86501205.jpg

Quem viaja por terras transalpinas traz na memória não só paisagens deslumbrantes, os monumentos de cortar a respiração, como ‘barrigadas’ das deliciosas pastas. E sabem tão bem não só porque (geralmente) estamos de férias, mas também porque os italianos cozem-na com mestria e sabem como ninguém os ingredientes que a tornam um prato irresistível. Conheça os segredos.O que deve fazer

● Utilize uma panela grande e encha com água (um litro para cada 100g de massa). Cubra com a tampa para ferver mais depressa.

● Coloque o sal (grosso) só depois de a água ferver. A medida ideal é: duas colheres de sopa para cada 500g de massa.

● Deite agora a massa. Mexa para evitar que se cole e deixe a panela destapada.

● Um minuto antes do tempo estipulado para a cozedura (ver na própria embalagem), teste para ver se já está bem cozida. A massa seca deve estar firme, com a coloração homogénea, mas não deve colar (sinal que já cozeu de mais). A massa fresca quando está pronta emerge à superfície e tem também uma cor uniforme (e leva metade do tempo a cozer que a sua congénere seca).

● Quando achar que a massa está cozida, junte água fria se ainda estiver a fazer o acompanhamento. Se retirar logo e ainda demorar algum tempo a juntar o molho, a massa tenderá a colar-se. Se tiver um fogão eléctrico, retire a panela do bico, senão, como o calor continua por algum tempo, vai continuar a cozer a massa e ela fica molenga e sem graça.

Evite

● Partir o esparguete ao meio para caber dentro da panela. Deixe que a parte submersa fique mais mole (cerca de um minuto depois de a colocar dentro de água) e empurre os fios de esparguete até ficarem completamente mergulhados na água a ferver. Vá mexendo de vez em quando para não se colarem uns aos outros.

● Deitar gordura dentro da panela (azeite, manteiga ou óleo) para que a massa não cole. Mexer faz o mesmo efeito. Se juntar gordura, isso vai fazer com que o molho não adira tão bem à massa.

● Deitar fora toda a água onde a massa cozeu. Reserve uma chávena para depois juntar ao molho caso seja preciso dar mais corpo ou ficar menos seco.

● Passar a massa por água depois de cozer. Isso não só arrefece como elimina a goma natural que dá sabor e favorece a aderência da massa aos molhos.

SIGA A ACTIVA NO FACEBOOK

Palavras-chave

Assine a ACTIVA e receba uma fabulosa OFERTA da LIERAC. ASSINE AQUI

Mais no portal