa também não elimina a hipótese do seu blogue vir a ser uma fonte de rendimento. Porém, revela que neste momento, está ainda na categoria de hobbie: ”é uma uma forma de me manter actualizado dentro da indústria hoteleira e de interagir com pessoas da mesma área ou simplesmente pessoas que gostam de viajar e se interessem por hotelaria”.

Semelhante ao Tomás, o Bruno Braddell de ‘Desenho e Aguarela’, actualmente vê apenas o seu blogue como uma forma de mostrar aos seus amigos o seu trabalho. Contudo, tem o objectivo que estes (amigos) vão partilhando para o divulgar cada vez mais: “o engraçado é que já tenho quase 15 000 visitas e 30 seguidores que não conheço pessoalmente”. Mas foi depois do blogue que os amigos o incentivaram a fazer uma exposição, que teve lugar em Colares, Sintra, onde vendeu a maior parte dos seus quadros.

Filipa Martins Pontinha revela que inicialmente o ‘Inspire Me’ era apenas um hobbie, agora é mais que isso! “Nunca pensaria que cerca de 122.000 pessoas fossem gostar da minha página, nem houve qualquer tipo de publicidade para esta elevada popularidade”. A jovem tem novos projectos na manga que vão inspirar, fora da internet, espaços e ruas por toda Lisboa. Revela que não quer que o seu blogue ‘Inspire Me’ seja apenas reconhecido num mundo virtual, “quero fazer do ‘Inspire Me’ um conceito, uma tendência. E espero conseguir.”

Mas porque é que estes blogues são ‘diferentes’?

A maior parte dos cinco bloggers têm uma página no Facebook onde publicam todas as actualizações que fazem no blogue. Pois é uma das maneiras mais eficazes para levar o leitor ao blogue.

O ‘Inspire Me’ surgiu em 2012 e, de acordo com a sua criadora, “foi das primeiras páginas a ter este tipo de conceito; hoje fico muito feliz com a quantidade de páginas que existem com o mesmo conceito. É sinal que também ajudei a incentivar a criação deste tipo de páginas no mundo do Facebook e isso, deixa-me bastante orgulhosa!”. A jovem diz que rega o seu “jardim” com várias coisas, que sabe que os seus fãs se irão identificar, e revela que o “segredo aqui é já não me identificar com tudo, mas identificar-me com os que visitam o meu tal jardim”.

O Tomás do blogue ‘The World of Hospitality’  é um dos únicos a afirmar que conhece poucos blogues dentro da mesma área e, como é um projecto recente, não procurou exaustivamente por “potenciais concorrentes”. O jovem empreendedor tenciona partilhar temas que acha interessante dentro do mundo da hotelaria: “os mais fascinantes hotéis, as “maravilhas” do mundo natural e construído pelo Homem, a variedade de culturas e pessoas, os grandes líderes que têm vindo a transformar a indústria hoteleira, qualidade do serviço, o impacto na economia, as mais recentes e inovativas práticas hoteleiras, gestão da diversidade no local de trabalho, temas financeiros, de marketing e vendas, gestão de receita” enfim, uma grande variedade de temas. E por fim, diz que uma coisa é certa: “procurarei inovação e criatividade em tudo o que partilhar ”.

O estudante de arquitectura, Bruno, que se alega uma pessoa tímida, confessa gostar de estar no seu “mundo sossegado” , mas reconhece que, apesar de existirem um grande leque de blogues do mesmo género (pintura),  o que o diferencia o ‘Desenho e Aguarela’ é que é 80% Sintra e, sintrense como é, revela que “só ai a diferença é tudo (risos) ”

O Duarte do blogue ‘…Tão Simples Quanto Isso…´, revela a sua humildade: “acredito que não há nada imediato que me diferencie de outros blogues; ofereço apenas uma visão muito única e especial, conferida pela vivência tanto pessoal como profissional”. O jovem termina transmitindo que “tenho plena noção da subjectividade daquilo que abordo com maior frequência, mas – sob risco de parecer arrogante – acredito ser uma pessoa bastante ecléctica, de bom gosto e com grande nível de credibilidade junto daqueles que me seguem.”

Por fim, a Bárbara diz que não criou um blogue para ser diferente dos que andam aí. “Os blogues de moda são infinitos e todos são escritos por alguém que tem o seu próprio estilo e bom gosto para saber escolher uma peça de entre tantas outras”. A fashion blogger revela que tenta sempre saber mais sobre a área que trabalha e focar-se no que realmente a influência em termos de qualidade e não quantidade. “Se quem visita o blogue o acha diferente, então fico contente por saber que de tantos outros blogs o meu agarrou a atenção…”

 

Já tem o seu blogue?

Neste grupo de cinco jovens bloguers é interessante a variedade, a criatividade, o trabalho, a inspiração e sonhos que estes vão buscar para complementar todos os dias o seu blogue.

Apesar de todos mencionarem que por agora “é só um hobbie” muitos deles já tiveram várias oportunidades através do blogue. Se é jovem e quer mostrar ao mundo, não se esconda no armário. Crie um blogue e irá ver que as oportunidades irão surgir.

Pode criar um blogue em:

http://wordpress.com/

http://blogger.com

E se quiser visitar os cinco blogues:

‘…Tão Simples Quanto Isso…´ por Duarte Mendonça

‘Inspire Me’  por Filipa Martins Pontinha

‘Desenho e Aguarela’ – por Bruno Braddell

‘Inside Covers´ -por Bárbara Silva

‘The World of Hospitality’ –  por Tomás Valle Costa

Palavras-chave

Relacionados

Lifestyle

A arte de perder

O que é que ganhamos quando perdemos? Ficar em último - ou em segundo - não é fácil para ninguém, criança ou adulto. Mas é urgente ensinar às crianças que só perdendo se aprende a ganhar.

Lifestyle

Video sobre Portugal feito por norte-americano conquista portugueses

Já conquistou o You Tube e o Facebook, e é um dos mais belos videos sobre Portugal

Lifestyle

As músicas estão mais tristes e depressivas: Adele é a culpada?

Desgostos de amor, melodias melancólicas e músicas com poucos acordes são cada vez mais comuns no topo das tabelas de vendas, diz estudo.

Lifestyle

Laranjinha entrega 24 bicicletas às crianças da Associação Novo Futuro

Marca portuguesa de vestuário infantil reforça parceria com Novo Futuro

Lifestyle

O que fazer se vir um OVNI? (Com vídeo)

No próximo domingo, dia 1de julho, celebra-se o Dia Mundial do Ovni. Em Portugal, a crer nos experts do tema, o tráfego de naves é intenso, por isso o melhor é ler com atenção as instruções da Associação de Pesquisa OVNI.

Mais no portal

Celebridades

Simon Cowell no hospital após acidente de bicicleta

O jurado do 'America´s Got Talent' está no hospital.

Lifestyle

Unique Sushi Lab: onde comer é sempre uma (boa) surpresa

O restaurante que os amantes de sushi têm de conhecer e que ér capaz de converter mesmo os mais desconfiados em fãs da culinária japonesa. A culpa é do chef Johnny Keep.

Moda

"Eco friendly', portuguesa e trendy: esta é a marca de denim que tem de conhecer

A loja online da My Fair by Just.O disponibiliza ainda alguns best sellers da coleção primavera-verão de 2020, como o Curry Hoddie ou o camisolão oversized.

Beleza e Saúde

Aprenda a recriar esta maquilhagem perfeita para um "date" de verão

Na rubrica Beauty Spot desta semana, partilho o tutorial de um visual simples para um encontro romântico.

Beleza e Saúde

#ActivaEmCasa. O treino da semana do CrossFit Cais

Mais uma segunda-feira, mais um circuito de exercícios preparado pela personal trainer Susana Carromeu.

Moda

10 artigos da Zara que vão arrasar em qualquer destino de férias

Estes visuais prontos a usar prometem fazer furor nos seus dias de descanso.

Moda

Encontrámos as Havaianas perfeitas para dar brilho ao verão

Se é fã da famosa marca brasileira e gosta de dar um toque de brilho a tudo o que faz, vai delirar com esta novidade.

Lifestyle

6 dicas para viajar de carro tranquilamente com crianças

"Estou com fome! Quanto chegamos? Preciso de fazer xixi!" Viajar com crianças durante um longo período de tempo pode ser um verdadeiro pesadelo.

Beleza e Saúde

Afinal, o que é uma "depressão de baixo grau"?

Recentemente, Michelle Obama fez um desabafo sobre a sua saúde mental. Entenda o que se passa com a antiga Primeira-dama dos Estados Unidos.

Celebridades

Michelle Obama admite que sofre de uma "depressão de baixo grau"

A pandemia aliada a todo o clima de tensão que se vive nos Estados Unidos afetou a saúde mental da antiga Primeira-dama do país.

Celebridades

Daisy Coleman, de documentário da Netflix sobre abuso sexual, morre aos 23 anos

O caso da jovem, que se tornou uma defensora das vítimas de violação, é retratado numa série documental do serviço de streaming.

Lifestyle

Estes podem ser os motivos para continuarmos a ver filmes para adolescentes

Sim, tenho mais de 30 anos e por vezes vejo (e revejo) filmes com histórias para adolescentes. Mas sei que não sou a única!

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel