154371432.jpg

Pois, não é novidade nenhuma, mas desta vez uma sondagem foi perguntar tanto a novos como a idosos o que achavam das condições de vida atuais. E todos foram unânimes: estamos pior do que há 40 anos.

O estudo foi feito em Inglaterra, mas não se sabe se por cá as conclusões teriam sido muito diferentes. Uma cadeia inglesa de parafarmácias, a Holland & Barret, perguntou a 4000 pessoas entre os 20 e os 60 anos se a vida era mais fácil há uma geração. Os mais novos, naturalmente, responderam que sim, que os pais tinham uma vida mais fácil. Mas surpreendentemente, os mais velhos concordaram.

Todos apontaram vantagens nos novos tempos: mais tecnologia, salários comparativamente mais altos e melhores condições de vida. No entanto, os mais velhos têm saudades de coisas como segurança no trabalho, horários mais humanos e mais facilidade em comprar casa e formar família. Os jovens queixam-se de uma vida afogada em stresse que lhes deixa pouco tempo para a alegria.

“Os resultados são surpreendentes”, afirmou a socióloga Catherine Hakim, “porque mostram uma geração de jovens de facto focados no futuro, a investir tempo e esforço na sua saúde e principalmente muito preocupados com as finanças.”

Os mais novos são também mais materialistas que os mais velhos. Ganhar dinheiro rapidamente é muito mais um objectivo de vida agora do que há 40 anos. Estão também muito mais preocupados com a sua imagem do que estavam os pais e avós com a idade deles, e muito mais estoirados de trabalho (pelo menos é o que os próprios afirmam, com a concordância dos mais velhos que dizem que sim, que os filhos e netos trabalham mais do que eles faziam).

Facto comum em ambas as gerações é o desejo de encontrar um parceiro e formar família. Problema: é um desejo muitíssimo mais difícil de realizar hoje em dia, e ‘empurrado’ até bastante mais tarde.

Há 40 anos, era possível manter uma família só com o salário de uma pessoa, enquanto a mãe, se desejasse, podia ficar em casa um ano e dedicar-se ao bebé, coisa que hoje não é possível para a maioria dos jovens.

Casar é que não fazem questão, sendo essa uma das maiores diferenças entre gerações.

Os mais velhos apontam também que, ‘no seu tempo’, era mais fácil fazer escolhas, ‘arrepiar caminho’ e começar de novo. Afirmam também que havia mais espírito de comunidade, o que tornava a vida mais facilitada. E ainda, apontam o facto de viverem com menos expectativas.

Os mais novos estão ainda muito mais preocupados com o estilo de vida e a saúde do que os mais velhos. Fazem exercício e fumam muito menos.

Para concluir, novos e velhos concordam que ser jovem actualmente é mais stressante e que, há uma geração, viviam mais felizes com menos…

Assine a ACTIVA

Assine a ACTIVA e deixe-se inspirar com a oferta que preparámos a pensar em si. ASSINAR

Mais no portal

Beleza

Os motivos para o açúcar ser a kryptonite da pele

De acordo com um dermatologista.

Diz Quem Sabe

Como ter um Natal mais saudável (e ainda poupar algum dinheiro)

Beleza

Conheça o método de limpeza dupla da pele para remover impurezas e maquilhagem

Aqui, no que diz respeito a produtos de limpeza de pele, um é pouco, dois é bom e três é demais.

Saúde

Sente desejos por doces? Eis o que o seu corpo está a tentar dizer-lhe

Uma nutricionista explicam os vários motivos que levam o corpo a querer açúcar.

Comunidade Activa

Morreu Pedro Oliveira, um dos nossos

Ex-diretor da Exame Informática, era o atual diretor de parcerias e Novos Negócios e head of digital da Trust in News. Tinha 49 anos.

Moda

As novidades da Zara, Mango e H&M que aliam elegância e conforto

Não temos de sacrificar uma mais-valia pela outra.

Comportamento

"Ghosting": 5 motivos para alguém desaparecer de uma relação sem deixar rasto

O termo é usado para descrever um término repentino, sem explicações, e deriva da palavra "ghost", que significa fantasma em português.

Mulheres Inspiradoras

Optometrista Vera Carneiro é consultora do Programa da Visão da OMS

A portuguesa está a contribuir para a implementação das recentes recomendações e iniciativas da Organização Mundial de Saúde e Nações Unidas, relativas aos cuidados para a saúde da visão.

Moda

8 truques de moda que aprimoram o estilo pessoal

Ganhe confiança no seu estilo com estes conselhos de styling (e não só)

Saúde

Sabe quais as funções do estrogénio e da progesterona?

Entenda como estas hormonas a podem afetar.

Saúde

5 artigos de fitness que precisa de ter em casa - e que não ocupam espaço

Quer poupar no ginásio? Confira esta seleção.

Beleza

Será esta a solução para as borbulhas?

E pontos negros.