mulheresexecutivas.jpg

No Dia Internacional da Mulher, a empresa internacional de consultoria Deloitte publica um estudo que vem reforçar a importância da representatividade feminina nas empresas.

Dan Konigsburg, responsável da Deloitte Global Center for Corporate Governance, afirma que ter um maior equilíbrio entre géneros nos quadros das empresas leva a soluções mais inovadoras. O estudo concluiu que a maioria dos 25 países analisados estão a tomar medidas para garantir representatividade feminina nos quadros de topo das empresas.

Em mercados e culturas tão dispares como a Alemanha, Índia, Brasil e Israel os governos locais estão a desenvolver ações e propostas legislativas, de modo a promover a diversidade de géneros nas empresas. Na Noruega, depois de terem sido aplicadas quotas de representatividade, já existem 36% de mulheres nos cargos de topo das organizações. 

Já no Brasil, continua a discutir-se a inclusão de quotas que possam garantir uma taxa de 40% de mulheres nos conselhos executivos até 2022. A Malásia prevê, até 2016, ter uma representação de 30% de mulheres nos conselhos de administração e cargos sénior na gestão de empresas públicas.

Na China, uma pesquisa da agência de contabilidade Grant Thornton publicada dia 7 de março, revela que as mulheres  ocupam 51% dos altos postos de gerência nas companhias da parte continental chinesa, a taxa mais elevada em todo o mundo –  a média mundial situa-se nos 24%, segundo o mesmo estudo. Entre as mais de 200 companhias entrevistadas da parte continental, 94% tem gerentes femininas. As mulheres continuam a dominar postos de diretor de recursos humanos e diretor financeiro, a ocupar respectivamente 81% e 61% do total dos dois cargos. Além disso, cada vez mais mulheres ocupam postos tradicionalmente masculinos, de acordo com relatório divulgado pela Grant Thornton. Por exemplo, este ano 25% dos diretores de operação são mulheres, em comparação com a taxa de 9% em 2012.

Na Europa, segundo dados da empresa de consultadoria Mercer, a média de mulheres nos cargos de administração ou gestão é de 29%Portugal está em 19º lugar na lista de países ordenados por prevalência de mulheres em cargos executivos. Em terras lusas só 27% dos cargos de topo são ocupados por mulheres. Para Mónica Santiago, da Mercer Portugal, a predominância de homens em lugares de topo «deve-se sobretudo a questões culturais e sociais», podendo dever-se a «discriminação intencional» ou inconsciente, pelo «desejo de contratar um semelhante».

O estudo da Mercer analisou ainda a remuneração de 264.000 cargos executivos e de topo, em 5.321 empresas, e concluiu que as mulheres em cargos executivos e de topo na Europa recebem menos do que os homens (dados recolhidos a partir de Abril de 2011).

Palavras-chave

Relacionados

Beleza e Saúde

Rastreios gratuitos de cancro de mama

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher aposte na prevenção e participe na sessão de esclarecimento sobre a prevenção do cancro da mama, que inclui um rastreio clínico individualizado. A iniciativa decorre na sede da Junta de Freguesia de Algés, em Lisboa, das 14H00 às 16H00.

Lifestyle

Descubra os melhores e os piores países para se ser mulher

Para celebrar o Dia da Mulher, descubra a lista dos países onde as mulheres têm mais (e menos) qualidade de vida e poder.

Lifestyle

Salma Hayek protagoniza campanha contra a violência doméstica

A campanha internacional, “Companhia para as mulheres”, tem como missão lutar contra a violência doméstica, apoiando programas de consciencialização, educação e prevenção deste problema.

Mais no portal

Lifestyle

Livro da semana: "A Educação de Eleanor" faz sorrir ao mesmo tempo que emociona

Um livro de Gail Honeyman, publicado pela Porto Editora.

Celebridades

A internet não estava preparada para estas fotografias antigas de Kylie Jenner

A socialite celebrou o 23º aniversário, no passado dia 10 de agosto.

Beleza e Saúde

Covid-19: fumadores passivos correm maior risco de infeção?

Entenda a relação e perceba quais as melhores formas de se proteger.

Moda

Há novidades quentinhas a sair do forno da Parfois

Os novos acessórios e vestuário da marca portuguesa destacam-se pelos tons terra.

Comportamento

Diz quem sabe: não se esqueça de se amar primeiro

Uma lição de autoestima inspirada numa famosa série. “Porque Carry Bradshaw teria sido uma ótima Coach!”.

Celebridades

Chris Pratt e Katherine Schwarzenegger dão as boas-vindas ao primeiro filho

Chris Pratt e Katherine Schwarzenegger celebraram o primeiro aniversário de casamento em junho e assinalam agora a chegada do primeiro filho.

Moda

Estes são os modelos de 'beachwear' a que estas famosas não resistem

A época balnear já está mais do que aberta e as redes sociais são a prova disso.

Moda

Coleção "eco friendly" de calçado com modelos a partir dos 12,99 euros

As propostas são da Seaside.

Moda

Estes são os ténis que vão dar um novo fôlego à sua corrida

O regresso de um clássico, em novas cores.

Celebridades

Simon Cowell no hospital após acidente de bicicleta

O jurado do 'America´s Got Talent' está no hospital.

Lifestyle

Unique Sushi Lab: onde comer é sempre uma (boa) surpresa

O restaurante que os amantes de sushi têm de conhecer e que ér capaz de converter mesmo os mais desconfiados em fãs da culinária japonesa. A culpa é do chef Johnny Keep.

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel