PE294392.gif

Neste pequeno escritório a estante modular, da Ikea, de parede a parede, tem espaço para encaixar uma mesa de trabalho, deixando a superfície livre para pendurar quadros

As estantes são elementos funcionais e decorativos que podem assumir lugar de destaque numa casa. Têm a capacidade de criar um ambiente acolhedor e intimista em salas de estar, jantar, escritórios, quartos, cozinhas e até casas de banho. Hoje em dia, inclusivamente, já encontramos no mercado papéis de parede, de várias marcas, que as simulam. No entanto, em muitos casos as estantes não têm meramente papel decorativo e funcional, podendo assumir um papel estrutural numa casa. A estante poderá, por exemplo, funcionar como divisão num espaço pequeno, permitindo, no caso de ser aberta para os dois lados, manter uma boa amplitude e criar duas áreas com funções distintas.

Que materiais são mais utilizados? E os mais duradouros? Quando falamos em estantes, pensamos logo em madeira. Historicamente é sem dúvida o material mais utilizado, com uma vastíssima variedade de tons e densidades, sendo importante saber escolher e optar por madeiras mais duras e resistentes. No entanto, há muitas outras opções, que não só oferecem a mesma qualidade como podem produzir o mesmo efeito… com menores custos.  No caso de estantes lacadas pode utilizar o MDF (medium density fiberboard), que ainda pode ter características específicas, como resistência ao fogo e à agua. Se quisermos o mesmo efeito da madeira natural, conseguimo-lo através dos folheados de madeira natural existentes em vários tons. Outro derivado de madeira recentemente utilizado é o OSB (oriented strand board), que fornece um caráter mais industrial através de uma superfície de partículas de madeira orientadas de forma diferente. É muito resistente, de grande durabilidade e totalmente reciclável. Por norma, é utilizado com acabamento em verniz ao tom natural ou então com uma aguada ao tom pretendido.

Já para uma estante com espessura mais fina e visualmente ‘leve’  utilizam-se materiais metálicos, como o aço escovado, corten ou pintado. Se quisermos que faça parte de uma parede, pode usar-se gesso cartonado, com o mesmo acabamento da própria parede, podendo embutir iluminação de forma a criar ambientes decorativos interessantes, de baixo custo e rapidez. 

Fazer uma estante de raiz fica mais caro que uma já feita? Uma solução à medida é sempre mais cara que uma solução standard.  São claras as vantagens da estante à medida: escolha exata do material, tom, dimensão e desenho adaptado integralmente ao espaço. No entanto, encontram-se no mercado soluções modulares que podem facilmente adaptar-se às necessidades e ao ambiente pretendido.

Qual a profundidade mínima da parede para embutir uma estante? A profundidade do nicho estará sempre dependente da utilização que se queira dar. No caso de uma estante para livros, revistas e objetos decorativos, a profundidade mínima será de 25cm; para dossiês, 30cm; já para integrar um sistema de áudio e vídeo é aconselhável 35cm. No entanto, aconselhamos medir os objetos a que se destina a estante.

Prateleiras versus peso suportado versus ferragens: há alguma fórmula preestabelecida que indique a resposta a esta equação?

Não existe uma forma para definir o tipo de ferragens a aplicar em estantes. É importante ter em conta o material e o seu enquadramento e dimensão. Cada solução deverá ser estudada criteriosamente. No caso de estantes muito compridas poderá ser necessário a utilização de ferragens extra, para compensar não só o peso dos objetos mas o peso da própria estante. Outra solução é a divisão da estante com um maior número de ilhargas, no caso de se querer uma maior divisão dos objetos. As soluções modulares do mercado já veem com a indicação do peso máximo suportado pelas ferragens.

Problema: “Comprei uma casa antiga que tem estantes embutidas, em madeira. São mesmo muito bonitas, mas têm bicho da madeira… ”

O termo ‘bicho da madeira’ inclui vários insetos que a atacam. Estes, em fase de larva, comem a madeira e perfuram-na. Como o bicho é extremamente difícil de tratar, deve evitar o contacto com madeiras saudáveis. A solução mais corrente é a utilização de um inseticida especial, injetado em cada orifício. Contudo, além do cheiro terrível, que demora algum tempo a desaparecer, não garante a resolução do problema. O tratamento mais seguro é recorrer a uma empresa especializada que faça expurgação de madeiras atacadas nas diferentes fases do ciclo de vida do bicho.

Palavras-chave

Assine uma destas revistas e escolha um presente grátis. Estadas em hotéis, produtos de beleza e muitos outros. Aproveite. Assine aqui

Mais no portal

Beleza

Meghan remove a maquilhagem com estas toalhitas acessíveis

E amigas do ambiente - muito ao estilo da duquesa de Sussex.

Moda

Este vestido Zara não deixa ninguém indiferente

E é da cor do momento!

Moda

7 combinações de cores a experimentar em 2022

Inspire-se nestes "looks" que encontrámos nas redes sociais

É só uma sugestão

Contra: refeições deliciosas num espaço icónico em Lisboa

Localizado nas Docas de Santo Amaro, na capital, garante momentos saborosos à beira-rio.

Saúde

Covid-19: Mesmo com teste negativo, evite sair de casa se tem este sintoma

Parece ser bastante comum na variante Ómicron.

Comportamento

A explicação simples para não sentimos atração por parentes próximos

Como, por exemplo, irmãos ou primos.

Saúde

10 segredos simples para emagrecer rápido

Adote estes hábitos que aceleram o processo sem prejudicar a saúde.

Moda

Esta peça básica é a "cola" de todos os visuais de inverno

Provavelmente já a tem no guarda-roupa.

Comportamento

4 dicas práticas para aumentar a autoestima

De acordo com uma escritora, consultora e especialista na interseção de felicidade e tecnologia.

Comportamento

Diferenças comuns que podem colocar a sua relação em perigo

De acordo com uma psicóloga.

#VozActiva

Helena Isabel: "As pessoas podem ser bonitas de diferentes maneiras e em qualquer idade"

No #vozactiva deste mês, a protagonista de capa da nossa edição de fevereiro (nas bancas) fala da relação entre a beleza e a idade.

Comportamento

O tamanho não importa, mas há uma coisa que as mulheres valorizam bastante

De acordo com diferentes estudos sobre o assunto.